LISTA DE ALIMENTOS ALCALINOS E ÁCIDOS ➨ OS MELHORES BENEFÍCIOS!
As dietas alcalinas estão muito na moda atualmente, mas você não sabe em que consiste exatamente e o que você tem que fazer para que funcione na perfeição. E é que se sabe que alimentos alcalinos que comer no seu dia-a-dia e qual o nível de acidez, tem tudo o que você come pode melhorar […]
As dietas alcalinas estão muito na moda atualmente, mas você não sabe em que consiste exatamente e o que você tem que fazer para que funcione na perfeição. E é que se sabe que alimentos alcalinos que comer no seu dia-a-dia e qual o nível de acidez, tem tudo o que você come pode melhorar sua saúde, você terá mais energia e bajarás de peso facilmente.
Quero começar a dieta alcalina? Aqui dizemos-lhe todos os alimentos alcalinos que você deve tomar e os alimentos ácidos que você deve remover de sua alimentação diária, para que possa levá-la à perfeição!
Tabela de conteúdo
- O que são os alimentos alcalinos?
- Benefícios que têm os alimentos alcalinos na saúde
- Cuidar do estômago e do trato digestivo
- Previne doenças como o câncer
- Diminuir o peso
- Previne a osteoporose
- O que causam os alimentos ácidos na nossa saúde?
- Alimentos mais alcalinizantes
- Tabela de alimentos alcalinos e ácidos
- Lista de alimentos alcalinos
- Lista de frutas alcalinas
- Lista de cereais alcalinos
- Lista de alimentos neutros (Ph 7)
- Lista de alimentos ácidos
- Lista dos alimentos ácidos recomendados
O que são os alimentos alcalinos?
Os alimentos alcalinos são aqueles cuja pouca acidez, é benéfico para o nosso organismo. A acidez é medida através do Ph (potencial de hidrogênio), sendo o zero o alimento mais ácido e catorze o mais alcalino e saudável para o corpo. O número sete corresponde às substâncias neutras.
Em teoria, esses níveis se refletem no sangue, pelo que os alimentos alcalinos aumentam a nossa saúde, enquanto que os ácidos a se agravar, e tudo isto se pode demonstrar com qualquer análise de sangue. Portanto, os alimentos alcalinos são aqueles que estão acima do Ph sete e são saudáveis para o nosso corpo.
Benefícios que têm os alimentos alcalinos na saúde
Uma dieta rica em substâncias alcalinas é muito boa para melhorar a nossa qualidade de vida. Se você começar uma dieta alcalina, você notará os resultados em muito pouco tempo!
Em seguida, deixamos alguns dos benefícios que você tem em seu corpo o tomar alimentos alcalinos diariamente.
Cuidar do estômago e do trato digestivo
Por si só o estômago é um órgão muito ácido, por isso que todos os alimentos que envia para o intestino, costumam ser bastante ácidos e precisam ser regulamentados. Isso faz com que aumente o trabalho ao chegar ao pâncreas, que tem que neutralizar toda essa acidez. Tomando refeições alcalinas, consegue-se diminuir a acidez do estômago e reduz o trabalho do pâncreas.
Previne doenças como o câncer
As células cancerosas precisam estar em um meio rico em acidez para sobreviver e poder ser reproduzido adequadamente, pelo que se se consumir substâncias alcalinas a probabilidade de que se reproduzam diminuirá significativamente. Isso mesmo acontece com a acidez no sangue, já que se diminui também pode prevenir um monte de doenças relacionadas com sangue.
Diminuir o peso
Os alimentos alcalinos são mais saudáveis do que os ácidos, pelo que uma dieta alcalina é muito boa para perder peso se você combina com um pouco de esporte semanal. Isso sim, para que funcione corretamente, você tem que tentar comer a menor quantidade de alimentos ácidos possível.
Previne a osteoporose
Os ossos também se enfraquecem com o excesso de acidez no organismo, por isso que uma dieta alcalina é de muita ajuda para evitar a osteoporose e a calcificação dos ossos.
Além disso, também diminui a acidez da urina, impedindo que fiquem doentes órgãos como os rins ou da bexiga, entre outros.
Por norma geral, há que consumir 80% de alimentos alcalinos e apenas 20% de alimentos ácidos. Se seguirmos essa regra em nossa dieta alcalina, em pouco tempo, teremos uma melhor saúde e nossas defesas contra as doenças aumentarão.
O que causam os alimentos ácidos na nossa saúde?
Consumir alimentos alcalinos é bom, mas também é necessário não comer em excesso substâncias ricas em ácidos. Um excesso de alimentos de baixo Ph pode causar um desequilíbrio em nosso organismo muito grave. Algumas das consequências que causa esta acidez são as seguintes:
- Diminuição da capacidade do organismo para absorver nutrientes e minerais
- Déficit na produção de energia
- Pouca capacidade para reparar as células doentes ou danificadas
- Incapacidade para eliminar os metais pesados de sangue
- Pouca capacidade para eliminar doenças e curar doenças em geral
- Fadiga, que pode chegar a ser crônica
Um equilíbrio é fundamental para ser saudável. Não há por que deixar de consumir alimentos ricos em ácidos, mas sim controlá-los adequadamente e dia-a-dia.
