Blog da Paty

Celulite nos pés – conheça os tratamentos

Este tipo de celulite nos pés é uma doença é caracterizada pelo aparecimento de uma espécie de mordidas ou de caroços avermelhados.

Este tipo de celulite nos pés é considerado uma doença, diferente de outras celulites. É uma doença caracterizada pelo aparecimento de semelhantes mordidas ou caroços avermelhados no pé, quando não tratada essa celulite nos pés pode ir aumentando cada vez mais, por ser infecciosa. É bem parecido e até mesmo confundido com a foliculite, podendo causar até febre, dor ou inchaço, conforme vai aumentando a inflamação. A celulite nos pés pode ser causada por diferentes bactérias chamadas: estafilococos ou estreptococos.

Celulite nos pés

Quando a pessoa entra em contato com umas dessas bactérias, começa a aparecer feridas semelhantes a mordidas, formando então a chamada celulite nos pés. Trata-se uma infecção comum, que se estende em poucas horas, inflamando a pele e provocando também uma retenção de líquidos. Quando as bactérias entra no corpo as defesas começam a emitir substância que inflamam para lutar uma com a outra, produzindo então a sensação de inchaço e dor.

Diferente dos outros tipos de celulite que eu muitos casos não são sérios, podendo resolver até mesmo com tratamentos caseiros, a celulite nos pés não é tão simples assim, por conter bactérias ativas que podem até mesmo levar a pessoa ter ficar internada para a remoção total, por isso é de grande importância procurar uma ajuda médica assim que notar sintomas relacionados a celulite nos pés.

Causas

Na maioria das causas das celulites no pés, é uma celulite infecciosa causada pela infecção de germes. Sendo eles o: estafilococos ou estreptococos, bactérias que já podem estar presente no corpo sem causar prejuízo nenhum, mas que quando entram em contato com uma infecção como: feridas ou cortes, ela se ativa no corpo causando a celulite nos pés.

Leia também:  5 maneiras de queimar calorias sem exercícios

Os fungos que penetram na pele após alguma ferida, lesão ou picada de inseto também pode causar esse tipo de celulite infecciosa.

Principais sintomas da celulite nos pés

Algum dos sintomas que ajudam a identificar uma celulite infecciosa são:

  • Dor leve ou forte no local afetado;
  • Regiões dos pés vermelhas;
  • Febre alta;
  • Inchaço na pele;
  • Produção de pus;
  • Ínguas

Podendo aparecer em casos mais graves, tremores, arrepios, tonturas. Sentindo um desses sintomas procure ajuda médica o mais rápido possível, para iniciar os tratamentos.

Quem pode ter?

É uma doença que pode atingir qualquer pessoa, mais quando o sistema imunológico de uma pessoa esta baixo, facilita o aparecimento dessas celulites infecciosas, alguns dos fatores que aumentam a chance de ter são:

  1. Micoses nos pés;
  2. Diabetes;
  3. Sedentarismo;
  4. Varizes nas pernas;
  5. Inchaço;
  6. Alcoolismo;
  7. Tabagismo;
  8. Aumento de hormônio;
  9. Pessoas acima do peso;
  10. Gestantes;

Como prevenir?

Para conseguir prevenir essa infecção por celulite é necessário curar rapidamente todas as feridas, picadas e infecções de pele que ocorrem no pé rapidamente, para evitar que as bactérias penetrem na pele causando uma infecção forte. Uma vez que a doença já tenha se manifestado no corpo, causando sintomas é muito importante consultar rapidamente o médico de sua preferencia e não tomar medicamento nenhum sem liberação do médico.

Tratamentos

Quanto aos tipos de tratamentos que se pode realizar quando contrair essa doença, em primeiro lugar é procurar ajuda por uma avaliação médica, pois será sem dúvida a melhor decisão a tomar.

Na maioria dos casos, trata-se de uma infecção contraída por adultos e de natureza leve, provavelmente será prescrito que tome alguns antibióticos que serão tomados via oral, como também incluir o uso de analgésicos quando tiver dor. Deve-se fazer o tratamento correto, se não feito pode até espalhar por outras partes do corpo.

Leia também:  Como eliminar a celulite nos glúteos

Além disso outra dica muito importante é que quando estiver com a infecção nos pés, coloque uma almofada ou cadeira com os pés pra cima e faça repouso, isso ajuda a reduzir a inflamação.

Em casos mais graves onde se apresenta, febre alta ou uma infecção grave, pode ser que o sistema imunológico esteja baixo, devendo então fazer o uso de antibióticos na veia, assim como em crianças o internamento hospitalar é a solução.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.