Blog da Paty

GUIA COMPLETO SOBRE A CELULITE

Ainda existem muitas dúvidas sobre a celulite. Para conhecê-la melhor e saber como combatê-la, propomos-lhe esta guia completo com informações detalhadas.

Foto da guia básica da celulite

À semelhança do que acontece com as varizes, um dos problemas que hoje mais atentam contra a estética corporal, o mesmo de homens que de mulheres é a celulite. Apesar de constituir uma patologia benigna, a celulite pode causar danos psicológicos e problemas de auto-estima para as pessoas que a sofrem, habilitado de que a sua pele tem algo que não é do gosto estético ou a aprovação física por parte de seus semelhantes.

No meio de tanta comida sucata e a relutância de muitos a praticar exercícios físicos, seja por falta de tempo ou sedentarismo, faz com que cada vez mais pessoas tem celulite em certas zonas do seu corpo, as que tratam de cobrir todo o momento.

No entanto, a celulite não é uma doença maligna que se envergonhar nem muitos é algo incurável. Para conhecê-la melhor e saber como enfrentarla, propomos-lhe esta espécie de guia básico esperamos que desfrutes e mais do que tudo te seja útil.

O que é a celulite?

Por celulite é definida como uma doença ou patologia metabólica que costuma afetar principalmente as mulheres, embora os homens não estão isentos de manifestarla, coisa que vem acontecendo cada vez com mais frequência. Caracteriza-Se por alterações funcionais e fisiológicos do tecido conjuntivo, fibroso ou adiposo, as que vão preparadas com distúrbios circulatórios e hipertrofismo das células adiposas, especialmente dos membros inferiores e, em alguns casos, as da região glútea e abdominal.

Esta patologia integra sempre os três elementos ou componentes que formam o tecido celulitico; um lipídico, outro vascular e um terceiro conjuntivo.

Foto de causas que provocam a celulite

Causas que provocam a celulite

O aparecimento da celulite pode estar condicionada por vários fatores, ou seja, que suas causas são variadas e não se reduzem somente a maus hábitos alimentares. Entre as principais encontramos:

Leia também:  Alimentos Alcalinos: veja o que você pode consumir

Herança genética. Condicionada pela história da família de obesidade, o que limita a acumulação de gordura e a aparição de zonas com celulite. Por isso recomenda-se que as pessoas com predisposição genética para a obesidade e o excesso de peso cuidem permanentemente a sua dieta.

Vida sedentária. A ausência de exercício físico e um estilo de vida sedentário excessivo provocam excesso de peso nas pessoas e até mesmo aqueles que não lhes faz subir de peso, sim provoca a acumulação adiposas em seu corpo, que se manifestam através da celulite. Portanto, é falso dizer que a celulite é coisa de velho; pessoas magras muito sedentários também podem tê-la. O melhor, então para evitá-la é aumentar os níveis de atividade física em nosso estilo de vida, o que beneficia o fluxo sanguíneo e o metabolismo das células de gordura.

Alimentação inadequada. Como temos repetido desde o início do artigo, uma dieta não balanceada e ingestões excessivas provocam obesidade e acumulação de gorduras, o que favorece o aparecimento de celulite. Neste sentido, atenção especial deve ser dada ao consumo elevado de sal, pois foi demonstrado que quantidades elevadas de sódio no consumo dietético provoca retenção de líquido, um sintoma que vem preparado com a celulite.

Distúrbios circulatórios. Sua existência dificulta a eliminação de toxinas que se acumulam na pele provocam o aparecimento da patologia.

Outras causas potenciais de celulite, embora não tão definem como as três anteriores, são o estresse, o consumo de álcool e tabaco, vestuário inadequado, permanência por longos períodos de tempo em pé, e fatores hormonais, os que têm um papel mais relevante em momentos-chave, como a puberdade, gravidez e menopausa.

Leia também:  Transtorno de ansiedade: o que é, causas e sintomas

Foto de como se desenvolve a celulite?

Como se desenvolve a celulite?

