Blog da Paty

ALIMENTOS QUE ENVELHECEM A PELE

Alimentos que envelhecem a pele. Um dos sinais mais evidentes da passagem do tempo é o envelhecimento da pele. Trata-Se de um fato inevitável de que, em algumas pessoas pode manifestar-se de forma mais evidente, enquanto que ot…

Os sinais do envelhecimento da pele são consequência do inexorável passagem do tempo, algo que não deveria nos preocupar se levamos uma vida saudável. É evidente, então, que o tempo é uma das principais causas do envelhecimento da pele, pelo que esta deixa de ser tão suave, macia e firme.

Agora, também há outros motivos que explicam por que a pele envelhece, nos quais poderemos exercer um controle maior. Essas causas externas produzem o envelhecimento da pele, como consequência da liberação de radicais livres pelo estresse oxidativo. Quando os radicais livres que se acumulam durante um tempo de forma excessiva, a pele perde a capacidade de combatê-los e, como resultado, ocorrem uma série de lesões da mesma.

Sol

Os raios do sol sobre a pele podem acelerar o envelhecimento precoce, fazendo com que apareçam mais rugas, além de aumentar as chances de desenvolver câncer de pele. Isso não tem que ser assim sempre, desde que nós podemos tomar sol de forma segura, tomando-se as médias de prevenção e protecção adequadas, e sendo conscientes do risco que representa uma exposição excessiva.

Tabaco

Não faz falta dizer que o tabaco tem quantidade de efeitos negativos na nossa saúde, no entanto, é interessante enfatizar as consequências que tem na pele. Mais uma vez, os radicais livres são responsáveis por acelerar o envelhecimento prematuro, e estes aumentam com o tabaco. Além disso, um cigarro contém inúmeras substâncias nocivas para o organismo que se refletem na saúde da pele.

Nutrição

Este é o ponto em que vamos nos concentrar neste artigo. Uma dieta inadequada pode ter um défice de nutrientes e antioxidantes, os quais ajudam a combater a proliferação de radicais livres. Por isso, é interessante ter em conta a lista de alimentos ricos em antioxidantes.

Leia também:  ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR A CELULITE

A alimentação é um fator fundamental na hora de prevenir o envelhecimento da pele. Uma dieta adequada pode ajudar a proteger dos efeitos do sol e outros agentes que podem perjudicarla. Além do uso de cosméticos e cremes anti-envelhecimento, há uma série de alimentos que podem aumentar as chances de ter rugas, e evitá-los pode atrasar o passo destes sinais.

Doces

O consumo excessivo de açúcar pode chegar a reduzir a produção de colágeno, uma substância essencial para que a pele se mantenha elástica e jovem, assim como para prevenir o aparecimento de rugas no rosto. Devemos ter em conta que o açúcar não está apenas em alimentos como doces e as guloseimas, mas que os iogurtes com adição de açúcar, o pão ou o peru também são ricos em açúcar.

Álcool

Embora o álcool é uma bebida que não pode faltar na lista de produtos que envelhecem a pele. Por ser um diurético, o álcool estimula a produção de urina e pode facilitar a desidratação. A água é estritamente indispensável para a saúde da pele, por isso uma falta em níveis de esta pode traduzir-se em rugas e perda de luminosidade. Além disso, o álcool inibe os efeitos da vitamina A, que ajuda a produzir colágeno e ajuda na regeneração celular.

Carnes

Grande parte da indústria da carne utiliza produtos na hora de alimentar os animais que, posteriormente, são transferidos para o nosso corpo quando os consumimos. Trata-Se de produtos químicos, que podem resultar em desequilíbrios hormonais, os quais são automaticamente usando o envelhecimento da pele, rugas e acne.

Leia também:  DIETA MEDITERRÂNEA - BENEFÍCIOS, COMO FAZER E CARDÁPIOS

Alimentos processados

A carne também pode ser incluída na lista de alimentos processados, junto com os salames, bacon e outros. Estes produtos costumam ter conservantes como o sulfito, os quais aceleram o envelhecimento da pele. Além disso, também são ricos em gorduras saturadas e açúcares, que facilitam a desidratação da pele e o aparecimento de rugas.

Alimentos fritos

Outros alimentos que envelhecem a pele são os fritos. Estes aumentam o colesterol e podem facilitar o aparecimento de problemas cardiovasculares. Além disso, dificulta a correta oxigenação da pele, impedindo que ocorra a regeneração celular. Como consequência, a pele envelhece, perde a elasticidade e pode aumentar o aparecimento de linhas de expressão.

Bebidas com cafeína

As bebidas estimulantes, como as ricas em cafeína facilitam a desidratação da pele. Assim como o álcool, as bebidas com cafeína ou café são bebidas que, consumidos em excesso podem ter um impacto negativo sobre o envelhecimento da pele.

Tenha em conta que:

Não se trata de eliminar esses alimentos de nossa dieta por completo, mas de ter consciência do impacto que podem ter na nossa saúde cutânea. Por isso, ter em conta os alimentos que envelhecem a pele irá ajudá-lo a consumi-los com moderação. Não há que esquecer que a alimentação é um dos fatores por que a pele envelhece, mas também devemos ter em mente todos os outros.

Gostaria de saber quais partes do corpo envelhecem mais rápido? Consulte este artigo.

Assim como há um conjunto de alimentos que envelhecem a pele, também são aqueles que podem nos ajudar a mantê-la saudável e, como consequência, que tenha uma melhor aparência. Os alimentos que rejuvenescem não se tirarão vinte anos em cima, nem farão desaparecer as rugas de forma milagrosa, mas contribuirão positivamente para a saúde da pele fornecendo vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para fornecer todos os cuidados de que necessita.

  • Vegetais verdes.
  • Frutas rejuvenescedoras.
  • Peixes ricos em omega 3
  • Azeite de oliva
  • Sementes de linho.
  • Chás que rejuvenescem a pele.
Leia também:  10 REMÉDIOS NATURAIS PARA ELIMINAR A CELULITE

Se quiser conhecer mais a fundo o efeito que têm esses alimentos para rejuvenescer a pele acesse ao artigo completo.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.