13 ALIMENTOS DESINTOXICANTES, QUE AJUDAM A ESTAR SAUDÁVEIS
Saber quais são os alimentos desintoxicantes, é de vital importância, já que ao iniciar uma dieta, os resultados podem ser mais lentos do que é esperado, devido a uma intoxicação e como o nosso desejo é perder alguns quilos nos vemos obrigados a pensar que os benefícios de uma alimentação saudável, não serve em nós. […]
Saber quais são os alimentos desintoxicantes, é de vital importância, já que ao iniciar uma dieta, os resultados podem ser mais lentos do que é esperado, devido a uma intoxicação e como o nosso desejo é perder alguns quilos nos vemos obrigados a pensar que os benefícios de uma alimentação saudável, não serve em nós.
Este é o seu caso? Pois bem, deixe-me dizer-lhe que a culpa pode ser da sua antiga alimentação que tem causado diversos processos inflamatórios no organismo, evitando assim que o organismo realize suas tarefas corretamente.
Tabela de conteúdo
13 ALIMENTOS DESINTOXICANTES, QUE AJUDAM A ESTAR SAUDÁVEIS
Os alimentos desintoxicantes devem ser consumidas antes de começar com a sua dieta.
Alguns dos sintomas mais comuns quando estamos intoxicados são dor de cabeça, fadiga e problemas intestinais. Para evitar esses problemas, alguns nutricionistas recomendam-nos o consumo de alimentos desintoxicantes, antes de levar a cabo o nosso programa de alimentação saudável.
Uma dieta desintoxicante ajuda para que nosso corpo consiga eliminar as toxinas acumuladas pelo consumo de alimentos processados, açúcar refinado, gorduras saturadas e trans, e o vício pelo álcool e o tabaco. O tempo que você vai ingerir estes alimentos desintoxicantes, depende muito de cada organismo. Confira os alimentos que podem ser consumidos sem culpa durante essa desintoxicação:
Salmão
Este peixe é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias devido a que é uma extraordinária fonte de Omega 3, 6 e 9, isto o torna um dos alimentos desintoxicantes, por excelência. Outro ponto a seu favor é que, durante o processo de desintoxicação, não é aconselhável consumir nenhum tipo de carne vermelha com muita gordura , jáque produzem uma digestão muito lenta e inflamação. O ideal é que ingieras este peixe de três a cinco vezes por semana.
Frutas e legumes
Além de ajudar a facilitar o processo digestivo, as frutas e legumes são uma rica fonte de vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes, isso impede ou neutraliza a formação de compostos denominados radicais livres que causam danos ao nosso organismo. A quantidade diária de frutas e vegetais que devemos ingerir é de 3 a 5 porções.
Também lhe recomendamos que leia:Benefícios da água alcalina e, como o seu consumo ajuda-nos a estar saudáveis
Chá verde
Esta bebida deve estar incluído entre os alimentos desintoxicantes, devido a que contém catequinas, uma substância encarregada de combater a inflamação, os radicais livres e que também tem um efeito termogênico que ajuda a reduzir a concentração de gorduras no sangue. De acordo com muitos nutricionista, o chá pode ser tomado várias vezes ao dia, sempre e quando não se consuma mais de um litro diário.
Gengibre
O gengibre possui duas substâncias chamadas cineol e granulometria), ambas têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e bactericidas. Também é rico em vitamina B6, cobre, magnésio, potássio, todos nutrientes com propriedades anti-inflamatórias importantes para o organismo. Você pode comer o gengibre cru, fatiado, ralado ou na forma de chá.
Alimentos integrais
Devido ao seu conteúdo em fibra é um dos alimentos desintoxicantes, por excelência, já que melhora o metabolismo do intestino. Quando o nosso intestino tem um correto funcionamento, o nosso corpo em geral aumenta sua capacidade de excretar as toxinas através das fezes e também aumentam as propriedades desinflamantes dos alimentos.
Grãos de amido
Além de conter vitaminas e minerais, os grãos de amido não são facilmente digeríveis dando uma sensação de saciedade por um período de tempo maior e promove a aceleração do trânsito intestinal. Grãos como a quinua e linhaça também possuem ácidos graxos Ômega 3, um poderoso anti-inflamatório. Pode ser consumida através de saladas, frutas e até mesmo com os sucos.
Limão e Lima
Esta fruta é muito rica em vitamina C, ácido cítrico e uma substância chamada d-limoneno, isto torna a fruta ideal para a estimulação da atividade do fígado e a expulsão de toxinas. Para aproveitar os benefícios desses citrinos, recomenda-se que misture um copo de água com suco de meio limão pela manhã, estando em jejum, para limpar o organismo. No entanto, esta prática não é recomendável para aqueles que sofrem de úlceras ou gastrite, pois isso pode piorar o quadro.
Cogumelo Shitake
Também lhe recomendamos que leia:Alimentos com flavonóides, um grande preventivo do câncer
Este cogumelo é uma importante fonte de ácido pantoténico e que actua como um cofactor para outras vitaminas (B1, B2, B3, B6 e biotina). Também ajuda para que nosso corpo possa formar hormônios e neurotransmissores. Este fungo também é rico em oligoelementos, isso faz com que o shitake possa levar a cabo uma limpeza completa do corpo e ser parte dos alimentos desintoxicantes. O shitake é de 5 mg de ácido pantoténico por cada 100 gramas de shitake consumido.
Água de coco
A água que é extraído do coco é um poderoso antioxidante, cuja função é a de lutar contra os radicais livres, mas isso não é tudo já que, graças à sua capacidade hidratante, o transforma em um grande estimulante da função renal. A água de coco contém uma composição de minerais que atendem as necessidades de nosso organismo quando precisamos ser hidratados. Além disso, o coco possui vitaminas A, B1, B2 e B5, que atuam como uma grande inflamação.
Água
Os desequilíbrios em nosso organismo ocorrem em um meio ácido. A ingestão de água tem a capacidade de nos ajudar a restaurar o pH saudável, isso o torna um dos elementos fundamentais para a desintoxicação do corpo. Para combater o problema, a água a consumir deve ter um ORP negativo ou pH alcalino, é por este motivo que, antes de comprar uma garrafa de água você deve verificar o seu nível de pH e que seja superior a oito. A ingestão de água adequada também aumenta a diurese, facilitando a excreção de toxinas através da urina e ajuda no bom funcionamento do organismo.