Blog da Paty

Dieta Detox: limpe o corpo e emagreça com um cardápio completo

Você conhece a Dieta detox? Sabe quais são os cuidados e quais são os benefícios dessa dieta? Então, venha conhecer todas as informações.

A palavra detox é originária do termo “desitoxication” que significa desintoxicação. É uma dieta ou desintoxicação do organismo, muito conhecida como Dieta Detox, ou dieta da desintoxicação.

Utiliza-se o consumo de frutas, hortaliças, água, chás e sucos para ajudar a melhorar a potência dos rins e fígado que são responsáveis em eliminar a parte tóxica do organismo que aparece devido ao consumo de gorduras saturadas, ar e águas poluídas, elementos industrializados. Assim o nosso corpo funciona de forma mais saudável.

O que é Dieta Detox?

A Dieta Detox tem função de ajudar e potencializar o processo da eliminação dos elementos danosos difíceis de se eliminar pelo nosso organismo, deixando-o sobrecarregado.

Antes de começar com essa dieta é necessário traçar metas e necessidades do corpo. O tempo da utilização pode variar de três dias a uma semana, período em que somente líquidos são permitidos. A Dieta Detox é a mais popular dos dias atuais por ser um ótimo meio de emagrecimento saudável. A função principal dessa dieta não é diminuir calorias, mas, sim, um consumo de alimentos mais saudáveis.

A Dieta Detox funciona?

Entender como funciona a Dieta Detox, não é fácil. Alguns faz a dieta de consumo de liquido por alguns dias, outros no não consumo de glúten e lactose ou na eliminação total de produtos industrializados como açucares, sal, proteínas e itens processados.

Na verdade, o que realmente deve ser levado em conta é a necessidade do organismo sobre o que é necessário combater. Para a eficácia da dieta não deve haver a ilusão de que após algum tempo fazendo a dieta pode-se voltar ao estilo anterior na rotina da alimentação. É preciso continuar mantendo um estilo mais saudável de vida para evitar o efeito sanfona. Consultar um nutricionista é fundamental antes de se iniciar qualquer mudança no cardápio.

Suco DetoxEssa forma de dieta baseada no uso de apenas líquidos diuréticos que com que haja a eliminação dos elementos tóxicos com mais facilidade. Esses líquidos são sopas, sucos, chás. Depois de uns 3 dias deve-se incluir alimentos sólidos como leite ou iogurte desnatado, filé de frango, peixe, frutas, legumes e verduras. Ocorre redução na quantidade de calorias ingeridas o que favorece maior gasto de energia e facilita a digestão.

Leia também:  Óleo de cártamo ajuda a emagrecer? Saiba seus benefícios e como usar

O ideal é planejar a melhor semana para começar o programa, sem festas, jantares ou viagens marcadas, apesar das restrições, o paciente come a cada três horas, seis vezes ao dia, com proteínas equilibradas e fracionadas.

Hábitos saudáveis para uma Dieta Detox

Ninguém passa fome, mas tem que ter força de vontade. Também é indicado realizar duas sessões de drenagem linfática durante a semana desintoxicante, para eliminar as toxinas que ficam na linfa (excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos). A detox pode ser repetida a cada dois meses, mas não deve durar mais do que uma semana.

Sempre há a preocupação com o cuidado do nosso exterior. Lavamos as mãos, lavamos o rosto, lavamos os cabelos, usamos maquiagens, procuramos nos vestir de acordo com nosso gosto. Mas devemos entender que cuidar do nosso lado interno é essencial para a saúde.

Comer adequadamente, ter uma rotina de exercícios é de grande importância para saúde. Uma forma de auxiliar nos cuidados interno pode ser através do uso de desintoxicantes como o detox para suporte aos nossos órgãos.

Não é difícil imaginar que com péssimos hábitos alimentares, a saúde fique cada vez pior. Alimentos industrializados contêm uma grande quantidade de sódio, conservantes, corantes, aromatizantes, açúcar, gordura hidrogenada e outras substâncias prejudiciais ao organismo.

Quando você exagera nos alimentos pouco saudáveis, o corpo logo dá sinais. Inchaço, sono alterado, alergias, desconforto estomacal, diarreia ou prisão de ventre, queda de cabelo, oleosidade excessiva na pele e nos cabelos, dores de cabeça e cansaço.

Esses são alguns sintomas, que quando não estão relacionados a nenhum outro tipo de problema de saúde, podem ser causados pela má alimentação.

O cigarro e o álcool são igualmente prejudiciais para o organismo. Mas o nosso organismo não demora a cobrar o preço: vivemos uma verdadeira epidemia de obesidade, de hipertensão e de outras doenças relacionadas à má alimentação. Ela é uma maneira simples, saudável e eficaz de nos livrarmos das toxinas e dos restos alimentares que estão nos fazendo mal.

Surgimento do Suco Detox

Exageros em eventos sociais e as comemorações com bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos. Daí a necessidade que temos de dar um descanso para o organismo após um dia ou até períodos como esses, depois dessa rotina alimentar pesada.

