Blog da Paty

PERGUNTAS BÁSICAS SOBRE A CELULITE

Nesse artigo vamos tratar as perguntas básicas sobre o que é a celulite. Tabela de conteúdoO que é a celulite?Por que sai a celulite?Como a celulite dói?Como o café reduz a celulite? O que é a celulite? A celulite pode ser definida como uma doença do tecido que se encontra por debaixo da pele, e […]

Nesse artigo vamos tratar as perguntas básicas sobre o que é a celulite.

O que é a celulite?

A celulite pode ser definida como uma doença do tecido que se encontra por debaixo da pele, e que costuma ocorrer em quase todas as mulheres e ser muito pouco comum nos homens. Embora esta doença não representa um risco normalmente para a saúde, se é um grande problema estético que afeta a auto-estima de quem a sofre. A celulite começa em hipodermes, a camada da pele que armazena a gordura. Quando estas se acumulam e não se desgastam, é quando ocorre o aumento de peso, o aumento destas células e aparecem os volumes que se vê no exterior e se conhecem como a pele de laranja. Trata-Se da celulite, aquelas irritantes acumulações de gordura e de tecido adiposo visíveis em várias partes do corpo.

Por que sai a celulite?

Esta doença aparece devido a uma má circulação, a ativação hormonal, também tem causas genéticas e geralmente propiciarse por um ritmo de vida extremamente sedentário e a falta de atividade física diária. Assim, entre as principais causas, destacam-se:

A idade. Este tipo de doença costuma aparecer principalmente entre mulheres de 30 e 40 anos, embora a sua ocorrência está relacionada com a pele e o colágeno e, por conseguinte, é lógico, quanto maior a idade, maior o risco de aparecimento.

A genética e os antecedentes familiares. Se a família tem sofrido obesidade, excesso de peso ou celulite, é muito mais fácil que os descendentes têm predisposição genética para ter a doença.

Os hormônios. Quando ocorre uma mudança nestas, a pele começa a ver cada vez mais fina e é mais fácil que apareça a celulite, por exemplo, com a menopausa.

Leia também:  Celulite dura: saiba tudo sobre esse tipo de celulite

O consumo de açúcar ou de álcool também afeta muito negativamente a pele e pode provocar o aparecimento de casca de laranja. O primeiro, uma vez que as farinhas que se transformam em açúcar que se acumula como gordura, o que é vital manter uma alimentação saudável. O segundo, porque produz a desidratação total da pele e, portanto, esta se torna mais fino com o tempo. É claro que não se deve fumar.

O sal. Ao provocar a retenção de líquidos, embora pareça contraditório, ao final, você pode desidratar a pele.

O sedentarismo e a pouca prática esportiva também podem ser causas que provocam o aparecimento de celulite. Para evitar isso, é fundamental praticar pelo menos trinta minutos de exercício físico diário.

Como a celulite dói?

A celulite abrange diferentes tipos de doenças e, embora a celulite clássica (que compreende a dura e macia), não dói, a celulite adiposa, em que se acumulam gorduras e expandem-se as áreas afetadas, sim pode ser doloroso e irritante, especialmente porque provoca inflamação. Além disso, a celulite pode causar dor quanto se trata de celulite infecciosa, sobretudo se esta se encontra em um estado bastante avançado.

A celulite clássica, também pode chegar a doer em estados avançados da doença, sobretudo se se trata de celulite generalizada, que costuma ocorrer em pessoas obesas, uma vez que trata-se de depósitos de gordura que ficam sob a pele, e que se juntam ou se inflamam, podem exercer pressão sobre a pele, principalmente ao tocar ou rozarse.

Embora a quase totalidade das mulheres apresenta-se um pouco de celulite localizada, se a celulite atinge o grau quatro, apresentando-se mesmo ondulações na pele, isso é um indicador de que existe um excesso de gordura muito grande acumulado debaixo da pele e seria particularmente necessário recorrer a um profissional para poder tratar este problema com dieto-terapia ou outro tipo de tratamento que se considere necessário.

Leia também:  ALIMENTOS QUE ENVELHECEM A PELE

Como o café reduz a celulite?

Sim, embora possa parecer contraditório, uma vez que o café provoca celulite se tomada em grandes quantidades, também pode ser utilizado para reduzir o atrito. Isto se deve a que possui propriedades que fazem com que seja interessante para tratar a pele afetada com a celulite de forma externa. Um grande número de cremes anti-celulíticas usam cafeína, o que pode ser a do café misturando ele com qualquer creme hidratante e aplicar nas áreas afetadas, com a pele de laranja.

Perguntas básicas sobre a celulite

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.