Blog da Paty

Maca Peruana funciona? Veja tudo que você precisa saber

Você já ouviu falar da maca peruana? Tem ideia dos benefícios? Saiba tudo aqui, um guia completo sobre a Maca peruana! Você vai se surpreender!

A Maca Peruana foi descoberta pelos pastores que por lá passavam. No começo, era utilizada para o consumo dos animais, mas observando o vigor, energia que eles adquiriram, os próprios donos passaram a consumi-las e obtiveram os mesmos resultados. Com o tempo a Maca Peruana acabou por ser descoberta por pessoas de outros países que começaram o estudo sobre este vegetal e, assim, com o tempo, começou a ser conhecido pelo mundo todo.

O que é Maca Peruana?

A Maca Peruana é um tubérculo parecido com o rabanete. Ele é originário do Peru e encontrado, principalmente, nos Andes que possui grande altitude e várias mudanças climáticas. Como todo tubérculo a principal fonte de nutrientes se encontra na raiz se parecendo com o rabanete.

Por mais de 500 anos a Maca Peruana ficou escondido nas altas cordilheiras, mas agora já é conhecida e consumida por todo o mundo e, traz, o sustento de muitas famílias peruanas. Quando os espanhóis chegaram e aprenderam sobre isso, eles exportaram raízes de maca para a Espanha.

A Maca Peruana é um tubérculo que possui alto valor nutritivo e compostos que se chamam fitoquímicos que é uma nova categoria de nutrientes. Ser da família dos fitoquímicos significa que o alimento possui a capacidade de proteger o nosso corpo de oxidantes e outros elementos nocivos. Possui o poder de beneficiar o metabolismo do nosso corpo melhorando o processo de digestão, a respiração e energia. Tudo, isso traz a prevenção de doenças, perda de gordura, aumento da massa magra, resumindo, um organismo saudável e forte no combate aos males aos quais nosso corpo possa estar sujeito.

É claro que assim como qualquer outro alimento, o modo de preparo, a forma de armazenamento, a forma colheita, etc., podem influenciar nos valores nutritivos que a Maca Peruana possui.

Leia também:  15 exercícios para eliminar a celulite

Planta da Maca Peruana

Para que serve a Maca Peruana?

Imagine um alimento que ajuda no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração e a imunidade, dá energia, estabiliza o humor, fortalece os ossos, melhora a fertilidade e que, ainda por cima, é afrodisíaco. Muito prazer, essa é a Maca Peruana. O nome pode soar estranho, mas essa plantinha já vem sendo estudada há algum tempo e parece fazer maravilhas à saúde de quem a consome. Melhora o poder de memorizar e de aprendizagem, aumento a libido de homens e mulheres, e diminui a próstata.

Maca Peruana e seus benefícios

A quantidade de elementos favoráveis nesse alimento é enorme. Ela possui uma grande quantidade de ferro, cálcio, fibras, fósforo, magnésio, inúmeras proteínas, ácidos graxos, ômega 3, ômega 9, carboidratos, zinco, várias vitaminas, zinco, etc.

Com todos esses elementos a habilidade de transformação e melhora que nosso corpo pode ter tanto fisicamente quanto mentalmente são várias: combate a doenças relacionadas ao coração, auxilia no combate a anemia, ajuda nos sintomas de doenças como a depressão, controla os hormônios e fluxo sanguíneo, ajuda aqueles que querem perder peso.

Vários estudos foram e continuam a serem observados e novas aplicações positivas desse vegetal são encontradas e utilizadas. Abaixo seguem alguns benefícios que podemos adquirir consumindo este alimento:

Ajuda emagrecer

Muitos são aqueles que querem emagrecer. Graças a carboidratos ao carboidratos importantes que ela possui a produção de energia aumenta, melhora o sentimento de satisfação com um menor consumo de alimentos fazendo com que o trabalho do nosso intestino seja melhor graças as fibras que também possui. Tudo isso, consumindo as poucas calorias que são encontradas a Maca Peruana.

