Conheça os Benefícios do Ovo para Saúde

Compartilhe!

Comer ovos diariamente pode ser um prato um tanto enjoado, além do famoso ovo frito e ovo cozido, podemos também fazer outros pratos como omelete, além do ovo servir como ingrediente para massas e bolos. Muito gente desconhece os benefícios do ovo para saúde, nesse artigo quero desmitificar isso, e provar que o ovo é um alimento extremamente importante para nossa saúde.

beneficios do ovo para saude

beneficios do ovo para saude

Benefícios do ovo para Saúde

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo suficientes aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras essenciais para nosso corpo. No entanto, os ovos possuem uma “má fama” devido ao colesterol. Esta má reputação é injustificada.

O colesterol é necessário para a vida, e o seu próprio corpo produz. Há anos, a recomendação da quantidade máxima de colesterol para prevenir as doenças cardiovasculares é de 300mg dia. Um ovo inteiro tem 165 mg de colesterol, assim, com dois ovos você já teria consumido o máximo permitido de colesterol por dia. No entanto, vários estudos têm comprovado que não existe relação entre o colesterol da dieta e as doenças cardiovasculares. Isto se deve a que, quando aumenta o colesterol que ingerimos, o nosso fígado produz menos colesterol.

Estudo mostra Benefícios do ovo para saúde

Em um experimento com pessoas que comiam até três ovos com gema a por dia se comprovou que aumentavam rapidamente os níveis de colesterol “bom” HDL. Em outro estudo, viu-se como os ovos tornam-se o “mau” colesterol LDL em moléculas com menor densidade, diminuindo o risco de entupimento das artérias.

Os ovos são saudáveis. Você pode comer até três ovos inteiros por dia sem problemas, o verdadeiro problema pode ser o resto de sua dieta. A não ser que você seja diabético, come ovos, sem medo, controla suas calorias totais e evita o açúcar, as farinhas refinadas, as gorduras trans e beber calorias. Depois faça análises do sangue para medir o seu colesterol. Você vai se surpreender.

Propriedades do ovo

O ovo é um alimento muito nutritivo e pode ser parte de uma dieta saudável, veja as propriedades do ovo e os benefícios do ovo para saúde.

  • Contém todos os aminoácidos essenciais para o homem.
  • Contém vitaminas (em especial a vitamina B12, ácido pantoténico, biotina, Vitaminas D, A, B2 e niacina) e minerais (fósforo, zinco, selênio).
  • É relativamente baixo em calorias (há 156 calorias em um ovo inteiro).
  • O ovo também contém gordura, o que corresponde a cerca de 165 mg de colesterol. Daí que se tenha vinculado ao ovo com o aumento dos níveis de mau colesterol e as doenças cardiovasculares.

O Ovo e o Colesterol

É verdade, os ovos têm um alto conteúdo de colesterol, que é comparado com o de outros alimentos, como o fígado e o pato. No entanto, nem todo o colesterol que você come afeta diretamente os níveis de colesterol no seu sangue. Na maioria dos casos, apenas uma pequena parte do colesterol que está nos alimentos passa diretamente ao sangue. É dizer, não pelo fato de comer um ovo no café da manhã, na próxima vez que se verificar os níveis de colesterol você vai está com colesterol alto.

beneficios do ovo para saude

Atenção a gorduras Trans e Gorduras Saturadas

Se quiser reduzir o colesterol tenha em atenção que as gorduras saturadas e as gorduras trans podem aumentar seu nível de colesterol. Outra coisa que devemos considerar é que cada pessoa processa de modo diferente o seu colesterol. Isto quer dizer que a para aumentar ou não o seu nível de colesterol vai depender muito do seu organismo.

Não pare de comer ovo por conta do colesterol

Assim, para decidir se deve restringir o consumo de ovos para evitar o aumento de seus níveis de colesterol no sangue, consulte primeiro o seu médico. Algumas dicas que podem servir como guia são os seguintes:

  • Tenha em conta o limite de consumo de colesterol diário para uma pessoa saudável (ou seja, que não têm o colesterol alto) deve ser de menos de 300 mg por dia.
  • Se você tiver uma doença cardíaca, colesterol alto ou diabetes, você deve limitar o seu consumo diário de colesterol a menos de 200 mg por dia.

Dicas para consumo do Ovo

Tendo em conta que o ovo tem mais de 165 mg de colesterol, se você tem colesterol elevado e quer comer um ovo, você pode comer só a clara, já que é na gema, onde se encontra todo o colesterol do ovo. Mas se um dia não aguentar a vontade de comer a gema, você deve limitar o seu consumo de outras fontes de colesterol pelo resto do dia: isto inclui carne e leite, você pode consumir os produtos lácteos sem gordura, de preferência (ou, no mínimo, de baixo teor de gordura).

Se você gosta de ovos, um por dia pode ser aceitável se combinar restringindo o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans o resto de seus alimentos.

Lembre-se que a chave para diminuir os níveis do colesterol é ter uma dieta equilibrada, fazer exercício e tomar medicamentos se o médico assim o recomenda.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Conheça os Benefícios do Ovo para Saúde
Author Rating
51star1star1star1star1star
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