Alimentos Energéticos – Conheça seus benefícios!

Compartilhe!

Oie gente, nesse artigo vamos falar sobre alimentos energéticos, fiz um artigo bem legal sobre o tema e espero que vocês gostem. 🙂 e como sempre falo por aqui, caso tenha qualquer dúvidas ou problemas de saúde relacionados com o tema, o correto é procurar um médico ou nutricionista, ok? alimentos energeticos

Alimentos Energeticos – Você Precisa Deles?

alimentos energeticos

Alimentos Energeticos – O que são Carboidratos

Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia ao nosso organismo e, portanto, são alimentos energéticos. A fonte de energia que constituem os hidratos de carbono, é um componente fundamental em uma dieta equilibrada. A função destes nutrientes, é o de proporcionar ao nosso corpo a energia que você precisa na hora de realizar qualquer atividade.

Carboidratos que dão energia ao nosso organismo

Ao aumentar a quantidade de exercício físico que realizamos, é necessário consumir uma maior quantidade destes alimentos. Os alimentos que dão mais energia para o nosso organismo são aqueles que contêm hidratos de carbono. Alguns alimentos ricos em hidratos de carbono são as massas e nas batatas. Os alimentos com hidratos de carbono, são indispensáveis em uma dieta para atletas, já que fornecem energia de consumo rápido do que esse tipo de atividade requer.

Os alimentos energéticos que contêm hidratos de carbono, dado que são a nossa principal fonte de energia, devem estar presentes em qualquer dieta. Os hidratos de carbono são compostos de moléculas simples que se combinam para formar dois tipos de carboidratos: amidos e açúcares. Estas moléculas mais simples, são chamados de sacáridos.

Carboidratos simples

Os carboidratos simples ou açúcares, são compostos por uma ou duas moléculas de sacáridos ligados cujos nomes são monossacarídeos ou dissacarídeos. O seu sabor é doce e sua rápida absorção. Alguns dos alimentos energéticos, que são ricos em açúcares comuns são: O açúcar de cana. o açúcar que se encuentraen o leite, a sacarose e a frutose, um açúcar que pode ser encontrado nas frutas.
Os carboidratos complexos ou alimidones, são formados por 10 a moléculas de sacáridos, cuja absorção é mais lenta e são a fonte de energia mais importante. Esta fonte de energia pode-se obter de vegetais, como frutas, arroz, massas, féculas, milho e aveia.

Alimentos ricos em carboidratos

A aveia e o arroz, as batatas, batatas e produtos hortícolas, os derivados de cereais, como as massas, o pão e as frutas, como a banana, a maçã e a pêra, são alimentos ricos em hidratos de carbono e, portanto, alimentos energeticos, que fornecem a energia que o nosso organismo necessita.
Os atletas, profissionais ou amadores, antes de realizar um esforço físico é recomendável que consomem uma boa quantidade de hidratos de carbono para ter uma reserva de energia de consumo rápido. Esta energia, é possível obter, por exemplo, tomando um prato de macarrão ou comer pão, frutas e derivados.

A gordura, energia de consumo lento

Outra das principais fontes de energia, é a gordura. A gordura é uma importante fonte de energia que fornece energia, criando substâncias químicas, como os hormônios. Ao contrário dos hidratos de carbono, os alimentos que contêm gordura fornecem reservas de energia a longo prazo.

A importância das gorduras

alimentos energeticos
A importância das gorduras varia de acordo com o tipo de ácidos gordos. As gorduras são classificadas em insaturadas e saturadas. Por sua vez, as gorduras insaturadas dividem-se em polinsaturadas e monoinsaturadas. As gorduras insaturadas são geralmente de origem vegetal, se apresentam no estado líquido e não são prejudiciais para o nosso sistema circulatório já que não entopem as artérias. As gorduras saturadas, de origem animal, apresentam-se habitualmente em estado sólido e podem prejudicar o nosso sistema circulatório, entupindo nossas artérias.

Quando o organismo recebe gordura, transforma-se em glicerol e ácidos graxos. Depois penetra no intestino e se combina, formando os triglicerídeos que, unidos ao colesterol e as proteínas, são transportados através do corpo na corrente sanguínea.

Alimentos ricos em gordura

Os alimentos ricos em gorduras saturadas, insaturadas e poli-saturadas, geralmente são encontradas em muitos alimentos que consumimos no nosso dia a dia, veja abaixo alguns exemplos de alimentos que contém essas gorduras, e veja que tipo de alimento você deve evitar.

Alimentos Energeticos origem animal

carne bovina, cordeiro ou de porco, gema de ovo, carnes, derivados de leite, como o creme de leite, manteiga e queijo.

Alimentos Energeticos ricos em gorduras insaturadas

Os Alimentos ricos em gorduras insaturadas são: azeitonas, azeite de oliva, amendoim, frutos secos.

Alimentos Energeticos ricos em gorduras poli-insaturadas

Os Alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas são: frutos secos, peixe, óleo de girassol, milho e soja.

É importante ter claro que existem dois tipos de colesterol, O colesterol HDL ou colesterol bom, o que previne a aterosclerose e circula pelo nosso organismo junto a lipoproteína de alta densidade.
O colesterol LDL ou mau colesterol, que circula pelo nosso organismo juntamente com lipoproteínas de baixa densidade, causando efeitos prejudiciais, já que se deposita nas paredes das artérias, taponándolas e dificultando a circulação do sangue.
A quantidade de colesterol em nosso organismo, não deve exceder 180 ml/dg.

Lembre-se que toda dieta saudável deve conter uma quantidade adequada de alimentos energéticos, já que são essenciais para uma alimentação saudável.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Alimentos Energéticos - Conheça seus benefícios!
Author Rating
51star1star1star1star1star
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