Ajuda o coração

Se o seu problema for o coração, saiba que com o uso, nosso coração se torna mais forte através do consumo da Maca Peruana, devida a quantidade de Ômega 3 contida nesse alimento. Assim, pode-se controlar a hipertensão arterial e os níveis de colesterol aumentando o bom e diminuindo o ruim com mais facilidade,

Leia também:  ALIMENTOS QUE AJUDAM NO CRESCIMENTO DAS UNHAS

Previne diabetes

Para aqueles que possuem algum tipo de histórico de diabetes na família, as fibras presentes na maca ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose age o que diminui a liberação da insulina pelo corpo, melhorando também a quebra dos carboidratos e auxiliando no tratamento da hipertensão arterial.

Combate anemia

Para os anêmicos tornar a maca sua possível aliada seria bastante sábio, pois ode-se encontrar uma grande quantidade de ferro tornando esse produto um grande aliado na luta contra a anemia, fortalecendo o corpo na luta contra doenças lhe dando maior imunidade e resistência, combatendo o mal-estar trazendo energia

Combate a osteoporose

Se você ou alguém da sua família tem alguma doença óssea saiba que a Maca Peruana possui uma maior quantidade de cálcio quando comparada com o leite. Auxiliando no combate as doenças como a osteoporose.

Melhora a fertilidade

Segundo pesquisas ao consumir a Maca Peruana os homens podem aumentar a quantidade de sêmen. No caso das mulheres, aumenta o desejo sexual e diminui o estresse. E, em ambos, regula o metabolismo e melhora a circulação de sangue, principalmente nas áreas intimas.

Ajuda na menopausa e menstruação

Ela melhora as taxas de hormônios contribuindo, assim, no controle da temperatura corporal e outros males adquiridos por causa da menopausa auxilia no controle dos sintomas da menopausa. E tudo isso sem aqueles terríveis efeitos colaterais dos remédios tradicionais.

Para as mulheres ainda em idade fértil, a Maca Peruana auxilia no controle da terrível TPM, as irregularidades ou alto fluxo no período menstrual e combate as horríveis cólicas.

Saúde mental e física

Para aqueles que sofrem com a depressão, lapsos mentais e ansiedade. O humor torna-se melhor, aumenta o vigor e traz um grande sentimento de bem-estar. Mas vale ressaltar que sempre deve-se procurar um médico para auxiliar no tratamento e usar na quantidade recomendada por ele.

Maca Peruana

Como tomar a Maca Peruana?

Essa planta pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Crua ela é muito tóxica.

Leia também:  Massagem para eliminar a celulite

Ela deve consumida cozida misturando com legumes, outros tubérculos criando uma sopa ou um prato combinado com outros elementos nutritivos. Ele também pode ser combinado com o leite criando-se vitaminas ou com simples frutas (principalmente as cítricas) produzindo sucos.

Deve se iniciar o consumo com dosagens menores e ir aumentando conforme os resultados da necessidade do organismo de cada pessoa do uso da Maca Peruana. Um nutricionista poderá orientar a dosagem e a melhor forma de consumir dependendo da necessidade de cada pessoa.

Na forma de cápsula a comercialização vai de 500mg à 1200mg. A quantidade de cápsulas irá variar de pessoa para pessoa. As doses podem ser separadas durante o uso diário e resultados podem mudar conforme o tempo for passando.

Contra indicações

Não é recomendável o uso em excesso, pois acabariam surgindo elementos que poderiam atuar de modo nocivo sobre os níveis hormonais. Também é aconselhável interromper o uso se ocorrer qualquer mudança negativa no corpo. Mas a maca também pode ser consumida diariamente por tempo indeterminado.

Assim como qualquer suplementação alimentar, a Maca Peruana, deve ser indicada por um profissional da saúde. Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com alguns tipos de câncer ligados aos hormônios devem evitar o consumo da Maca Peruana.

Efeitos colaterais

A Maca Peruana tem se mostrado bastante segura quando consumida nas doses comumente indicada e não foram identificados efeitos colaterais até o momento.

Porém, como qualquer outro suplemento, é necessário evitar o consumo em excesso. Devido aos efeitos sobre o balanço hormonal, quantidades excessivas de maca podem levam a um descontrole do sistema endócrino e causar sérias consequências. Caso sinta algum sintoma ao consumir a planta, suspenda imediatamente o uso e procure um serviço de saúde.

E vale ressaltar mais uma vez: nunca tente consumir a Maca Peruana crua, pois nesta forma ela é extremamente venenosa.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.