Celulite: sintomas, tratamentos e causas
A tão temida e conhecida celulite tem convivido mais e mais conosco, o percentual de afetados por esta condição recai em 90% sobre as mulheres, disfunção com várias causas é biologicamente natural, pois o próprio corpo feminino produz camadas gordurosas, estas por sua vez lutam dia e noite para diminuir e erradicar esse problema. Ela […]
A tão temida e conhecida celulite tem convivido mais e mais conosco, o percentual de afetados por esta condição recai em 90% sobre as mulheres, disfunção com várias causas é biologicamente natural, pois o próprio corpo feminino produz camadas gordurosas, estas por sua vez lutam dia e noite para diminuir e erradicar esse problema.
Ela é causada pelo acúmulo de gordura no tecido subcutâneo (camada mais interna da cútis/pele) atingindo diretamente as células endurecendo-as e inchando-as, causando diversas complicações estéticas e na saúde da mulher deixando a pele ondulada com desníveis que pode ser exemplificados pela casca de uma laranja, onde a textura é desnivelada, ou seja, cheia de buracos.
Tabela de conteúdo
Causas da celulite
Com modificações no tecido gorduroso (tecido adiposo, onde algumas células acumulam gorduras de lipídios) que incide sobre a pele acompanhado pela disfunção na microcirculação e por consequência aumento no tecido de fibra.
Sendo abrangente, dos motivos que causam a celulite pode-se citar o peso em excesso, porém nas mulheres especificamente o surgimento da celulite depende do excesso de peso, ela nasce devido a fatores hormonais que pode ou não estarem atrelados a obesidade e excesso no peso.
Há também fatores externos que podem influenciar nesse processo natural do ser, como a falta de atividade física, uma alimentação desregulada.
Problemas mais comuns
O problema mais comum entre as mulheres, que é biologicamente natural, são as alterações hormonais que propiciam o sexo feminino a ter maiores possibilidades de ter celulite
.Um dos problemas mais fáceis de acontecer, por falta de hábito, é a desidratação, a falta de ingestão de água faz com que a pele fique áspera e sem a hidratação nas células, gera-se várias complicações.
O metabolismo lento faz com que o corpo demore para fazer a digestão dos alimentos, apenas de muitos não terem conhecimento, isso também pode fazer com que a celulite se desenvolva.
Celulite e problemas com gordura corporal
Semelhante a outros problemas citados acima, a gordura corporal total também é fator que acarreta a celulite, pois combinado a outro problema pode tornar real algo que nem sempre o corpo produz, um dos grandes amigos da gordura total é o sedentarismo pois quanto maior o repouso, maior o acúmulo de gordura no corpo.
Uma dieta com excesso de gordura também pode causar celulite, quando o indivíduo cotidianamente ingere comidas industrializadas, gordurosas especificamente, favorecem o aparecimento de celulite.
No caso da celulite, causas como o sedentarismo são possíveis citar, a gordura em excesso causada pela falta de exercícios físicos propicia o surgimento de celulite em áreas do corpo como as nádegas, seios, coxas e barriga.
O que é celulite e quem pode afetar?
Que a celulite é um problema de pele muita gente sabe, mas sempre fica a pergunta no ar ‘’e a celulite, o que é?’’ leia abaixo e tenha a resposta sabendo tudo sobre a celulite, o que é e quem afeta.
Esse problema é causado por excesso de gordura no tecido subcutâneo, ou seja, o tecido nas camadas mais internas da cútis, tal acumulo faz com que as células se aglomerem e se espremam fazendo com que a parte superficial da pele seja afetada, com elevações e buraquinhos deixando-a parecida com uma casca de laranja.
Com maior percentual de casos, as mulheres são sim a maior afetada por esse problema, entre 10 mulheres, 8 tem qualquer tipo de celulite. È mais comum nesse sexo porque a produção hormonal ocorre em maior escala e de formas diferentes.
Além dos tecidos fibrosos agirem de uma maneira que propiciem o surgimento de celulite nelas. algumas das celulites são, profundidade além de depressões, aspectos das áreas elevadas.
