Blog da Paty

ALIMENTOS PARA PRODUZIR COLÁGENO – 6 PASSOS (COM IMAGENS)

Alimentos para produzir colágeno. O colágeno é uma proteína que está presente em todas as estruturas principais do corpo, como os ossos, os tendões e os ligamentos, e, além disso, é um elemento essencial para manter a …

Alimentos para produzir colágeno

O colágeno é uma proteína que está presente em todas as estruturas principais do corpo, como os ossos, os tendões e os ligamentos, e, além disso, é um item essencial para manter uma pele saudável, jovem e bonita. Com o passar do tempo e devido às alterações hormonais, é normal que o colágeno diminui e verifiquemos os efeitos disso para o estado da nossa pele, a qual pode tornar-se mais flácida, menos flexível e uma aparência envelhecida. Por isso, é importante seguir uma dieta equilibrada e que nos ajude a aumentar os níveis de colágeno no organismo. Preste atenção ao seguinte artigo da unComo para descobrir como fazê-lo e quais são os melhores alimentos para produzir colágeno.

ALIMENTOS PARA PRODUZIR COLÁGENO – 6 PASSOS (COM IMAGENS)

Por que é importante o colágeno para a pele? Você deve saber que o colágeno constitui a maior parte da derme e que, entre muitas funções, é essencial para criar uma barreira protetora que a mantém afastada de substâncias tóxicas e agentes externos contaminantes que possam danificá-la. Além disso, ajuda a manter a elasticidade, flexibilidade e firmeza dos tecidos da pele, preservando a sua juventude e minimizando a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento.

Saiba mais no artigo Quais são os benefícios do colágeno, verá que esta proteína não só ajudará você a melhorar a aparência de sua pele, mas que também é vital para favorecer seu estado de saúde e bem-estar geral.

Leia também:  Manchas na pele do sol: qual é o melhor tratamento?

2

Entre os alimentos para produzir colágeno encontramos como destaque as frutas com elevado teor em vitamina C , como: laranjas, tangerinas, limões, toranjas, kiwi, mamão, uvas roxas, mirtilos, morangos e framboesas. Este nutriente é um poderoso antioxidante que ajuda a combater a ação dos radicais livres no organismo, e por isso é excelente para favorecer a juventude da pele e evitar que se torne flácida de forma prematura. Além disso, a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhora o processo de cicatrização da pele.

3

Também entre o grupo dos vegetais, as melhores opções para aumentar a produção de colágeno no organismo são aqueles também são ricos em vitamina C, vitamina K e antioxidantes. É por isso que, se você quer manter sua pele bonita e saudável por muito tempo, em sua dieta não devem faltar legumes como brócolis, couve, espinafre, beterraba, berinjela, escarola e couve-flor. Inclui, além disso, o consumo de tomate natural, pois, se disse que este alimento graças ao seu conteúdo em licopeno é perfeito para proteger as células da pele e favorecer a produção de colágeno.

4

Os alimentos que fornecem uma boa dose de omega 3 são bons aliados para aumentar os níveis de colágeno. Assim, ingredientes como o salmão, o atum, o arenque, os óleos vegetais, as nozes, as castanhas de caju, amêndoas ou o pepino, te ajudarão a ter uma pele muito mais hidratada, bonita, macia e luminosa. E não é só isso, também são benéficos para reduzir o risco de contrair doenças cardiovasculares e reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

5

Alguns produtos de soja, como o leite ou o queijo de soja contendo genisteína, que é uma substância química que tem a capacidade de estimular o organismo para produzir colágeno e, além disso, atua como bloqueador de algumas enzimas que destroem a elasticidade e flexibilidade da pele. Incorpora esta vegetal em sua alimentação e aproveite todos os benefícios que a sua composição nutricional pode lhe oferecer.

Leia também:  DIETA LOW CARB - COMO FAZER E CARDÁPIOS

6

O enxofre é um mineral essencial para a síntese do colágeno e a queratina no organismo, por isso uma falta do mesmo pode causar uma certa fraqueza tanto da pele como dos cabelos e das unhas. É por isso que os ingredientes ricos em enxofre não poderiam faltar na lista de alimentos para produzir colágeno, e entre eles destacam-se a banana, a galinha, o pato, o tofu, o coco, mamão , o aipo.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.