Leia também:  ALIMENTOS COM AMIDO, COMO OS ASSOLAR E SUA IMPORTÂNCIA

As sensações inchaços, com dores no estômago, mudanças no ritmo intestinal, dores de cabeça, ou seja, q sensação de que o organismo está adoente, precisando se recuperar para a energia ser restabelecida. Desintoxicar é tudo que se quer numa hora dessas, diminuindo a sensação de mal-estar nos rins, fígado e intestino.

A Dieta Detox foi elaborada pelo nutricionista americano Stanley Burroughs, chamada de Master Cleanse, e consiste na ingestão exclusiva de chás, sucos de limão e pimenta caiena. Uma nova versão surgiu em 2004 por um especialista em medicina alternativa, Peter Glickman, em seu livro “Lose Weight, Have More Energy & Be Happier in 10 Days

A partir desse fenômeno, várias versões e dissidências surgiram, tendo quem aconselhe alimentos ácidos, outros somente sucos, frutas e verduras e até mesmo os que indicam suplementos. Mas, em linhas gerais, existem 3 versões da Dieta Detox: a dieta desintoxicante a de 3 dias, a de 7 dias e a dieta líquida.

Dieta Detox

O método surgiu para auxiliar pessoas com alergias e/ou intolerância a certos alimentos, mas logo ganhou fama como uma dieta que limpa o organismo e emagrece.

Alimentos permitidos durante a Dieta Detox

Frutas frescas, frutas secas sem açúcar, verduras e legumes orgânicos, cereais integrais, chás, oleaginosas, ovo caipira, peixe, óleos extra virgem, ervas frescas e secas, água, leguminosas, água mineral e água de coco.

Alimentos proibidos durante a Dieta Detox

Alimentos embutidos, laticínios, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, massas, carnes vermelhas, farinha branca, alimentos com glúten, açúcar e sal em excesso, doces frituras, café.

Vantagens e desvantagens da Dieta Detox

Na Dieta Detox é preciso se alimentar de 3 em 3 horas, o jejum não é permitido. Ela traz vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de decidir segui-la ou não.

Vantagens:

Tendo alimentos diuréticos como parte do cardápio o corpo fica mais hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover a redução no peso do corpo. As frutas unidas a legumes e verduras funcionam como desintoxicantes.

Emagrecimento, redução de alimentos prejudiciais, retém líquidos, traz mais energia para o dia-dia, sono de qualidade, retarda o envelhecimento, reduz acnes e celulite, sistema digestivo mais saudável, combate a prisão de ventre.

Desvantagens:

Diminuição na absorção de vitaminas lipossolúveis devido à restrição de gordura, prolongada restrição de proteínas que prejudica a formação dos hormônios e reparação de tecidos, impactar a quantia de ferro do corpo levando a anemia, mal-estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio, redução de carboidratos, perda de líquidos importantes ao invés de gordura, falta da sensação de saciedade devido à ausência de estímulo da mastigação, efeito sanfona se não mudar os hábitos de alimentação, desnutrição, desequilíbrio do sódio e potássio no corpo.

Leia também:  Óleo de Coco para o cabelo oleoso

Exemplos de suco detox são suco verde de couve, limão e pepino; suco de couve, beterraba e gengibre; suco detox de tomate; suco de limão, laranja e alface; suco de melancia e gengibre; suco de abacaxi e couve; suco de melancia, caju e canela.

Observação: atividades físicas intensas devem ser evitadas durante o regime.

Dieta Detox: 1Kg por dia é verdade?

Usado da forma correta, os sucos detox além de serem saudáveis e refrescante, podem, sim, fazer emagrecer um quilo por dia, desde que a dieta seja feita na forma correta e em horários específicos. É necessária a consulta com um médico especialista no assunto para montar a dieta adequada, pois cada um possui suas particularidades em relação ao consumo de verduras, legumes ou frutas ou alimentos que causa alívio ou alegria. É possível extrair o máximo na dieta tomando doses diárias.

O suco natural deve ser tomado na hora, pois o armazenamento acaba com a maior parte dos valores nutritivos. Se não for possível ou não tenha tempo para fazer todos os dias, uma das soluções é utilizar garrafas que possam ser bem vedada de forma que não haja trocas entre o interior da garrafa e o ar.

Nunca devemos armazenar os sucos usando jarras dentro da geladeira e não se pode guarda-los indefinidamente. As garrafas devem ser cheias até a tampa e não deve haver nenhuma camada de ar entre a tampa e a superfície do suco dentro da garrafa, pois isso significa menos oxidação.

Mas pode-se refrigerá-lo para preservar as propriedades nutritivas. A redução na perda dos benefícios acontece de maneira mais devagar. Deve ser consumido no máximo em 3 dias.

Para aqueles que não tem tempo, utilizar cápsulas ou o pó pronto para diluição de suco detox é uma boa opção, por ter as mesmas propriedades e efeito dos sucos batidos no liquidificador.

A versão industrializada é pensada para ter poucas calorias. A quantidade calórica varia conforme a marca do produto. O suco verde em pó também tem as vitaminas e minerais presentes na versão caseira. O suco verde em pó tem menos fibras, mas mantém os nutrientes.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.