Na maior parte dos casos (nos menos elevados) a celulite é visualizada somente quando a pele é comprimida manualmente fazendo surgir diversas ondulações e covas (buraquinhos).
Sendo minimamente afetado, o sexo masculino também sofre com celulite, na maior parte dos casos devido a problemas de peso, esse sexo além de ser menos afetado, não tem muito interesse em tratamento.
Sintomas da celulite
Não há complicações de saúdes conferidas a celulite, sintomas porém como a aparição de uma celulite em seu estado mais grave (onde há diversos buracos, ondulações ou depressões) traz desconforto as mulheres e aquele ‘’Q’’ de insegurança na hora de usar uma roupa que mostre mais o corpo.
A celulite se aloja em regiões como coxas, bumbum, braços e seios, em casos menos elevados a celulite não tem nenhum sintoma, porém em casos de maior elevação, ela é sim sintomática causando irregularidade na pele, região mais fria e o enrijecimento, dor e sensibilidade.
Pode-se citar no caso da celulite, sintomas bem comuns como o incomodo devido ao acumulo de gordura nas células, mas nada muito grave conferida, porém no caso da celulite, sintomas são fáceis de se identificar.
Consulta médica para tratar a celulite
Pelos diversos problemas apresentados, a celulite tem sim seu perigo para o nosso corpo, conclui-se então que o recomendável é que você procure um especialista em uma clínica de estética que trabalhe nesse ramo.
Com esses dados, pode-se dizer que quem porta a celulite, apesar de que muita das vezes ocorrer aparições de forma natural, é um sinal de que o tal não leva uma vida saudável, ou por parte de desidratação, uma alimentação desregulada, sedentarismo, etc.
Para um tratamento de qualidade onde pode-se ter um diagnóstico de qual o nível da celulite e o que deve-se fazer para tratar é feito com a consulta em um dermatologista, especialista em pele que vai dar todo o suporte e bem estar para que você cuide da sua saúde e tenha uma pele visivelmente saudável no menor tempo.
O diagnóstico se trata de um exame físico onde o especialista (dermatologista) examina a área de incidência da celulite analisando qual o tipo e as causas da mesma.
Tratamentos para celulite
Os únicos capazes de realizar um tratamento e um diagnóstico de qualidade são os dermatologistas e os cirurgiões plásticos, ambos analisarão o caso e te darão a melhor solução e se for preciso você se submeterá a uma cirurgia.
Uma massagem modeladora é combinada a lasers, ultrassom, radiofrequência e etc, atua na quebra de gorduras e faz o papel de estimular o bom funcionamento do sistema linfático
A drenagem linfática se trata de uma aplicação de massagens na área de incidência da celulite, com sucesso em casos onde a mesma não está num estado mais comprometedor a pele, tais massagens melhoram a circulação e elimina líquidos desnecessários da pele e remover nódulos de gordura na região.
O creme anticelulite é de grande ajuda pois auxilia no tratamento contra a mesma, porém não pode ser usado sem o auxílio de uma vida saudável, e isso inclui o estímulo da perda de gordura, com atividades físicas regulares, uma alimentação saudável e a consulta ao dermatologista, estimula a produção do colágeno e a microcirculação melhorando o problema.
Um tratamento indicado é a endermologia que trata-se do uso de máquinas que incidem sobre a pele com rolos comprimindo-a e melhorando os casos médios e graves com as sessões, é um método concomitante a drenagem linfática.
A mesoterapia se trata de um coquetel de medicamentos que vão fazer um tratamento invasivo contra a celulite, esse método é indicado em casos de celulite avançada, por ser invasivo não é indolor e pode causar hematomas, porém associado a uma vida saudável pode ser bastante eficaz.
Outros métodos
Para o tratamento da celulite também utiliza-se a radiofrequência, método que através do uso da radiação eletromagnética de alta frequência faz as moléculas de água agitarem-se estimulando a produção de colágeno e diminuindo a tensão das fibras que enrijece a pele, bastante eficaz esse método traz uma pele saudável e com o resultado duradouro.
