Blog da Paty

BENEFÍCIOS DAS VITAMINAS – IMPRESSIONANTE!

O termo vitaminas foi criado pelo bioquímico Casimir Funk em 1912. Os benefícios das vitaminas partem de que são compostos heterogêneos necessários para a saúde de nosso organismo. São substâncias necessárias para o bom funcionamento fisiológico e as mais importantes, essenciais, não podem ser sintetizadas pelo corpo, por isso é necessária a sua ingestão através […]

O termo vitaminas foi criado pelo bioquímico Casimir Funk em 1912. Os benefícios das vitaminas partem de que são compostos heterogêneos necessários para a saúde de nosso organismo. São substâncias necessárias para o bom funcionamento fisiológico e as mais importantes, essenciais, não podem ser sintetizadas pelo corpo, por isso é necessária a sua ingestão através da alimentação ou de suplementos. Pode-Se dizer que as vitaminas são catalisadores dos processos do corpo.

Benefícios do consumo de vitaminas

vitaminas photo

É necessário respeitar o consumo mínimo de vitaminas diárias para garantir o bom funcionamento do corpo. Uma redução no consumo das mesmas pode causar doenças muito leves até graves que podem levar à morte.

As vitaminas ajudam as enzimas a realizar suas funções de forma adequada e eficiente. As vitaminas necessárias para as enzimas são aquelas conhecidas como vitaminas hidrossolúveis.

Todas as vitaminas do grupo B são necessárias para o funcionamento do cérebro e o metabolismo do corpo. São vitaminas hidrossolúveis pelo que a sua excreção é rápida

Propriedades dos diferentes grupos vitamínicos

As vitaminas são divididas em dois grandes grupos, cada um com seus benefícios e características.

Vitaminas lipossolúveis

São aquelas solúveis em gordura e armazenados nessas pelo que a sua excreção é muito lenta e não exigem um consumo diário. Este tipo de vitaminas são:

A vitamina aÉ uma vitamina derivada do caroteno, com uma cor amarelo-pálido. Podemos obtê-la em vegetais como a cenoura, repolho, espinafre e abóbora ou de animais que consomem esses vegetais como forma primária de nutrição. Podemos encontrá-la no leite, o queijo, o ovo, o fígado e o óleo de fígado de peixe.

Leia também:  CHÁ DE GENGIBRE EMAGRECE? SAIBA TODOS BENEFÍCIOS

Esta vitamina é fundamental para proteger os olhos, manter a sua saúde e a saúde de nossa pele.

Um excesso de vitamina A pode alterar o crescimento, interrompe a menstruação e altera os glóbulos vermelhos do sangue.

Vitamina D (Colecaldiferol): Melhora a absorção de cálcio e fósforo. Podemos obtê-la, do ovo, óleo de fígado de peixe e derivados do leite.

Vitamina E (Tocoferol): É antioxidante, previne problemas musculares e alterações produzidas pela degeneração celular. Encontra-Se nos óleos das sementes, ovos e folhas verdes.

Vitamina K ou Antihemorrágica: Fundamental para o sistema de coagulação do sangue. A falta desta vitamina produz hemorragias. Pode ser encontrado nas folhas verdes, repolho, tomate, ovos e fígado de boi.

Vitaminas hidrossolúveis

São aquelas solúveis em água e de fácil excreção. São necessárias para o organismo e devem ser consumidas a diária. Este tipo de vitaminas são:

São as mais importantes para o organismo e que são necessárias para cumprir com a metabolização dos hidratos de carbono. Este grupo é composto por:

  • Vitamina B1: É o catalisador do metabolismo dos hidratos de carbono, permite a liberação do ácido pirúvico para liberar a energia armazenada nos carboidratos.
  • Vitamina B2: Participa como catalisador e coenzima no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. Favorece o metabolismo das proteínas dos glóbulos vermelhos.
  • Vitamina B3: Facilita a liberação da energia contida nos nutrientes.
  • Vitamina B5: É necessária em processos de desintoxicação do organismo e no processo de metabolização de proteínas e gorduras. Podem encontrá-la em ovos, cascas de cereais, couve-flor, leite e vegetais verdes.
  • Vitamina B6: É muito importante na absorção e no metabolismo de aminoácidos, na formação de glóbulos vermelhos e o uso de gordura do organismo.
  • Vitamina B12: a vitamina a é necessária para a formação de proteínas e glóbulos vermelhos, é necessária para o funcionamento adequado do sistema nervoso em todos os seus níveis.
  • Ácido fólico: participa na formação de proteínas e hemoglobina.
Leia também:  Óleo de Rosa Mosqueta: saiba tudo sobre ele!

Vitamina C: a vitamina a é necessária para manter o colagénio, uma proteína que se encontra em estruturas como a pele e as articulações. Favorece a absorção do ferro vegetal.

Vitamina P: Aumenta a resistência capilar e acelera a resposta a adrenalina. Está em você, tomates, damascos e os pimentões.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.