Blog da Paty

Alimentos bons para a pele seca

Sabia que existem alimentos bons para a pele seca? até porque nossa alimentação reflete em todo nosso corpo, principalmente na pele. 

Sabia que existem alimentos bons para a pele seca? até porque nossa alimentação reflete em todo nosso corpo, principalmente na pele.

A pele seca é o resultado de uma importante imunidade na pele, o que afeta muito negativamente tanto sua saúde como a sua aparência.

Por que eu tenho a pele seca?

Porque tenho a pele seca?

As causas de ressecamento na pele são várias e, entre as mais comuns encontram-se as que detalhamos a seguir; é conveniente notar que os seguintes fatores podem ocorrer de forma isolada ou, pelo contrário, em conjunto:

  • Fatores ambientais: tanto o frio como o sol do verão podem ressecar a pele, por isso é importante protegê-la e hidrata-la em todas as estações do ano.
  • Idade: o envelhecimento é uma das principais causas da pele seca, pois à medida que se vão cumprindo anos, a pele torna-se menos flexível, elástica e diminui a sua capacidade de reter água.
  • Produtos cosméticos agressivos: o uso constante de sabonetes, cremes e loções, agressivos ou com certos componentes químicos pode causar ressecamento da derme por fazer com que os óleos naturais que a mantém protegida se percam.
  • Fatores genéticos: há pessoas que têm a pele mais seca do que outras, devido apenas às suas características genéticas.
  • Hábitos alimentares: uma dieta pobre em alimentos vegetais, naturais e deficientes em vitaminas e minerais essenciais pode causar e acentuar o problema de falta de umidade na pele.
  • Doenças: há certas doenças e condições de saúde que são responsáveis por uma pele seca, como pode ser o caso de acne, psoríase, dermatite, hipotireoidismo, etc.
Leia também:  20 REMÉDIOS NATURAIS PARA A CELULITE

Características da pele seca

Se você tiver dúvidas sobre se a sua pele pode ser seca ou não, presta atenção aos sinais e sintomas que podem revelar-se de que sua pele sofre uma significativa falta de umidade:

  • Tensão.
  • Áspera ao toque.
  • Aparecimento de escamas.
  • Poros abertos.
  • Pele rachada.
  • Irritação, vermelhidão e coceira.
  • Rugas prematuras muito visíveis.
  • Pele pruriginosa.

Quais são os alimentos bons para a pele seca?

Um dos principais dicas para quem tem pele seca e querem melhorar a sua aparência, é aumentar o consumo diário de água, pois esta é essencial para manter a pele hidratada de dentro e a manutenção de um nível ideal de umidade. Além disso, os tecidos se mantêm jovens e libera todas as toxinas. Assim, não é de estranhar que entre os melhores alimentos bons para a pele seca, se destacam aqueles que contêm uma elevada percentagem de água. Mas, quais são? As melhores opções são frutas como: melancia, abacaxi, melão e tomate. E vegetais, como: pepino, os espargos, o aipo, berinjela, espinafre e acelga.

Inclua esses alimentos bons para a pele seca, em sua dieta diária e não se esqueça de seguir as recomendações dos médicos e beber um mínimo de 1,5 ou 2 litros de água por dia.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C tornou-se um nutriente altamente recomendado em alimentos bons para a pele seca, mantê-la jovem e também bem hidratada. A presença deste nutriente no organismo é muito necessária para estimular a produção de colágeno, algo que se favorece a juventude e impede a formação de rugas, e para dar-lhe energia e vitalidade à pele. Além disso, por ser um poderoso antioxidante que age contra os radicais livres, que são os principais responsáveis pela oxidação celular e o envelhecimento dos tecidos.

Leia também:  DIETA PARA GANHAR MASSA →【COMO FUNCIONA?】

Algumas das fontes alimentares de vitamina C mais importantes são:

  • Frutas: laranjas, limões, toranjas, tangerinas, kiwi, mamão, manga e frutos vermelhos (morangos, framboesas, mirtilo, etc.).
  • Vegetais: espinafre, brócolis, repolho, couve-flor, pimentões vermelhos e verdes, salsa, etc.
  • Leguminosas: ervilhas e feijão.
  • Frutos secos: pistache e nozes.

Além disso, recomendamos que experimente a aplicação direta da vitamina C sobre a pele, através de sérum ou creme hidratante composto por vitamina C.

Alimentos ricos em vitamina E

Também não podem faltar os alimentos bons para a pele seca com vitamina E em uma dieta destinada ao cuidado da pele seca. A razão é que este nutriente permite que a derme retenha os óleos e os componentes naturais que o protegem e evita que fatores nocivos como os raios UV do sol a danos em excesso. E não é só isso, é considerada como a vitamina da juventude, motivo por que muitas mulheres fizeram a sua melhor aliada para prevenir e minimizar os sinais da idade na pele.

Para desfrutar de todos os seus benefícios, você deve consumir óleos vegetais, como o de gérmen de trigo, o girassol, oliva, soja, etc., vegetais de folhas verdes (brócolis, espinafre, acelga e espargos), frutos secos como as avelãs e as amêndoas, a gema do ovo, fígado, etc.

Alimentos ricos em ômega 3

Os alimentos bons para a pele seca que contêm altas doses de ácidos graxos ômega 3 são uma excelente opção para aqueles que sofrem de pele seca e precisa de um extra de hidratação. Estes nutrientes evitam que a pele sofra excessivamente ao se expor a agentes externos que possam desidratá-la, nutrem em profundidade e, também, retarda o processo de envelhecimento. Este último é muito importante, pois temos que ter em conta que as peles secas envelhecem muito mais rápido do que as gorduras.

Leia também:  ALIMENTOS QUE HIDRATAM A PELE

Quais são os alimentos bons para a pele seca que tem mais ômega 3? São: peixe gordo como o salmão, o arenque, o bacalhau, o atum e a cavala.

Alimentos amarelos e laranjas

Alimentos bons para a pele seca

Por último na lista de alimentos bons para a pele seca não podem faltar aqueles que apresentam uma cor amarelada e alaranjada, como, por exemplo, as cenouras, a abóbora, os damascos, os pimentões amarelos ou laranjas, batatas-doces, etc., Todos eles são muito ricos em betacaroteno, que representam uma incrível fonte de vitamina A, sendo esta imprescindível para que a pele está sempre macia e hidratada e não voltar, descamação ou tenso.

Cuidados para a pele seca

Além de prestar atenção à sua alimentação e procurar sempre alimentos bons para a pele seca, se você quer melhorar a sua pele e acabar com o ressecamento, é importante que deixe mimar e cuidar cada dia de forma adequada e, sobretudo, com os produtos indicados. Em como, você pode descobrir de que forma fazê-lo consultando os seguintes artigos:

Se deseja então ter uma pele mais agradável deverá sempre procurar por alimentos bons para a pele seca, usara óleos essenciais, sérum, e procurar sempre por uma alimentação adequada.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.