Blog da Paty

ALIMENTOS QUE HIDRATAM A PELE

Alimentos que hidratam a pele – muito nutritivos. Ter uma pele hidratada e bonita, não só é fruto do uso de cremes ou produtos cosméticos para esse fim, já que se não seguimos uma boa alimentação que inclua ingredientes com vitaminas e minerais essência…

Nesse calor a pele sofre muito com a falta de hidratação, Confira lista de alimentos que hidratam a pele.

Quais os alimentos que hidratam a pele seca

Graças aos nutrientes que contêm, os alimentos que hidratam a pele de uma forma natural e que são muito benéficos, principalmente, para hidratar as peles mais secas são os seguintes:

  • Pepino
  • Abacaxi
  • Mamão
  • Frutas cítricas
  • Vegetais de folha verde
  • Alimentos ricos em omega-3
  • Melancia
  • Abacate
  • Frutos vermelhos

Pepino, incrível alimento para nutrir a pele

Manter um nível de umidade interno ideal é essencial para manter a pele hidratada também de forma externa e, por isso, uma das melhores opções é o adicionar à sua dieta aqueles alimentos que contenham um alto teor de água. E, sem dúvida, um dos alimentos mais ricos em água é o pepino , contando com 97% desta, além de que conta com vitamina A, C e e, que são excelentes para hidratar a derme do interior e dar-lhe muito mais vitalidade e flexibilidade. No próximo artigo você pode ver muitos mais benefícios do pepino para a pele, súmalo a sua dieta, consuma de preferência cru ou como ingrediente principal de batidos ou sumos naturais.

E se, além disso, se quiser aproveitar suas propriedades de forma externa, não perca as máscaras para o rosto com pepino que lhe propomos neste artigo.

Abacaxi, alimento milagroso para a pele

O abacaxi é uma fruta tropical com um sabor delicioso e muito refrescante, e se a consumir de forma habitual, você vai encontrar uma aliada para ter uma pele muito mais hidratada e jovem.

Leia também:  Alimentos contra o câncer

Contém antioxidantes, vitamina C e uma enzima chamada bromelaína excelente para eliminar células mortas e deixar os poros totalmente limpos. É também de purificação, o que ajuda a eliminar os líquidos que se acumulam e a prevenir a retenção de líquidos.

Mamão, hidratante e antienvelhecimento

Outra das melhores frutas para a pele é a papaia, e é que, além de ser extremamente benéfica para o organismo, é muito apreciada por suas propriedades cosméticas. Destaca-se por ser rica em enzimas, beta-caroteno, vitamina C e muitos aminoácidos que favorecem a regeneração celular, previnem o envelhecimento precoce e hidratam a pele, deixando-a muito mais radiante.

Especialmente, tem-se assinalado que age como um perfeito tratamento natural para o acne, pois limpa, diminui a inflamação e favorece a cicatrização dos tecidos. Quer saber como utilizá-la para combater esta afecção cutânea? Pois, você só tem que consultar o nosso artigo Como fazer uma máscara de mamão para o acne.

Frutas cítricas, hidratam e rejuvenescem a pele

As frutas cítricas como a laranja, o limão, a tangerina ou grapefruit são alimentos que hidratam a pele em profundidade. Além disso, são grandes fontes de antioxidantes e vitamina C, os quais são ótimos para lutar contra a ação dos radicais livres que são responsáveis pela oxidação celular e o envelhecimento da pele.

Favorecem também o aumento dos níveis de colágeno, por isso o resultado é uma derme muito mais hidratada, elástica e firme. Você pode beber um suco dessas frutas no café da manhã, para aproveitar ao máximo suas propriedades e preparar alguma máscara caseira como as que mostramos no artigo Como fazer uma máscara de laranja.

Vegetais de folha verde, excelentes alimentos para a pele seca

Se os vegetais de folha verde faltando em sua dieta, você deve saber que estes são alimentos que ajudam a ter uma pele radiante, fresca e bonita, por isso não seria bom começar a fazer um esforço e consumir aqueles que mais lhe agradarem.

Leia também:  ALIMENTOS PARA PRODUZIR COLÁGENO - 6 PASSOS (COM IMAGENS)

Espinafre, brócolis, couves, alface, etc., representam um grande aporte de fibra, antioxidantes, vitamina A e C, e muitos minerais essenciais, e todos eles permitem que sua pele se repare, não se reseque e fique livre de impurezas. Consúmelos em saladas ou em sucos e você vai começar a notar a diferença muito rapidamente.

Alimentos ricos em omega-3, que protegem e hidratam a pele

Todos os alimentos ricos em omega-3 são ideais para proteger a saúde da pele, mantê-la em boas condições de frente para a ação agressiva dos agentes externos, hidratarla em profundidade e controlar o excesso de gorduras.

E todos esses benefícios, você pode encontrá-los em salmão, um peixe rico em omega-3, que lhe servirá de ajuda em sua luta contra o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Nós convidamos você a consultar o artigo Como cozinhar o salmão fresco para ver diferentes formas de saborear este delicioso peixe.

Melancia, muito rica em água

Entre os alimentos melhores para a pele seca, também se destaca a melancia, uma fruta muito refrescante e rica em água que irá ajudá-lo a manter hidratados os tecidos da derme. Estimula a produção de colágeno e é muito rica em antioxidantes, pelo que também rejuvenesce a pele e previne o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas.

Você pode comer algumas fatias de melancia quando quiser e também usar esta fruta como parte de um tratamento de beleza hidratante, como por exemplo, uma máscara de melancia e mel.

Abacate, ajuda a nutrir a pele seca

Também podemos classificar como alimento milagroso para a pele, o abacate, pois esta fruta contém muitas vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, que são essenciais para hidratar a pele desde o interior. Além disso, é um alimento que é utilizado em muitos tratamentos para tratar eczemas na derme e a pele muito seca. Por outro lado, contém vitaminas e e K, as quais conferem propriedades anti-envelhecimento muito interessantes.

Leia também:  TRATAMENTOS CONTRA A CELULITE

Integra o abacate às suas saladas diárias e verá como a sua pele agradece-lhe em muito pouco tempo. Você também pode preparar máscaras com abacate para hidratar a pele do rosto em profundidade, descubra as melhores receitas no artigo Como fazer máscaras de abacate para o rosto.

Frutos vermelhos, muito hidratantes e antioxidantes

Além de serem deliciosas, as frutas vermelhas têm muitos benefícios para a pele do corpo. Graças ao seu elevado conteúdo de antioxidantes, mantém a pele protegida, em toda a hora, evitando a desidratação e, além disso, são muito ricos em vitamina C, que é essencial para ter uma boa produção de colágeno e ter uma pele hidratada, elástica e flexível.

Você pode consumi-los sozinhos, em sucos ou shakes e você também pode usá-los de forma externa, com máscaras hidratantes e rejuvenescedoras. Você pode ver alguns tratamentos no artigo Propriedades de frutos vermelhos para a pele.

Outras dicas para hidratar a pele seca

Além do consumo destes alimentos para hidratar a pele, não se esqueça da importância de beber muita água durante o dia (entre 1,5 e 2 litros) para eliminar toxinas e impedir que a derme vá perdendo firmeza e flexibilidade.

Por outro lado, se você gosta de chá, você deve saber que existem ervas com propriedades anti-envelhecimento e hidratantes muito benéficos também, por isso pode consumir um copo delas a cada dia; descubra quais são as mais eficazes no artigo As melhores chás para a pele.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.