Celulite na gravidez – como evitar?
O aparecimento da celulite na gravidez é muito comum, segundo os especialistas, é porque acontece muitas mudanças hormonais no corpo de toda mulher nessa faze.
O aparecimento da celulite na gravidez é muito comum, segundo os especialistas, é porque acontece muitas mudanças hormonais no corpo de toda mulher nessa faze. Essas transformações seriam, também, as responsáveis por alterações na pele, como o aparecimento de estrias e a retenção de líquidos.
Tabela de conteúdo
O que causa a celulite na gravidez?
Os estrogênios, a progesterona e o hormônio, se produz com frequência no corpo da grávida, são substâncias que acompanham o processo e contribuem para a evolução do feto. No entanto, acabam sendo eles os causadores dessas celulite na gravidez, que não são muito agradáveis para as mulheres, mexendo muito com a autoestima.
Outro hormônio que pode também influenciar no aparecimento da celulite na gravidez é quando o bebe começa a crescer e a pele do corpo começa a esticar. Um dos conselhos médicos é que aumente o consumo de óleos e cremes sobre a pele, e também faça o uso com frequência de colágeno, sendo ele a substância responsável pra uma pele jovem e saudável, lembrando que o colágeno consumindo na gravidez não pode conter acido hialorônico.
Embora essas substâncias químicas do corpo influencie, é também preciso considerar o aumento de peso que toda gestante tem durante essa etapa, o que ajuda muito no aparecimento das celulite na gravidez, composto também por estrias e manchas sobre a pele.
Como se forma a celulite durante a gravidez?
A tão temida celulite ocorre no interior da pele, nas camadas profundas do corpo. Seu aparecimento é resultado da má irrigação de líquidos no organismo, que produz o acúmulo de células de gorduras e toxinas, com uma consequência mudança de volume na parte do corpo afetada. Em uma pesquisa recente feita por especialista, considera-se que aproximadamente 90% das mulheres sofrem de celulite na gravidez.
Diversas são as recomendações tanto para a prevenção como para o tratamento da celulite durante a gravidez. Em seguida, colocamos algumas rotinas pensadas especialmente para mulheres grávidas. Aconselha-se seguir as recomendações até a data do parto, pois não apresenta qualquer perigo para o bebê que esta a caminho.
Alimentação durante a gravidez
A alimentação será sempre uma parte fundamental em qualquer tratamento contra a celulite durante a gravidez. É por isso que se deve prestar atenção ao que consome, isso serve tanto para quem quer prevenir ou tratar a celulite.
Em uma dieta que ajuda a acabar com a celulite na gravidez recomenda-se reduzir a ingestão de alimentos que contenham muito hidratos de carbono, sendo eles:
- Aveia;
- Açúcar;
- Amendoim;
- Chocolate;
- Cereais integrais
- Refrigerante / água com gás
- Café
Em substituição a estes, podem ser ingeridos os seguintes alimentos, sempre com a devida supervisão de um especialista:
- Frutas e vegetais em abundância.
- Proteína animal, carne, peixe, frango, produtos lácteos.
Água e exercício físico
A ingestão de água deve ser de cerca de 2 a 3 litros por dia, além de alimentos ricos em água, como frutas frescas, sempre bebidas naturais, em vez de substâncias artificiais e bebidas com gás.
De modo igual, o exercício físico é de extrema importância, caminhar pode ser uma opção excelente, seguindo sempre os sinais e limites do corpo. Recomenda-se de uma caminhada de 45 minutos a uma hora, podendo ser suficiente, a fim de estimular uma correta circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos, e o consequente aparecimento da celulite na gravidez.
Outro conselho útil é o uso de roupas adequadas, que permitam que o corpo se sinta confortável. As roupas folgadinhas serão sempre mais recomendadas.
Massagens e compressas mornas
As massagens e compressas mornas são sempre indicadas para estimular a circulação sanguínea do corpo, podendo usar um creme de sua preferencia ou até mesmo óleos corporais, passando em grande quantidade em toda parte do corpo. Evitando somente os cremes e óleos anticelulites, que são contra indicados para uso durante a gravidez.
Tratamento estético
Finalmente, depois do parto, após três meses se não desaparecer as celulites a mãe pode procurar por tratamentos ou terapias anti-celulíticas, por não ser recomendadas durante a gestação por ser prejudicial ao bebê e até mesmo em alguns casos ser abortiva.
Conselho final
No caso de mulheres grávidas com excesso de peso, é indispensável a consulta com um especialista em nutrição, que defina as diretrizes para o desenvolvimento saudável do feto, e da alimentação da mãe. O consumo de gorduras é mais restrito para aqueles que se encontram nesta categoria.