Dormir Bem Melhora a Memória: Vantagens de um Bom Descanso

Compartilhe!

Como Dormir bem melhora a memória?, Quem já não teve problemas para se concentrar no trabalho depois de uma noite sem dormir? Em 2013, um estudo demonstrou que essa queixa tão comum entre as pessoas que passaram uma noite ruim não era algo subjetivo, mas que se tratava de uma realidade: As pessoas que não têm desfrutado de uma boa noite de sono durante a noite, ou que sofrem de algum tipo de insônia, problemas de memória e concentração. Mas, até que ponto dormir bem melhora a memória?

Dormir Bem Melhora a Memória: Vantagens de um Bom Descanso

Nas doenças que cursam com perda ou dificuldade de memória, como o mal de Alzheimer ou esquizofrenia é habitual coexistência de distúrbios de sono ou insônia. Atualmente existe uma grande discussão entre os especialistas sobre se esta privação de sono pode estar relacionada com os problemas de memória. O que veio antes o ovo ou a galinha?.

Ter uma boa noite de sono tornou-se uma das principais recomendações para gozar de uma boa memória. Não há dúvida que nos últimos anos tornou-se muito na moda falar dos benefícios de um bom descanso. Algumas das conclusões a que chegaram os estudos são:

  • Dormir bem melhora a memória e a concentração.
  • Ajuda a tirar melhores notas.
  • Dormir bem aumenta a criatividade.
  • Combate a depressão.
  • Ajuda a manter o peso.
  • Facilita a oxigenação das células, porque a respiração fica mais lento durante o sono.
  • Protege o coração.
  • Dormir bem melhora o sistema imunológico, e em geral.
  • Nos prolonga a vida.
Dormir Bem Melhora a Memória

Dormir Bem Melhora a Memória

Não há dúvida da importância de um bom descanso, mas ainda se desconhecem os mecanismos através dos quais se produzem esses fenômenos. Neste sentido, há alguns dias, um grupo de pesquisadores do Bristol’s Center for Synaptic Plasticity da Universidade de Bristol trouxeram novas evidências sobre os mecanismos que explicam porque dormir bem melhora a memória. Seu estudo de investigação básica traz novas chaves para compreender como e porque ocorre a aprendizagem enquanto dormimos.

Pesquisa Revela que Dormir Bem Melhora a Memória

Em sua pesquisa, a equipe liderada pelo Dr. Mellor, são vistos como alguns dos padrões de atividade cerebral que ocorrem durante o dia, voltam a se repetir com maior velocidade durante a noite. Esta repetição, que tem lugar no hipocampo (que é uma estrutura do cérebro intimamente relacionada com a memória), serve para reforçar as conexões neurais entre as células nervosas ativas, o que é crítico para a consolidação de novos aprendizados e de memória. Além disso, o estudo descobriu que a seleção dos padrões diurnos de atividade cerebral que se repetiam durante o sono dependiam do estado emocional que se tinha enquanto eu estava aprendendo.

Segundo apontam os próprios pesquisadores, isso é importante e pode ter implicações práticas na hora de desenhar, por exemplo, novas estratégias de ensino onde se tenham em conta os estados emocionais das pessoas, para facilitar o aprendizado e a memória.

Parece que com esse estudo, temos um pouco mais de luz quanto a que existe essa relação entre o sono e a memória. Agora toca-nos a nós assegurar um bom descanso.

Dicas para dormir bem e melhorar a sua memória

  • Faça exercício. Não faz falta que te machaques no centro de fitness. Com sair para caminhar entre 20-30 minutos a passo rápido é o suficiente. Com um pouco de exercício, conseguimos dormirnos mais rápido, com uma maior percentagem de sono profundo e acordamos menos
  • Mantenha uma rotina. é importante manter os mesmos horários para dormir e acordar a cada dia.
    Não tome tantas bebidas com cafeína durante o dia. Tenta evitar os cafés e refrigerantes com cafeína pela demora. Você pode tomar chás sem teína.
  • Beba menos álcool. O álcool também não é bom para garantir um bom descanso. Apesar de que por um lado nos ajuda a dormir porque deprime nosso sistema nervoso, por outro lado, nós acordamos mais freqüentemente durante a noite. Conclusão: dormimos mal.
  • Use a cama apenas para dormir (ou sexo). Devemos evitar fazer qualquer outro tipo de atividade na cama, como ler, assistir filmes, jogar no celular ou tablet… já que não nos trazem nada de bom em relação a higiene do sono.
Resumo
Dormir Bem Melhora a Memória: Vantagens de um Bom Descanso
Nome do Artigo
Dormir Bem Melhora a Memória: Vantagens de um Bom Descanso
Descrição
Como Dormir bem melhora a memória?, Quem já não teve problemas para se concentrar no trabalho depois de uma noite sem dormir?
Autora
Nome do Site
Blog da Paty
Publisher Logo
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