Dicas de Alimentos Ricos em Fibra – Seu Corpo Agradece!

Compartilhe!

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre sobre Alimentos ricos em fibra. Este artigo mostra informações sobre nutrição e saúde, obviamente que não pode nem deve substituir a opinião de um médico ou profissional de nutrição.

Se tiver dúvidas ou problemas de saúde relacionados com este artigo, Alimentos ricos em fibra, sugerimos que consulte o seu médico ou nutricionista.

 

alimentos ricos em fibra

Alimentos ricos em fibra

Embora já saiba que é bom tomar alimentos ricos em fibra, pode ser que ainda não tenha claro quais são os benefícios da fibra para a sua saúde.

Aqui você vai ver, não só os benefícios, mas também o que é fibra, quais são os seus tipos e uma lista de alimentos com maior quantidade de fibra.

O que é a fibra?

Para explicar de forma simples, a fibra dietética é uma espécie de esqueleto das plantas. Como os ossos de seu corpo, a fibra ajuda as plantas para manter a sua forma e posição ereta. O paradoxo dos alimentos ricos em fibras é que, apesar da alta em fibra é boa para o organismo, não se pode digerir.

A fibra alimentar, passa diretamente através do intestino delgado e o cólon e sai do corpo. Desta forma, os alimentos ricos em fibras, ajudam a manter um cólon saudável e melhora a sua regularidade.

Benefícios da fibra

É importante que, ao adicionar alimentos ricos em fibra à sua dieta, faça isso gradualmente, durante um par de semanas. Isto lhe dará tempo para o sistema digestivo, para adequar-se gradualmente às mudanças. Além disso, certifique-se de beber muita água.

Enquanto os alimentos com alta quantidade de fibras limpam o seu sistema digestivo, alguns tipos de fibras se unem com as gorduras e toxinas, ajudando a limpar todo o seu corpo. Muitos distúrbios físicos, como a irregularidade, prisão de ventre e a diverticulite pode ser evitado colocando mais alimentos ricos em fibras em sua dieta.

Mais benefícios de alimentos ricos em fibra

Além dos benefícios da fibra comentados até agora, os alimentos ricos em fibra também têm demonstrado que podem ajudar a reduzir o risco de colesterol elevado, doenças cardiovasculares, obesidade, hemorróidas, alguns tipos de câncer, açúcar alto no sangue, diabetes e ajudá-lo a perder peso e manter o seu sistema digestivo funcionando corretamente.

A fibra solúvel e insolúvel

Todos os alimentos de origem vegetal tais como frutas, legumes, grãos integrais, sementes e feijões, têm fibra. Mas todos os alimentos têm o mesmo tipo de fibra. Pode ser dividido em duas categorias, com efeitos diferentes no organismo.

Alguns Alimentos ricos em fibra

A fibra solúvel é encontrada no feijão, ervilha, aveia e farelo de aveia, a linhaça e as cascas de psyllium. Também é encontrado em frutas como laranjas e maçãs e legumes como cenouras. A fibra solúvel se liga aos ácidos graxos no estômago e prolonga o tempo de digestão. Isso ajuda a regular o açúcar no sangue.

Mais sobre Alimentos ricos em fibra

Os estudos também mostram que a fibra solúvel pode ajudar a reduzir o colesterol. Mas o que é ainda mais importante, a fibra solúvel ajuda a reduzir o colesterol LDL, considerado como colesterol ruim.

A fibra insolúvel é encontrada no trigo integral, farelo de trigo, vegetais como a couve-flor e feijão e a pele das frutas e legumes de raiz. A fibra insolúvel ajuda a eliminar as toxinas do cólon e equilibrar a acidez do intestino. Também ajuda no trânsito intestinal.

Lista de alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras solúveis são os cereais, como a aveia e a cevada, o centeio, o arroz integral ou o farelo de aveia. As leguminosas também são outros alimentos com fibras solúveis, em especial, as favas, feijão ou a soja.

Frutas – Alimentos ricos em fibra

As frutas também são alimentos com uma alta quantidade de fibra solúvel. Entre as frutas com maior quantidade de fibra são as maçãs, ameixas, peras, morangos, as framboesas, as amoras, laranjas, limões, toranjas, e nectarinas.

Legumes e Hortaliças Alimentos ricos em fibra

Legumes e produtos hortícolas, como as couves-de-bruxelas ou o brócolis, pimentões, beterrabas, pepinos, alcachofras, batatas, aspargos, berinjela, borrajas, abóboras, cenouras, espinafres, alho, alface, mandioca, chuchu e tomate, também são alimentos com uma grande canidad de fibra solúvel.

Entre os alimentos ricos em fibra insolúvel, destacam-se o pão de trigo integral, as frutas, o farelo de trigo, nozes e legumes.

Quantidade diária recomendada de fibra

O total que se recomenda a ingestão de fibra diária para adultos é de 30 a 40 gramas. Devido às excelentes propriedades da fibra, é importante não esquecê-los na dieta, já que nos ajudará a manter uma vida mais saudável.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Dicas de Alimentos Ricos em Fibra - Seu Corpo Agradece!
Author Rating
51star1star1star1star1star
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