As Meninas estão amando! ==> QuitoPlan | Colastrina | LineShake | Conutherm | Detophyll | Thermatcha | Tesão de Vaca

6 propriedades dos citrinos e por que você deve incluir na sua dieta

Compartilhe!

Laranjas e tangerinas, limas e limões, toranjas… à medida que se aproxima o inverno de frutos amadurecem, e as nossas casas se enchem essas deliciosas frutas que nos oferecem uma infinidade de possibilidades. Você pode consumir tal qual, mas também exprimirlas para suco ou utilizá-los em molhos, nos qual a sua receita, como tempero ou como elemento decorativo em pastelaria. Mas, além de nos abrir um universo de possibilidades quando estamos entre fogão comer frutas cítricas é muito benéfico para o nosso organismo.


1. As vitaminas


A fruta é uma fonte inesgotável de vitaminas, e os citrinos não são uma exceção. Além da vitamina a, B1, B2 e vitamina C, as frutas cítricas também representam uma importante contribuição de minerais como o cobre, o enxofre e o potássio, essenciais para que o corpo funcione bem. Comer frutas cítricas é uma forma natural de aumentar o consumo destes nutrientes básicos, que nos dão-lhe direito a vários benefícios.

Elena Hramova || Shutterstock

Elena Hramova || Shutterstock


2. Reforça o sistema imunológico


Precisamente um dos benefícios desse coquetel de vitaminas e minerais que ajudam os citrinos é o reforço do sistema imunológico, responsável por cortar o passo a doenças de toda espécie. As frutas cítricas aumentam as nossas defesas naturais, reforçam a resistência contra infecções e mantém o sistema imunológico sempre ativo.


3. Detoxify e depuran


Dizem que a tangerina é uma fruta biológica porque limpa o nosso sangue chumbo, mercúrio, cádmio ou crómio, metais, que se acumulam dentro dela e que a longo prazo podem nos causar certos problemas. Mas não é o único desintoxicante, os sumos de laranja ou limão em jejum também nos servem para eliminar as substâncias tóxicas que se acumulam no organismo e que são responsáveis desde a fadiga até problemas em vários órgãos ou mesmo tumores malignos.

menina-jovem-beber-agua-com-pedaços-citricos

puhhha || Shutterstock


De certeza que já ouviu falar de cálculos biliares ou cálculos renais, congestões hepáticas ou outros problemas dolorosos relacionados com a vesícula biliar, o fígado ou os rins. Esses problemas são causados por substâncias que se acumulam nesses órgãos, e que os cítricos ajudam a eliminar, recuperando assim os tecidos. Também nos ajudam com os problemas intestinais, em especial a laranja, que controla a diarréia ou hemorragias, além de desinfetar as vias digestivas ou de aliviar a azia. Ao ser diuréticos ajudam a eliminar líquidos.


4. Bons para a pele


Os citrinos têm benefícios para o nosso interior e nosso exterior, pois suas vitaminas são muito boas para a pele. Junto com os óleos essenciais ajudam a manter a pele limpa, hidratada e embelezado. Para potenciar ao máximo os efeitos dos citrinos sobre a pele, recomenda-se consumir pela manhã, em jejum. De fato, muitos cremes e produtos cosméticos incluem os extratos e essências ou extrato de frutas cítricas, e em casa também podemos fazer as nossas próprias máscaras caseiras.


5. Bom para o coração


Comer frutas ácidas, como os citrinos nos ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol e ácido úrico no sangue. Um consumo regular de frutas cítricas ajuda a evitar problemas de coração ou no sistema circulatório, além de doenças como a gota. Para que seja efetivo, o consumo de cítricos deve ser acompanhado de uma dieta saudável e fazer atividade física de forma regular.

Sergei Domashenko || Shutterstock

Sergei Domashenko || Shutterstock


6. Ajudam a perder peso


Em especial, o grapefruit. Comer uma fruta em jejum por dia ajuda a queimar gordura, graças às suas propriedades laxantes e diuréticas nos ajuda a depurar o organismo e eliminar líquidos. Também o limão ajuda a perder peso. Certeza que você já ouviu falar da dieta da toranja ou do limão, umas dietas depurativas que não se devem prolongar para além de três ou quatro dias. Uma vez terminado, você pode continuar a comer três ou quatro frutas cítricas, combinando-os como quiser, e seguindo uma dieta equilibrada.

Compartilhe!

Add Comment