ALIMENTOS COM AMIDO, COMO OS ASSOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
No artigo de hoje falaremos sobre os alimentos com amido, sendo este um tipo de hidratos de carbono complexos, que produzem energia vital, quando o nosso corpo transforma-os em glicose durante o processo de digestão. Os amidos em ervilhas, grãos integrais, milho e as batatas fornecem o combustível necessário para que o cérebro, os músculos […]
No artigo de hoje falaremos sobre os alimentos com amido, sendo este um tipo de hidratos de carbono complexos, que produzem energia vital, quando o nosso corpo transforma-os em glicose durante o processo de digestão. Os amidos em ervilhas, grãos integrais, milho e as batatas fornecem o combustível necessário para que o cérebro, os músculos e outros órgãos vitais podem exercer suas funções.
Para poder controlar a ingestão de calorias e aumentar o valor nutricional do que estamos comendo, na hora de planejar sua dieta você deve escolher os alimentos que são baixos em gordura e ricos em amido , já que estas são minimamente processados, em vez de aqueles amidos que são refinado, isto sugere que os centros para controle e Prevenção de Doenças.
Os pães fazem parte dos alimentos com amido, no entanto, para que sejam saudáveis devem provir de cereais integrais
Os alimentos com amido lhes classificado como polissacarídeo, isto significa que é um composto cheio moléculas de carboidratos; Sendo esta a fonte de energia que se obtém dos alimentos para animais e seres humanos, é por esta razão que, quando uma pessoa realiza algumas despesas significativas de energia, o corpo precisa de mais e, portanto, é necessário consumir alimentos com amido ou farinha em altas quantidades. Apesar disso, o amido pode ser que não seja recomendado para dietas de baixa caloria, já que o seu consumo em abundância faz com que o corpo humano conte com mais reservas de energia de que precisa, que não vão ser utilizadas e que posteriormente se vão converter em gordura, e não no tecido muscular.
O amido hoje em dia é extraído de muitos elementos, mas o produto que é usado para isolar é normalmente amido, que vem do trigo, ou naquelas partes do grão de trigo que foi especialmente separada para o seu consumo isolado. O amido de trigo, geralmente, é de uma textura muito macia e volátil, mas não como a farinha. Também se pode usar como um agregado para outras preparações, já que esta não possui nenhum cheiro nem sabor. Serve especialmente como um ligante e espessante e é por esta razão que é utilizada em preparações salgadas, como o são os molhos), assim como também em preparações doces (como os cremes e sobremesas).
Tabela de conteúdo
Alimentos com amido
Alimentos com amido ruim
Muitos alimentos que são processados contêm uma quantidade significativa de amido e se podem incluir na lista a seguir, onde são apresentados alguns exemplos de alimentos que são ricos em amido, no entanto, isto não são saudáveis, já que provêm de produtos refinados e muito ricos em gordura:
- Bolos
- Massas
- Pães
- Biscoitos
- Muffin
- Biscoitos
- Cereais para o café da manhã
- Pudins
- Hambúrgueres
- Revestimentos das frutas
- Pés
- Pizzas
Alimentos ricos em amido saudável
Pode ser realmente um desafio encontrar alimentos que sejam feitos de grão integral, já que muitos produtos por conter uma pequena porção de grão integral é considerado como “alimento com grãos integrais”. Quando você está procurando alimentos feitos de cereais e grãos integrais, você deve ler os ingredientes e procurar que tenha uma fonte de grãos integrais como primeiro ingrediente:
- Farinha de trigo integral
- Farinha de aveia integral
- Farinha de trigo
- Abóbora anco
- Triticale
- Trigo seco, triturado ou bulgur
- Sorgo
- Quinua
- Banana
- Papa
- Pipoca
- Milho
- Menestras secas como feijões pretos, malhados e pallares ou feijão de Peru
- Milho de grão integral/farinha de milho
- Milho
- Lentilhas
- Ervilhas secas, incluindo a face ou de olho preto
- Feijão vegetarianos ao forno
- Feijão frito sem gordura
- Cevada integral
- Chiviría (parsnip)
- Centeio integral
- Cevada integral
- Abóbora
- Abobrinha
- Aveia integral/flocos ou farinha de aveia
- Ervilhas
- Arroz selvagem
- Arroz integral
- Trigo mourisco ou trigo sarraceno
Para que não tenha que eliminar por completo o amido de suas refeições, basta que tratar de consumi-los de forma moderada e seguir alguns dos conselhos que lhe damos como escolher aquelas versões que são integrais, é ingerimos a partir do café da manhã, não lhe retire as cascas, já que contêm fibras.
Temos que lembrar que praticar alguma atividade física de forma diária, nos vai ajudar a queimar parte das calorias que ingerimos durante o dia e que o nosso corpo não precisa e o que você vai ser é ser armazenada em forma de gordura. Além disso, devemos beber pelo menos dois litros de água por dia, no mínimo.
Importância dos alimentos com amido
A importância de ingerir alimentos ricos em amido reside no fato de que, às vezes, são discriminados injustamente nas dietas que são de baixa caloria; no entanto, temos que saber melhor qual é a sua função e porque há que consumir e não há melhor especialista que nos possa orientar sobre este tema que um nutricionista.
Lembre-se que os alimentos com amido são uma das principais fontes de hidratos de carbono, e estes desempenham um papel muito importante para manter uma dieta saudável. Estes alimentos, como já citadas anteriormente, tais como as batatas, cereais, arroz, pão, massas devem ser de cerca de um terço dos alimentos que consumimos normalmente e quando for assim, devemos tentar escolher as versões que sejam integrais.
Os alimentos com amido é uma das formas mais comuns de incorporar os carboidratos em nossa dieta. Assim que devemos tratar de consumir alguns alimentos que sejam ricos em amido cada dia como parte de uma vida e/ou dieta saudável e equilibrada.
Por que você precisa de alimentos ricos em amido?
Como já dissemos os alimentos com amido são uma boa fonte de energia e a principal fonte de nutrientes em nossa dieta. Nesse sentido, consumir quantidades adequadas deste tipo de alimentos que são ricos em amido, é a garantia (se escolher os mais adequados são os integrais) de incorporar fibra, cálcio, ferro, vitaminas e em especial a vitamina B.
Algumas pessoas acreditam ou têm a idéia de que os alimentos com amido são os responsáveis por aumentar de peso, mas a realidade que indica cada gr x gr que contêm menos da metade da gordura. Só temos que ter cuidado com as gorduras utilizadas ou as que adicionamos ao cozinhar, já que temos que ter em conta que essa é a adição ou a combinação que, na realidade, aumenta o índice calórico.
Dicas:
Para aumentar a quantidade de alimentos com amido que você está comendo, você pode aumentar as quantidades de massa e arroz e tentar usar menos o molho e carne. Adicione a lentilha aos seus guisados, caril e estofados; estes aumentam o conteúdo de fibra, e como temos que usar menos carne, a comida vai ser mais rentável e tem menos teor de gordura saturada. Você pode saborear diferentes tipos de pães, como com sementes, integral e de celeiro e optar por aquelas fatias grossas. Devemos usar arroz que sejam integrais no lugar do arroz tipo branco, o que vai melhorar o sabor dos alimentos. Escolha os cereais integrais ou misture-o com o seu cereal habitual. O creme de aveia é uma boa escolha na época de inverno e a aveia com iogurte e frutas secas são boas no verão já que a aveia é uma das principais fontes de fibra.