As Meninas estão amando! ==> QuitoPlan | Colastrina | LineShake | Conutherm | Detophyll | Thermatcha | Tesão de Vaca

Alimentos com alto conteúdo de iodo e dados sobre este.

Compartilhe!

O consumo de alimentos com alto teor de iodo é muito benéficos para o nosso organismo, especialmente para aqueles que sofrem da tiróide. Conheça quais são e seus benefícios.


A função deste mineral no organismo é a de transformar os alimentos ingeridos em energia. É sabido também que é essencial para um correto funcionamento da tiróide e para a produção de hormônios da tireoide, eé por isso, que o iodo é essencial para o crescimento, desenvolvimento e bom funcionamento dos órgãos do corpo e a atividade metabólica.

alimentos com alto teor de iodo

Alimentos com alto teor de iodo


Vejamos as funções específicas do iodo em nosso organismo:



  1. Ajuda a queimar o excesso de gordura

  2. Melhora a agilidade mental

  3. Intervém em processos neuromusculares

  4. Participa no funcionamento celular

Uma falta de iodo na nossa dieta durante um longo período de tempo, pode causar males como o bócio ou hipotireoidismo, também ocorre uma deficiência na tireoide, fazendo com que as células da tireoide e as glândulas da tireóide aumentam seu tamanho, cuja deficiência costuma afetar com mais frequência do que as mulheres, sobretudo as que se encontram em período de gestação.


A quantidade de iodo que deve ser consumida por dia depende muito da idade. Em seguida, apresentamos um quadro no qual mostraremos as quantidades recomendadas por idades, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde nos Estados unidos. Sua unidade de medida é em microgramas (mcg).


QUANTIDADE DE IODO RECOMENDADO


Estas são as principais fontes de iodo que devemos incluir em nossa dieta:

alimentos-com-iodo

Os frutos do mar são muito conhecidos por serem um dos alimentos com alto teor de iodo


Sal iodado


O sal iodado é um sal de rocha à qual se adiciona o iodo, para que esta seja capaz de atender às carências nutricionais que temos em nossa dieta deste item. Este sal pode ser facilmente nos supermercados, e a informação sobre o conteúdo indica especificamente que é sal iodado.


Leite de soja


Esta bebida é feita com grãos de soja, e é uma alternativa ao leite de vaca, especialmente em dietas estritamente vegetarianas. O leite de soja não tem colesterol e é rica em vitaminas, minerais, como cálcio e proteínas.


Algas marinhas


As algas marinhas são muito consumidas em países como o Japão, estas são capazes de crescer tanto em água doce ou salgada, que devem contar com os mesmos ciclos que as plantas terrestres. Existem muitas variedades de algas marinhas, mas a Nori e alga marinha são as mais ricas em vitaminas e minerais, especialmente em iodo.


Peixes de água salgada


O peixe de água salgada é mais rico em iodo e cloro, e, em geral, são mais ricos em nutrientes, seu sabor é mais forte e característico que os peixes de água doce. Entre eles se encontram, a Pescada, Garoupa, Atum, Bacalhau, Dourado e a Sardinha.


Frutos do mar


Os frutos do mar oferecem proteínas de alta qualidade, pois contêm os aminoácidos essenciais para a nossa dieta, e a maior parte deles têm um baixo teor de gorduras. Dentro dos frutos do mar mencionaremos as gambas, camarões e mexilhões já que são os que nos oferecem uma maior quantidade de minerais, como o iodo.


Mirtilo


A cranberry é conhecida por ser um dos alimentos com alto teor de iodo, já que possui altas quantidades deste mineral e se o seu desejo é aproveitar ao máximo deles, é preferível consumir orgânicos de mirtilos seja crus ou como um suco natural. O seu teor em iodo é de 400 mcg de iodo por 115 gramas de mirtilos.


Iogurte


O iogurte é um alimento probiótico e uma das melhores fontes de iodo, já que com apenas consumir uma xícara estamos a ingerir cerca de 90 mcg deste mineral, isto é, mais da metade da ingestão diária recomendada.


Lembre-se que o iodo é um dos minerais mais importantes para a saúde do nosso corpo, é por isso que os alimentos com alto teor de iodo devem estar integrados em nossa dieta diária , devido às suas propriedades benéficas.

Compartilhe!

Add Comment