Blog da Paty

Como combater a insônia com música

Na sociedade atual, muitos adultos são afetados pelo estresse laboral e social e perceber que cada vez têm mais dificuldade de dormir., dormir cedo e acordar na manhã seguinte relaxados e com as energias totalmente renovadas. Tabela de conteúdoAprenda a combater a insônia com músicaMúsica relaxante para dormirMusicoterapia para superar a insôniaQual o melhor ritmo […]

Na sociedade atual, muitos adultos são afetados pelo estresse laboral e social e perceber que cada vez têm mais dificuldade de dormir., dormir cedo e acordar na manhã seguinte relaxados e com as energias totalmente renovadas.

Aprenda a combater a insônia com música

Podemos testar muitos métodos para combater a insônia, mas às vezes esquecemo-nos de que as melhores soluções costumam ser as mais naturais e simples, vamos voltar ao básico lembrando de tempos mais simples e menos estressantes: a infância. Muitas crianças adormecem logo que a sua mãe lhes canta uma canção de ninar, a música também pode exercer esse efeito em você? Vou te mostrar nesse artigo como combater a insônia com música.

Combater a insônia com música

Música relaxante para dormir

A música relaxante é usada habitualmente como terapia para reduzir o stress e a ansiedade e para manter um estado emocional sereno e relaxado. Está comprovado que o som de uma música com ritmos tranquilos e harmoniosos causa um efeito de distração em nossa mente, uma vez que induz ao nosso corpo a um estado de calma.

Vários estudos têm confirmado que ouvir música relaxante antes de dormir pode promover algumas alterações físicas como reduzir o ritmo cardíaco e a taxa de respiração, produzindo efeitos semelhantes aos de uma sessão de meditação, aumentando desta forma a probabilidade de ter um sono mais profundo e se sentir mais descansado pela manhã. Também há estudos que sugerem que a música relaxante pode ter um efeito cumulativo no sonho, o que se traduz em uma melhora da qualidade de descanso ao longo do tempo.

Leia também:  GUIA COMPLETO SOBRE A CELULITE

Além disso, os especialistas concordam que, ouvir música calma e relaxante de fundo quando você está metido na cama pode ajudar a aumentar a duração do tempo de sono e evitar que acordar durante a noite, o que irá melhorar o seu desempenho durante o dia e sua qualidade de vida.

Musicoterapia para superar a insônia

Já dissemos que você pode ouvir música contra o stress, mas também tem muitos outros benefícios: um exemplo são as conquistas que obteve a musicoterapia com crianças autistas, também serve para combater todos os tipos de doenças: stress, ansiedade, depressão, e até mesmo é um bom complemento para os tratamentos contra o câncer. A música é muito boa para a nossa saúde, nos ajuda a manter o equilíbrio emocional e a melhorar a nossa qualidade de vida.

No caso das pessoas que sofrem de insônia, muitos especialistas recomendam ouvir música antes de dormir, mas há que começar a preparar a nossa mente e nosso corpo para o descanso ouvindo música calma depois do jantar. Quando já estivermos envolvidos na cama e prontos para dormir, nos convém fechar os olhos, limpar a mente e relaxar com músicas suaves e relaxantes para poder conciliar o sono com mais facilidade. Podemos agendar uma sessão de música que dure meia hora aproximadamente, para que quando passar esse tempo, desligue sozinha sem a necessidade de ter que se levantar da cama.

Qual o melhor ritmo para relaxar e dormir?

Os especialistas dizem que a música mais recomendável para conciliar o sono breve, é a música clássica, mas a terapia contra a insônia também pode incluir outros sons relaxantes, que ajudam a induzir o sono, falamos de sons da natureza como a chuva, as ondas da praia, um rio ou o canto dos pássaros. Têm de ser sons suaves e harmônicos que te façam sentir em um ambiente calmo e tranquilo, a mesma classe de sons que são usados em terapias contra o stress e a ansiedade, já que têm o mesmo objetivo que os tratamentos contra a insônia: liberar a cabeça de preocupações e alcançar um estado ideal de relaxamento para poder se concentrar apenas no intervalo.

Leia também:  CAFÉ MARITA 3.0 - COMO PERDER 21KG EM 60 DIAS

Também há que ter em conta que estes sons não relaxam a todas as pessoas por igual. As experiências que você viveu influenciam muito os sons que podem chegar a relaxar, por exemplo: se você teve alguma experiência traumática no mar, ou se dá pânico, é provável que ouvir o som das ondas te faça sentir desconfortável, em vez de relaxar. Com a música clássica pode acontecer o mesmo, embora em princípio seja a mais eficaz, pode ser que algumas pessoas a relacionarem-se com momentos desagradáveis que viveram, o que não é nada recomendável que a usam para dormir.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.