(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Óleo de Mamona para pele: propriedades e como usar

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O óleo de mamona é um líquido, que é obtido a partir das sementes da planta de mamona, também chamada Ricinuscommunis, a qual provém da África e da Índia. Este produto foi usado tradicionalmente como um bom cosmético natural para a pele, pois são muitas as propriedades que tem para melhorar e proteger a sua saúde. Sua composição é ideal para, entre outras coisas, ter uma pele muito mais hidratada, jovem, luminosa, sem imperfeições e lisa. Também é um grande aliado para desinfetar a derme e a combater a acne e outras infecções de pele.

Por tudo isso, são muitos os usos cosméticos que podemos dar a este óleo, e este artigo vamos revelar-se quais são todas as suas propriedades e como usar o óleo de mamona para a pele.

Propriedades do Óleo de Mamona para pele

O óleo de mamona, também conhecido como óleo de rícino é um óleo vegetal que conta com muitos ácidos graxos, como o ácido ricinoleico, que são excelentes para manter a pele em perfeito estado e bem hidratada. Além disso, dispõe de importantes quantidades de vitamina E, proteínas e minerais, o que também contribui para a juventude da derme e, por outro lado, destacam-se suas propriedades antifúngicos, antibacterianas e anti-inflamatórias. Em seguida, detalhamos quais são as principais propriedades do óleo de mamona para a pele:

Limpa e desinfeta a pele

O óleo de rícino é um grande aliado para limpar a pele em profundidade, pois graças aos seus ácidos graxos consegue dissolver todos os restos de sujeira e gordura, ao mesmo tempo que desobstruem os poros, o que evita o aparecimento de novas impurezas. Também elimina as células mortas acumuladas e ajuda a que a derme se mantenha radiante e linda.

Leia também:  5 RAZÕES POR QUE É MELHOR FAZER EXERCÍCIO PELA MANHÃ

Amacia e hidrata a pele

Os seus ácidos gordos penetram facilmente na pele, amaciando-a e hidratando-a a partir do interior. Por isso, é ideal para eliminar o ressecamento das zonas mais secas e reter a umidade da epiderme.

É ante acne

O seu elevado conteúdo em ácido ricinoleico faz com que seja um ótimo remédio natural para tratar o acne, pois diminui a inflamação dos grãos e combate a proliferação bacteriana que causa esta afecção cutânea. O resultado é uma pele muito mais purificada e sem tantas impurezas ou imperfeições.

Previne e combate rugas

Graças a que contém vitamina e e ácidos graxos, outras propriedades do óleo de mamona para a pele, que age eficazmente contra o envelhecimento da pele. Isso é conseguido estimulando a produção de colágeno e elastina, o que é indispensável para ter uma pele jovem, radiante, elástica e sem tantas rugas.

Elimina marcas e cicatrizes

Os ácidos graxos do óleo de rícino penetram profundamente na pele que foi danificado e favorecem o crescimento de tecido saudável, o que é ideal para remover marcas e cicatrizes na pele, como pode ser o caso das estrias.

Excelente para tratamento de doenças cutâneas

Por último, outro dos benefícios do óleo de mamona para a pele é que ele funciona bem como um tratamento para várias afecções cutâneas, como pode ser o caso de dermatites, erupções cutâneas, coceira e infecções por fungos. Tudo isso é graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicos.

Mamona

Como usar o Óleo de Mamona para a pele do rosto?

Se você quiser se beneficiar de todas as propriedades anteriores e embelezar a pele de seu rosto com o óleo de rícino, é importante que você saiba como usá-lo corretamente. O tratamento é simples e deve contar com os seguintes passos:

  1. Lave o rosto com água morna ou fria e um gel de limpeza facial adequado ao seu tipo de pele.
  2. Despeje um pouco de óleo de mamona na ponta de seus dedos e começa a aplicá-lo no rosto, fazendo massagens circulares para que se distribua bem. Índice naquelas áreas que estejam mais ressecadas para hidratarlas.
  3. Deixe agir entre 20 ou 30 minutos.
  4. Passado esse tempo, retire com água morna ou fria, ou com um disco de algodão humedecido.
Leia também:  Desvendando a verdade sobre remédios para emagrecer 15kg em 1 mês

Este tratamento pode levá-lo a cabo tanto pela manhã como à noite no rosto, já que uma das principais vantagens do óleo de rícino é que não lhe proporciona a gordura da pele.

