Blog da Paty

7 habilidades que você precisa para ter sucesso nas artes cênicas

Além de ter um talento natural para a disciplina escolhida, você também precisará demonstrar e aprimorar essas sete habilidades e atributos para ter sucesso no competitivo setor de artes cênicas. Tabela de conteúdoOque são artes cênicas?Carreiras artísticasConfiançaA capacidade de fazer networking e comercializar a si mesmoResiliência, autodisciplina e resistênciaUma mente analítica e a capacidade de […]

Além de ter um talento natural para a disciplina escolhida, você também precisará demonstrar e aprimorar essas sete habilidades e atributos para ter sucesso no competitivo setor de artes cênicas.

Oque são artes cênicas?

As artes cênicas são um termo coletivo para as artes realizadas na frente de uma platéia.

Eles se concentram principalmente em dança, curso de teatro rj, música e teatro. Isso significa que muitas vezes há sobreposição com as indústrias de cinema e mídia.

Carreiras artísticas

Trabalhos populares no campo das artes cênicas incluem:

Ator;
Apresentador de transmissão;
Dançarino;
Músico.

Além dos papéis típicos de desempenho, design, produção e gerenciamento também se enquadram na indústria das artes cênicas.

Muitas universidades e escolas especializadas oferecem cursos de artes cênicas em iluminação de produção, design de palco e adereços, construção de figurinos e gerenciamento de palco.

Por exemplo, você pode optar por trabalhar como:

  • Coreógrafo;
  • Técnico de iluminação, transmissão/filme/vídeo;
  • Produtor musical;
  • Desenhista de produção, teatro/televisão/filme;
  • Técnico de som, transmissão/filme/vídeo;
  • Técnico de efeitos especiais;
  • Diretor de teatro;
  • Gerente de teatro;
  • Gerente de palco de teatro.

Com a experiência e as qualificações certas, passar para o ensino e tutoria também é uma opção – por exemplo, estabelecendo-se como professor particular de música.

Você também pode encontrar trabalho em saúde e assistência social como dramaterapeuta ou psicoterapeuta de movimento de dança .

Lembre-se de que o talento só pode levá-lo até certo ponto ao tentar fazer seu nome neste setor. Além de ter habilidades físicas em drama ou dança, ou outras habilidades técnicas de desempenho, você também precisará possuir os seguintes atributos.

Leia também:  5 Cremes caseiros para a celulite

Confiança

Atuar, dançar, tocar ou cantar na frente de outras pessoas pode ser uma experiência incrivelmente estressante. Subir em um palco e se apresentar para uma platéia requer muita confiança e auto-estima, pois você está exibindo seu talento e convidando a julgamento.

Nessas situações, é natural sentir um certo nervosismo, mas como um artista profissional, você precisa controlar e usar esses nervos para melhorar sua performance.

Aqueles que aspiram trabalhar na indústria mais ampla, talvez em uma função técnica ou gerencial, enfrentarão forte concorrência.

Uma atitude confiante e positiva ajudará você a se destacar em entrevistas de emprego e pode ajudar a garantir experiência de trabalho.

A capacidade de fazer networking e comercializar a si mesmo

Muitas pessoas que trabalham nas artes cênicas trabalham por conta própria , e atores, dançarinos, cantores e músicos precisam fazer testes para encontrar trabalho, por isso é vital que você seja capaz de vender e comercializar suas habilidades para possíveis empregadores.

Para ter seu nome reconhecido e ajudar a garantir um trabalho futuro, você precisará empregar suas habilidades de rede para fazer o maior número possível de conexões no setor.

Junte-se a associações profissionais e participe de eventos do setor, inscreva-se em aulas, workshops e cursos de curta duração para conhecer pessoas com interesses semelhantes e siga diretores de elenco, companhias de dança, coreógrafos, diretores musicais e repertório e teatros comerciais relevantes nas mídias sociais.

Resiliência, autodisciplina e resistência

Devido à natureza competitiva e altamente qualificada da indústria, é provável que aqueles que trabalham com artes cênicas – mesmo aqueles em funções técnicas ou gerenciais – sofram rejeição em algum momento de sua carreira.

Da mesma forma, eles também receberão críticas de alguma forma, em algum momento também.

Leia também:  LASER ANTI-CELULITE - VOCÊ CONHECE?

Para enfrentar esses desafios, resiliência e tenacidade são essenciais. Você precisa ser capaz de usar essas experiências para aprimorar e desenvolver seu ofício e se recuperar melhor do que antes.

É aqui que a autodisciplina e a resistência são úteis. Artistas performáticos são obrigados a trabalhar longas horas durante os ensaios e antes de um show e espera-se que deem 100% a cada apresentação.

Uma mente analítica e a capacidade de autorreflexão

Talvez não seja a habilidade mais óbvia, mas quem trabalha na indústria precisa de uma mente analítica.

Se você estiver envolvido em drama, precisará ser capaz de examinar e interpretar um papel e um roteiro, enquanto os dançarinos precisam ser capazes de decompor e analisar a coreografia, e os músicos precisam ser capazes de dissecar e interpretar uma peça de teatro. música.

Você também precisa ser capaz de aplicar essas habilidades ao seu próprio trabalho ao analisar criticamente suas performances.

Flexibilidade

Os artistas precisam adaptar e aplicar suas habilidades e talentos a uma variedade de funções, gêneros, técnicas e estilos.

Por exemplo, os atores podem ser escolhidos como heróis em um papel e como vilões em outro, enquanto os dançarinos podem ser obrigados a apresentar balé clássico para um trabalho e dança de rua na semana seguinte.

A flexibilidade é essencialmente sobre ser capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e trabalhar meio período durante seus estudos lhe dará muita prática enquanto você procura encontrar o equilíbrio certo entre sua universidade, trabalho e compromissos pessoais.

Trabalho em equipe

As artes cênicas são um esforço colaborativo entre muitas pessoas diferentes que se unem para criar um show, peça, transmissão, concerto ou recital de sucesso, de modo que a capacidade de trabalhar bem com os outros é vital.

Leia também:  ALIMENTOS COM COMPLEXO B: INFORMAÇÕES SOBRE ELES

Organização e gestão do tempo

Artistas performáticos de sucesso geralmente precisam trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo e os horários de trabalho podem se tornar agitados.

Fortes habilidades de organização e gerenciamento de tempo são, portanto, uma obrigação.

Sua função diária pode envolver a participação em várias audições, acompanhamento dos horários dos ensaios, organização de viagens, compromissos promocionais e horários de apresentação.

Você também pode precisar fazer malabarismos com um segundo ou terceiro trabalho.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.