Blog da Paty

ALIMENTOS QUE CLAREIAM A PELE

Gostaria de ter uma pele mais clara, limpa e sem impurezas? Para isso, é importante ter em conta aspectos como a alimentação e os cuidados diários que lhe oferecemos a nossa pele, pois em muitas ocasiões é necessário fazer algumas mudanças no nosso dia-a-dia e em nossos hábitos para melhorar a saúde e beleza da […]

Alimentos que esclarecem a pele - a para uma pele mais branca e bonita!

Gostaria de ter uma pele mais clara, limpa e sem impurezas? Para isso, é importante ter em conta aspectos como a alimentação e os cuidados diários que lhe oferecemos a nossa pele, pois em muitas ocasiões é necessário fazer algumas mudanças no nosso dia-a-dia e em nossos hábitos para melhorar a saúde e beleza da pele. Além disso, um bom truque para conseguir uma pele mais branca e equilibrada é aliar-se com alguns alimentos que têm propriedades blanqueadoras e esfoliantes e que se forem usados como tratamentos estéticos habituais podem ajudar, e muito, a clarear e uniformizar o tom da pele. Quer saber quais são? Então, basta continuar lendo este artigo de unCOMO para descobrir quais são os alimentos que esclarecem a pele e como você pode usá-los para aproveitar todas as suas propriedades.

Limão, inibe a produção de melanina

Entre os alimentos que esclarecem a pele, destaca-se o limão, e é que esta fruta émuito rica em vitamina C, um nutriente que inibe a produção de melanina, que é a substância que dá a cor à pele, e, portanto, faz com que a derme tenha um tom mais claro e equilibrado. Por outro lado, o limão é um grande antioxidante e adstringente natural, por isso que também é ideal para eliminar as toxinas da pele, proteger a sua saúde, prevenir o envelhecimento, eliminar impurezas e reduzir o excesso de gordura.

Incorporar este e outros alimentos ricos em vitamina C na dieta é uma escolha perfeita para contribuir para a saúde e beleza da pele e conseguir torná-la mais clara. Além disso, os tratamentos estéticos com limão é muito eficaz para clarear a pele do rosto e reduzir as manchas escuras que podem surgir em consequência da exposição solar ou o envelhecimento. Em seguida, mostramos uma das máscaras com limão mais eficazes que você pode aplicá-la.

Leia também:  Dieta detox vegana - Dieta detox

Máscara de limão e bicarbonato para clarear a pele

  1. Esprema a metade de 1 limão para obter o seu suco.
  2. Em um recipiente, adicione 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio 2 colheres de sopa de água mineral e o suco de limão.
  3. Quando obtiver uma pasta lisa, aplica-se a preparação sobre o rosto e deixe agir durante 20 minutos.
  4. Passado esse tempo, retire com água morna ou fria.

Descubra outros tratamentos similares com esta fruta, consultando o artigo Como usar o limão para clarear a pele.

Arroz, clareador e rejuvenescedor

O arroz é um cereal muito consumido na culinária oriental e também um dos protagonistas nos rituais de beleza de muitas mulheres orientais, as quais usam como aliado para procurar um cutir branco, imaculado e radiante. A sua composição nutricional é perfeita para clarear a pele e combater as manchas escuras, e isso é graças, principalmente, ao seu conteúdo em niacina (vitamina B3). Também age sobre a pele como um bom agente de rejuvenescimento, já que ativa a circulação sanguínea e contribui para a respiração da pele.

Água de arroz para limpar a pele

Se você quiser clarear a pele do rosto com a ajuda deste cereal, o melhor é que você use a água de arroz como se fosse um tônico facial que irá ajudá-lo a ter uma pele mais clara, limpa, sem poros abertos e sem manchas. Siga os seguintes passos para prepará-lo:

  1. Em um recipiente, misture 1 xícara de arroz e 1 copo e meio de arroz.
  2. Tampa-se o recipiente e guarde-o em um lugar seco e longe da exposição solar.
  3. Deixe a massa repousar durante toda uma noite.
  4. Na manhã seguinte, coe e use o líquido resultante, como se fosse um tônico facial.
  5. Aplique-o no rosto com a ajuda de um disco de algodão e ja que agir por cerca de 15 minutos antes de lavar a cara.

Aveia, esfoliante e hidratante

A aveia é outro cereal muito empregado para clarear a pele de maneira natural através de alguns tratamentos estéticos. Tem propriedades esfoliantes e remove as células mortas da pele que podem fazer com que esta com o tempo se veja mais escurecida. Também contém amido, que ajuda a clarear a pele com eficácia e, além disso, é muito hidratante e umectante.