Uma cirurgia indicada é a cirurgia a laser que após ser aplicado anestesia no local da celulite feixes de luz incidem sobre a pele quebrando e eliminando as gorduras e fibras que enrijece a pele, estimulando o colágeno e trazendo elasticidade a pele, o método é invasivo e causa dor além de trazer riscos de se submeter a uma nova cirurgia.
Outro método é a lipocavitação traz a quebra das células por meio da energia ultrassônica que incide sobre a pele e a máquina faz o trabalho. Com divergências no meio estético tal procedimento clínico não é cientificamente comprovado e pouco recomendado por especialistas.
Além da lipocavitação pode-se citar o ultrassom estético lipolítica que é um procedimento mecânico com a aplicação de gel que desliza junto com a máquina e ambos agem de forma intercelular melhorando o funcionamento da pele como um todo e dando maior permeabilidade às células livrando nosso corpo da gordura localizada.
O procedimento da subcisão é cirúrgico e leva a pele a ter uma quebra nos desníveis o que acaba com diversos problemas, um deles, os relevos causados pela celulite, ela rompe com as fibras e age nos compartimentos de fibras que alojam gorduras, o procedimento causa dor e pode ser realizado um novo procedimento se havendo complicações.
Tratamentos tecnológicos
Um tratamento conceituado é o AWT (ACOUSTIC WAVE THERAPY) que através de ondas acústicas incide nas camadas mais profundas da pele eliminando as fibras da celulite e dando maior força aos músculos da região. O melhor desse procedimento é que ele pode ser realizado com a mesma eficácia nos três níveis da celulite.
É possível citar tratamentos como a injeção do dióxido de carbono, conhecido como carboxiterapia é utilizada para melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos além de (não comprovado cientificamente) promover a vasodilatação melhorando a elasticidade e reduzindo a flacidez.
Através de um aparelho colocado na superfície da pele, a criolipólise age com baixas temperaturas para quebrar a gordura localizada que congela e as destrói, o próprio corpo expele as fibras gordurosas causadoras da celulite deixando a pele mais saudável.
Por fim para a celulite, tratamentos como a corrente russa não atua diretamente sobre a celulite mas sobre a flacidez da pele, por meio da energia contraindo os músculos e dando maior circulação sanguínea além de estimular a oxigenação da pele.
Com a consulta a um especialista na área da pele (dermatologista) pode-se obter medicamentos específicos para o tratamento.
O terror das mulheres
Com base nessas informações é possível livrar-se desse problema, mas por dificuldades financeiras, algumas pessoas não podem ir a uma consulta, então a melhor forma de lidar com a tal é “aprendendo a conviver”.
A ingestão de água é imprescindível para que ela não venha a dominar a sua pele, com uma boa hidratação, o bem estar garantido, evitando que a pele fique seca.
Também necessária a alimentação saudável tem que fazer parte do dia-a-dia de quem convive com a celulite pois com comidas ricas em vitaminas a pele pode desfrutar de uma melhor estética, além da redução de açucares e a eliminação de toxinas presentes na corrente sanguínea.
Atrelada aos dois hábitos necessários anteriores, a prática de exercícios físicos levam o corpo a ter um bom funcionamento cardíaco e especificamente no caso da celulite, pois elimina gorduras que são a grande inimiga de um corpo torneado, invertendo a vida sedentária por uma vida saudável você só tem a ganhar.
Esses métodos são recomendados tanto para quem porta a celulite quanto para quem quer se prevenir de futuras complicações com a gordura acumulada na pele.
O bem estar é gerado a partir de métodos que visem busca de uma vida saudável, eliminando qualquer tipo de problemas com a pele, que pode acarretar uma baixa autoestima do indivíduo, ela não é um monstro, pode ser prevenido e remediado com sucesso, é importante sempre estar indo a consultas médicas e se preocupar com a saúde.