Infelizmente uma pessoa se dá conta de que tem celulite quando esta assoma já a determinadas áreas do seu corpo. Não obstante, a celulite é um processo de desenvolvimento que conta com várias etapas ou fases.

A primeira delas está marcada pelo enlentecimiento da microcirculação venosa e linfática, o que provoca vasodilatação. Em seguida, em uma segunda fase, essa vasodilatação permeabiliza os vasos venosos e linfáticos, provocando a saída de líquido para o meio exterior ou espaço intersticial; líquido que, posteriormente, na terceira etapa, torna-se denso e espesso, e dificulta a troca de nutrientes entre as células de gordura e vasos.

Devido a isso, e ante a impossibilidade de eliminar os resíduos ou produtos de resíduos para a circulação, as células adiposas aumentam de tamanho, o que chamamos de hipertrofia adiposa.

Em uma quarta etapa, aparece uma fibrose que envolve as células de gordura, em conjunto com os vasos venosos e linfáticos, em uma rede que interfere em maior medida com a troca nutritivo entre células. Por último, em uma quinta fase, a evolução da fibrose gera macro nódulos, que são os responsáveis pela aparência externa da celulite.

É possível combater a celulite?

A resposta a esta pergunta, talvez a que mais preocupa aos que sofrem, é sim. Não obstante, tem de saber que a celulite pode chegar a um estagio de desenvolvimento que é praticamente irreversível.

Para frenarla ou removê-lo devem ser tomadas um conjunto de medidas, a mais importante das quais será sempre a prática rotineira de exercícios físicos, em combinação com uma dieta balanceada.

Existem outros tratamentos alternativos, baseados em cremes, suplementos dietéticos e até mesmo intervenções cirúrgicas com laser, que, se é verdade que conseguem uma melhora, o seu efeito é apenas temporário.

Por isso, o mais aconselhável é documentar-se bem sobre os tratamentos existentes, combinar mais de um deles, e levar um estilo de vida saudável, que estendeu o seu efeito no tempo.

Leia também:  ALIMENTOS COM CLORO - PORQUE E COMO AJUDA O ORGANISMO

Foto de sintomas de aparecimento de celulite

Sintomas de aparecimento de celulite

Os principais sintomas do aparecimento da celulite, também podem ser causados por outros distúrbios circulatórios, daí que por vezes este aspecto loja para confundir. Não obstante, entre os principais sintomas são identificados o aumento no peso dos membros inferiores, devido à retenção de líquidos (edema) e produtos de resíduos, cãibras, pés frios e as varizes.

Tipos de celulite

Existem três tipos de celulite, atendendo às suas características: macia, a compacta ou dura, e edematosa.

A primeira delas, a celulite mole, ficar essencialmente na zona abdominal, os braços, glúteos e costas. Caracteriza-Se pela consistência frouxa os tecidos, que se move para o andar da pessoa que sofre, mas não é nada dolorosa.

Por sua parte a celulite compacta localiza-se sobre tudo na face interna dos joelhos, e na parte externa das coxas, onde, com frequência, aqueles que a sofrem, apresentam as odiadas cartucheiras. De uma consistência grained, não se vislumbra tão fácil como a anterior, e para isso é necessário apertar a pele com os dedos.

A celulite edematosa localiza-se nas coxas e na parte inferior os joelhos. Em muitos casos, é acompanhada por dores e varizes e sim é uma celulite dolorosa, com uma consistência mais áspera ao toque do que as outras.

Foto de celulite nos homens

Como a celulite é um problema das mulheres?

No início do artigo, o flipalbum standard, mas é bom voltar a salientar que a celulite não é uma doença exclusiva das mulheres.

Estudos estatísticos manifestam-se que entre 90 e 98 por cento das mulheres sofrem, mas alguns homens podem apresentá-la com aspecto e distribuição semelhantes, devido fundamentalmente a uma diminuição dos hormônios masculinos.

A principal diferença entre os sexos neste tópico reside na disposição da estrutura do tecido celular subcutâneo, que, apesar de há mais potencial de sofrer as mulheres, não exime os homens.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.