Alimentos Ricos em Ômega 3 – Um importante Aliado para Saúde

Compartilhe!

As gorduras ou lipídios são essenciais no nosso organismo e são, além disso, os elementos de nossa alimentação que mais importância têm na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas nem todas as gorduras são iguais nem se comportam da mesma maneira em nosso organismo. Alimentos Ricos em Omega 3.

Os ácidos graxos ômega 3 são encontrados principalmente em peixes gordos. Seu consumo entre duas e três vezes por semana garante proteção contra as doenças cardiovasculares.

O que é Ômega 3?

O ômega 3 são ácidos gordos polinsaturados que pertencem ao grupo de gorduras saudáveis. São as chamadas gorduras insaturadas. Os ácidos graxos monoinsaturados também pertencem a este grupo, cujo principal representante é o ácido oleico ou dito de outra forma, o óleo de oliva virgem. Muitos alimentos ricos em ômega 3 são muitos acessíveis para comprar e facilmente encontrados em supermercados.

 

Onde encontrar o Ômega 3?

Os ácidos graxos Ômega 3 são encontrados em pequenas quantidades em alguns óleos vegetais, mas sua principal fonte são os animais marinhos (peixe e marisco) e, em menor medida, as nozes. Os principais ácidos graxos ômega 3 são o ácido linoleico, o eicosapentaenoico (EPA) e o docosaexaenoico (DHA).

Pesquisa sobre o ômega 3

Foram descobertos em 1982, o pesquisador Ralph Holman, como resultado de um estudo sobre a dieta dos esquimós, ao relacionar e verificar que a baixa incidência de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares entre os esquimós estava estreitamente relacionada com a sua dieta, muito rica em gordura animal marinho que contém uma grande quantidade de omega 3.

Benefícios do Ômega 3 em sua Saúde

Os efeitos dos ácidos graxos ômega 3 sobre as diferentes proteínas no organismo humano ainda não foram completamente definidos. O efeito mais marcante e claramente demonstrado, é a diminuição dos níveis de triglicérides e VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade) em todo o tipo de sujeitos.

Além da alteração do perfil lipídico, o consumo de ácidos gordos ômega 3 tem efeitos vasodilatadores que protegem a trombose, e, portanto, das doenças cardiovasculares. Verificou-se também que este tipo de gordura ajuda a regular a pressão arterial, aumentando a elasticidade das artérias.

Alimentos Ricos em Ômega 3

alimentos ricos em omega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 e que contém esse tipo de gordura são os peixes e o mariscos. E, sobretudo, o peixe azul. Por isso vale a pena incluí-lo na dieta, pelo menos, duas vezes por semana. Entre os peixes mais aconselháveis encontramos a anchova, salmão, a sardinha, o arenque, o atum, a cavala, o chicharro, a palometa, a truta, o caranguejo, o camarão, o mexilhão, ostras, entre outros mariscos.

peixe azul alimentos ricos em omega 3

Em relação aos vegetais, você tem que dizer que contêm pequenas quantidades de ácido linoleico. Só os frutos secos como as nozes são uma fonte significativa de ômega 3.

nozes alimentos ricos em omega 3

É necessário Tomar Suplementos de Ômega 3?

Não é necessário tomar suplementos quando se consome pelo menos duas vezes por semana peixes e mariscos e, geralmente, e ao longo de toda a semana, frutas, legumes e azeite de oliva. Se você não gosta de peixe, procure outras fontes de ômega 3 em alimentos ricos em ômega 3 como nozes, frutas, azietas, sementes de chia, sementes de linhaça, para que o nosso organismo possa beneficiar de seus efeitos.

Então nada de sair comprando Top Therm rs procure melhorar antes sua alimentação.

Resumo
Alimentos Ricos em Ômega 3 - Um importante Aliado para Saúde
Nome do Artigo
Alimentos Ricos em Ômega 3 - Um importante Aliado para Saúde
Descrição
Conheça os benefícios de ter uma alimentação com alimentos ricos em ômega 3 e saiba os alimentos que contém e os benefícios para nossa saúde.
Autora
Nome do Site
oblogdapaty
Publisher Logo
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