Antes você dormia como uma pedra e agora na gravidez está sofrendo de insônia? Fique tranquila, a insônia na gravidez é normal, e a maioria das grávidas sofrem com isso, ainda estão sendo feitos muitos estudos para entender o motivo disso, mas o que mais convence os estudiosos, são as alterações hormonais dessa fase.
Conteúdo
Insônia na Gravidez – O que fazer?
Há muitos fatores que contribuem para que durante a gravidez a mulher sofra com insônia, por exemplo, se ela sofrer de ansiedade, alto nível de estresse ou problemas emocionais. Os casos de insônia na gravidez são mais frequentes no terceiro trimestre da gestação, onde o tamanho da barriga também contribui e dificulta o sono.
Hormônios que causam Insônia na Gravidez
Existem dois hormônios principais que aumentam na gravidez e que podem causar a insônia, são eles a progesterona e o estrogênio. A união da progesterona com o estrogênio funciona da seguinte forma, a progesterona causa sonolência, já que possui um efeito sedativo no sistema nervoso, e o estrogênio por sua vez, possui um efeito estimulante, fazendo com que a mulher acorde várias vezes a noite. Ou seja, você sente muito sono, porém não consegue dormir.
CLIQUE AQUI PARA MELHORAR SUA SAÚDE MENTAL
Algumas dicas que podem te ajudar a combater a insônia na gravidez
Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter uma noite mais tranquila e evitar a insônia na gravidez:
- Procure ir dormir sempre no mesmo horário, e cuide para que o quarto proporcione condições calmas e tranquilas para que você consiga relaxar.
- Tente encontrar uma posição que você se sinta totalmente confortável, uma boa dica, é colocar um travesseiro no meio das pernas, assim você consegue sustentar a barriga, e fica super confortável.
- Evite tomar bebidas que contenham cafeínas, como café, refrigerantes, após as 18 horas, opte por chá de erva cidreira, ele ajuda muito na hora de dormir.
- Evitar lugares agitados após as 18 horas, também é super válido, assim você não fica tão agitada e consegue pegar no sono mais rápido.
- Uma técnica muito usada, é a de se concentrar na própria respiração. Quando você acordar durante a noite, e não conseguir mais dormir, fique com os olhos fechados se concentrando apenas na sua respiração.
- Procure fazer alguns exercícios simples para que você gaste energia.
Conclusão
Se caso você não conseguir controlar a insônia, com métodos naturais, é importante que você consulte seu obstetra e veja se ele te recomenda algum remédio para fazer o tratamento.
E fique tranquila, a insônia não irá prejudicar o seu bebê, porém o indicado para que uma gravida tenha uma boa saúde, é que ela durma pelo menos 10 horas por dia.
Artigos Relacionados:
Transtorno de ansiedade – causas, sintomas e tratamentos
Uma resposta
Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Quero ler mais o contéudo top de vocês muito obrigada