Leia também:  DIETA DO LEITE - COMO FAZER, CARDAPIOS E RECEITAS

Máscara de aveia e limão para clarear a pele

Propomos-lhe preparar uma máscara facial caseira que combine as propriedades blanqueadoras de aveia com a do limão para, assim, obter uma solução duplamente eficaz. Para fazê-lo, você tem que:

  1. Em uma panela, cozinha, 2 colheres de sopa de flocos de aveia com água até que amoleçam.
  2. Esmagar a aveia com um garfo até obter uma espécie de purê.
  3. Adicione o suco de 1 limão, a aveia e mexer.
  4. Aplicar a máscara sobre a pele com manchas e deixa-se repousar durante 20 minutos.

Você pode ver mais máscaras como esta no artigo Como tirar a pele com aveia.

Batata, pele mais branca e sem manchas

Se quiser ter uma pele branca, radiante e luminosa, também pode aliarte com a batata. Este alimento tão popular, tem propriedades blanqueadoras graças ao seu conteúdo em vitamina C e amido. Quando aplicado sobre a pele, que é muito eficaz, reduzindo as manchas escuras são mais visíveis, além do que, dá-lhe um extra de brilho e protege contra a ação nociva dos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento.

Máscara de batata para as manchas

  1. Descasque uma batata e lávala para deixá-la bem limpa.
  2. Corte a batata em várias fatias e processe no liquidificador.
  3. Estende a máscara do papa sobre o rosto e deixe agir durante 30 minutos.
  4. Passado esse tempo, enxágüe com água morna e seque com uma toalha suavemente.

Iogurte natural, alvejante e hidrata a pele

Outro dos alimentos que esclarecem a pele e que pode servir para deslumbrar com uma pele mais radiante e bonita é o iogurte natural. Seus efeitos clareadores são graças ao seu conteúdo em ácido láctico, mas também é um bom ingrediente para suavizar a derme, limpá-lo em profundidade e remover as impurezas devido às suas propriedades antibacterianas.

Máscara de iogurte, aveia e mel para tirar a pele

  1. Coloque 1 colher de sopa de flocos devanea em um recipiente com água para que amoleçam.
  2. Em seguida, misture a aveia com 5 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar e 3 colheres de sopa de mel.
  3. Remove todos os ingredientes até que se integrem.
  4. Estende a máscara por todo o rosto com a ajuda de um pincel e deixe que ela tenha efeito, durante cerca de 30 minutos. Após este tempo, sua pele vai ficar completamente renovada.
Leia também:  Celulite nos joelhos - saiba como se prevenir

Morangos, esfoliam e clarea a pele

Além do limão, no grupo das frutas, encontramos outro dos melhores alimentos para tirar a pele: os morangos. Estas são ideais para ter uma pele mais branca e com um tom mais uniforme, pois devido a que contêm ácido salicílico ajudam a esfoliar a derme e a blanquearla reduzindo as manchas escuras. Também são antioxidantes e protegem a pele dos danos do sol, evitando que, posteriormente, algumas áreas fiquem mais escurecidas que outras.

Máscara de morango para clarear a pele

  1. Coloque no liquidificador 3 morangos grandes e maduras.
  2. Esprema a metade de 1 limão para obter o suco.
  3. Despeje o suco de limão no liquidificador com os morangos e processa.
  4. Aplique a máscara sobre o rosto e deixa-se repousar durante 20 minutos.

Você pode ver mais tratamentos como esse no artigo Como tirar a pele com morangos.

Dieta para clarear a pele

Além de todos os tratamentos de beleza anteriores, abaixo vamos mostrar-lhe algumas das recomendações nutricionais que se devem ter em conta para ter uma pele mais branca, brilhante e saudável:

  • Siga uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas e cereais.
  • Inclui legumes de folha verde em sua dieta diária e, de preferência, consúmelos cruas para aproveitar melhor seus nutrientes.
  • Os sucos verdes são uma excelente opção para manter a pele com boa aparência, saudável e com um tom saudável.
  • Comer alimentos ricos em omega-3, pois são indispensáveis para a boa saúde das células que compõem a pele e para que esta se encontre sempre bem hidratada.
  • Os alimentos ricos em vitamina C ajudam na produção de colágeno e isso permite que a pele se mantenha jovem, clara, firme e suave.
  • Os alimentos ricos em vitamina A, são essenciais para prevenir as manchas escuras na pele e o aparecimento de rugas.
  • Os alimentos ricos em vitamina E são muito ricos em antioxidantes e estas são essenciais para lutar contra o envelhecimento da pele e fazer com que esta esteja sempre limpa, clara, jovem e luminosa.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.