Como aplicar Óleo de Mamona para rugas?

Como já comentado, são diversos os benefícios do óleo de rícino para as rugas e, por isso, você pode usá-lo como um tratamento anti-idade habitual. Além disso, hidrata a pele, combate os radicais livres que prejudicam o estado das células da pele e, por conseguinte, ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro e a combater a formação de rugas. Pode servir para reduzir as linhas de expressão e as rugas de diferentes áreas do rosto, como por exemplo a frente, o lábio superior, o contorno dos olhos, etc.

Tratamento

Neste caso, para potenciar os seus efeitos antienvelhecimento, recomendamos que os misture com outros óleos naturais de rejuvenescimento, como pode ser o óleo de amêndoas, o óleo de jojoba ou óleo de uva.

Basta misturar 5 gotas de óleo de mamona com 5 gotas do óleo escolhido e aplicar diretamente sobre as rugas dando pancadinhas com as pontas dos dedos até que vejas que o produto foi absorvido por completo.

Óleo de Mamona para rugas

Como usar o Óleo de Rícino para orelheiras?

Se em seu rosto costumam ser comuns as olheiras e uma aparência fatigada, o óleo de rícino pode ajudá-lo a resolver este problema. Graças à sua composição, tem a capacidade de tonificar os capilares que estão sob os olhos, por isso que consegue melhorar a circulação de sangue na região e, por conseguinte, evitar a ocorrência dessas sombras escuras tão inestéticas. Além disso, mantém hidratada e jovem da pele do contorno dos olhos, que de tudo são vantagens.

Leia também:  ALIMENTOS COM ARGININA E SEUS BENEFÍCIOS INCRÍVEIS PARA SUA SAÚDE

Tratamento com Óleo de Rícino

Aplique algumas gotas de óleo de mamona sobre o contorno dos olhos, dando pequenos toques com a ponta dos dedos até sua total absorção. Outra opção é a de misturar o óleo com o óleo de amêndoas e aplicá-los em conjunto sobre as olheiras, pois este último é excelente para hidratar e desinflamar a pele dessa área.

Como usar o Óleo de Mamona para acne?

Você também pode usar o óleo de mamona para a pele com acne, assim você poderá combater esta afecção cutânea mais rapidamente e favorecer a cura dos tecidos da derme. Acima de tudo, te ajudará a reduzir o tamanho dos grãos existentes e a dissolver toda a sujeira dos poros, evitando assim a criação de mais impurezas.

Tratamento

  1. Enche uma panela com água até a metade e coloque para ferver.
  2. Quando estiver cozido, retire do fogo e colocá-lo sobre uma superfície plana, como uma mesa.
  3. Com cuidado para não se queimar, sobre o teu rosto para a panela, cobre sua cabeça com uma toalha e permaneça nessa posição por alguns minutos para que os poros se abram com a ajuda do vapor quente.
  4. Em seguida, lave o rosto com água morna.
  5. Aplique algumas gotas de óleo de mamona sobre as áreas com acne e deixa agir por uns 5 ou 10 minutos.
  6. Passado esse tempo, volte a limpar o rosto com a ajuda de uma toalha umedecida com água morna.

É importante que não se exceda com a quantidade de óleo de mamona, já que, então, você poderia obter o efeito contrário e favorecer ainda mais a obstrução dos poros e o agravamento da acne.

Foto de Paty

Paty

Oie, meu nome é Patrícia, mas pode me chamar de Paty :) quero através desse blog, compartilhar informações sobre Saúde, Alimentação, Beleza e algumas receitinhas que adorooo. Espero que vocês gostem! <3

Patrocinado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.

{ "vars" : { "gtag_id": "G-GHFYB49NB0", "config" : { "G-GHFYB49NB0": { "groups": "default" } } } }