Benefícios de ser vegetariano – 3 dicas

Quando tomamos a decisão de deixar as carnes animais e procuramos benefícios de ser vegetariano, estamos tomando o caminho da saúde.

Quando tomamos a decisão de deixar as carnes animais e procuramos benefícios de ser vegetariano, estamos tomando o caminho da saúde. Uma escolha difícil, deixar a carne não é fácil, leva tempo e muitos não o conseguem. Isso não é algo de se envergonhar, podemos decidir ser “vegetarianos a tempo parcial“, reduzindo nosso consumo de carne de forma mensal ou semanal, o importante é que devemos consumir alimentos naturais provenientes da terra.

Os benefícios de ser vegetariano são voltados totalmente para a nossa saúde em geral, aproveitando os benefícios e as propriedades de frutas e vegetais podemos alcançar uma vida mais longa e plena.

Tipos e benefícios de ser vegetariano

Existem vários tipos de vegetarianos e benefícios de ser vegetariano, podendo ser em tempo parcial (consomem carne uma vez por mês), existem os vegetarianos que consomem leite, mel e ovos (ovo-lacto-vegetarianos), os vegetarianos estritos ou veganos, que não consomem nada de origem animal e os crudívoros, que são aqueles que consomem frutas e verduras sem cozinhar alguma.

Benefícios de ser vegetariano

As desvantagens de uma dieta vegetariana são maiores, à medida que esta se torne mais restritiva, as dietas mais radicais tendem a ser muito difíceis de controlar e podem necessitar de substitutos farmacológicos para completar os nutrientes que necessitam de seus organismos.

Benefícios de ser vegetariano para a saúde

É necessário que quando iniciar a busca por benefícios de ser vegetariano, faça acompanhamento por nutricionistas, para evitar a carência de nutrientes em seu organismo. Não consumir proteínas animais, te afasta de hormônios para faze-lo crescer aceleradamente. Confira essa lista de benefícios de ser vegetariano.

  1. Uma dieta vegetariana previne o câncer de cólon e diferentes tipos de câncer que afetam o sistema digestivo.
  2. As dietas vegetarianas são baixas taxas de açúcares e de calorias, além de diminuir o aparecimento de diabetes e colesterol, também lhe ajudará a perder peso.
  3. Consumir apenas verduras e vegetais reduz a pressão arterial.
  4. A dieta vegetariana elimina do seu organismo o colesterol LDL e os triglicérides, reduzindo o risco de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
  5. O consumo de frutas e vegetais reduz o risco de cálculos renais e biliares, as frutas e as verduras são ricas em líquidos, também controlam os níveis de minerais responsáveis pelos cálculos.
  6. O seguimento de uma dieta vegetariana previne o câncer de mama.
  7. Alguns legumes e frutas ajudam a prevenir e a controlar a infertilidade tanto em homens como em mulheres.
  8. Uma dieta vegetariana também ajuda a fortalecer seu sistema imunológico.

Desvantagens de uma dieta vegetariana

Como tudo, as dietas vegetarianas têm desvantagens que podem ser prevenidas se seguimos um rigoroso controle do consumo de nutrientes.

As dietas vegetarianas são baixas em proteínas de alta qualidade e de rápida absorção, você provavelmente precisará aumentar o seu consumo de legumes ou, consumir suplementos proteicos para manter seus músculos saudáveis e definidos.

Pode existir um défice de cálcio, vitaminas do complexo B e ferro.

Os benefícios de ser vegetariano são muitos, e muito atraente. Se você quiser mudar a sua dieta tenha em conta estas dicas para ser vegetariano:

  • Consulta com um nutricionista ou um especialista em nutrição.
  • Procure grupos de apoio, mudar a dieta pode ser muito difícil e se não quiser cair no caminho você deve buscar apoio em pessoas que já passaram por isso mesmo.
  • Mude a sua dieta gradualmente, para evitar problemas digestivos.

Conselhos finais

Nunca tire a proteína animal de uma hora para outra da sua alimentação, quando você já está acostumado a fazer o consumo não se pode tirar assim, procure sempre por ajuda de um profissional como: nutricionista ou até mesmo médico. A proteína presente nas carnes tem alto teor de importância para nosso corpo, então reduza devagar o consumo e não por completo repentinamente. Segue a baixo uma lista dos alimentos que subsistem parcialmente o consumo da proteína animal:

  • Grão de bico – considerado umas das melhores fontes de proteína vegetal, além de ser fonte de vitaminas;
  • cogumelos – excelente fontes proteicas. Pode ser utilizado em molhos, refogados, assados e entre outros;
  • feijão azuki – rico em vitaminas do complexo B;
  • lentilha – rica em proteína, é fonte de fibra, ferro e zinco;
  • chia – a chia nos proporciona 6 gramas de proteína e 10 gramas de fibra a cada colher consumida;
  • quinoa – único grão comparado ao leite materno, de tantos benefícios que possui;
  • soja – pode ser consumida de diversas formas, que ela não perde seus benefícios proteicos.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.