Atualmente, por exemplo, se comem muitos produtos de origem animal, bem como muito sal ou aditivos e corantes. Tudo isso acaba por passar factura para o nosso organismo, por isso que, ao final, uma dieta alcalina não é mais que um consumo equilibrado de todos os alimentos que nos oferece a natureza e que podemos encontrar no mercado.
Se, por exemplo, combinamos adequadamente os alimentos alcalinos com os ácidos, podemos encontrar um equilíbrio em nosso organismo que nos faça estar em perfeito estado de saúde, sem que haja um défice de qualquer um dos nutrientes essenciais.
Alimentos mais alcalinizantes
Há uma infinidade de alimentos no mercado ricos em alcalinos, mas algumas famílias são mais necessárias em qualquer dieta alcalina que quer ser seguidas diariamente.
Em seguida, mostramos o que você tem que comer diariamente para manter um bom nível de Ph:
- Legumes e produtos hortícolas: Alguns, como o espinafre ou cenoura, são especialmente alcalinos. Mesmo assim, alimentos como a papata podem nos enganar e nos fazer acreditar que são alcalinos, quando na verdade possuem um Ph neutro.
- Frutas: melancia o abacate, a variedade de frutas, alcalinizantes é muito variada. Há que ter em conta que há também muitas frutas, especialmente ácidas, como as amoras.
- Cereais: aqui é especialmente recomendável a amêndoa e as castanhas, evitando as castanhas de caju e amendoim.
- Condimentos e especiarias: canela, o curry ou a mostarda são alimentos alcalinos muito bons para temperar uma dieta variada. Em contrapartida, os temperos artificiais ou de sal podem ser excessivamente ácidos.
Tabela de alimentos alcalinos e ácidos
Todos os alimentos têm um nível de Ph analisado e estudado, pelo que a seguir apresentamos apenas uma pequena parte de todas as refeições que você pode encontrar no mercado.
Há que ter em conta que estes são os que mais se costuma ver em qualquer casa, mas que alguns podem não se encontrar nas listas apresentadas a seguir.
Lista de alimentos alcalinos
De todas as verduras e legumes que podemos consumir, há que se destacar as seguintes como sendo as mais alcalinas:
- Acelga
- Aipo
- Brócolis
- Berinjela
- A beterraba, assim como as folhas da beterraba
- Alface
- Pimentos
- Cenoura
- Couve-flor, repolho e couve
- Alho
- Abóbora
- Pepino
- Ervilhas
- Cebola
- Batatas
- Trigo
- Nabo
- Tomate
- Espinafre
- Agrião
- Folhas de mostarda
- Fungos e cogumelos, mas sempre observando, primeiramente, quais são as mais alcalinas
Lista de frutas alcalinas
Como mencionamos anteriormente, também as frutas são uma rica refeição alcalina e da mais variada. Entre as mais comuns, podemos encontrar:
- Maçã
- Toranja
- Melão
- Melancia
- Damasco
- Pera
- Abacaxi
- Abacate
- Banana
- Mango
- Cerejas
- Limão e lima
- Uvas
- Laranjas e tangerinas
- Pêssego
- Morangos
- Nectarina e pêssego
- A maioria das frutas tropicais são alcalinas
- Ruibarbo
Lista de cereais alcalinos
Os cereais e os temperos também há alguns notáveis como os que se indicam a seguir:
- Amêndoas e castanhas
- Azeite de oliva virgem
- Tofu
- Chile
- Gengibre
- Canela
- Curry
- Mostarda
- Sal marinho
- Vinagre de maçã
- Sucos naturais de frutas ou legumes
- Água mineral
Se algum dos alimentos que quiser consumir não aparece nesta lista, é muito fácil de descobrir se você é um alimento com um Ph alcalino alto ou não. O mais fácil é procurar na Internet antes de consumí-lo em qualquer página especializada, mas também há alguns embalagens que indicam diretamente o seu nível de Ph. Isso costuma ser mais em alimentos alcalinos que em comida ácida.
Lista de alimentos neutros (Ph 7)
Estes alimentos também é bom consumi-los com frequência para regular a alcalinidade e a acidez do nosso corpo, já que são totalmente neutros e não fazem mal nem ao nosso estômago nem para o nosso trato digestivo. Entre os mais usados, podemos encontrar os seguintes:
- Mel
- Ovos
- Batatas
- Leite de soja
- Milho
- Lentilhas
- Azeitonas
- Quinoa
- Ameixas e passas
- Amido de milho
- Arroz
- Macarrão e espaguete
- Grão de bico
- Nozes
- Feijão
- Cevada
- Feijão
Embora possamos pensar que, por serem alimentos com Ph neutro, não são tão saudáveis para o nosso organismo, a verdade é que muitos desses alimentos contêm uma infinidade de propriedades que também é recomendável consumir para manter o corpo em perfeito estado. Uma alimentação alcalina deve se misturar com o resto de alimentos, especialmente com os mostrados nesta lista.
Lista de alimentos ácidos
Os alimentos ácidos são encontrados especialmente na carne, o peixe, o leite e a gordura. Mesmo assim, existem muitos outros que podem ter um Ph muito baixo. Os mais conhecidos são os seguintes:
- Manteiga
- Queijos
- Caju
- Amendoim
- Amoras
- Bacon e qualquer carne em geral, como o peru ou porco
- Moluscos
Lista dos alimentos ácidos recomendados
- Bacalhau e atum, como a sardinha ou o salmão
- A maioria dos frutos do mar, como lagosta, mexilhões
- Adoçantes artificiais
- Açúcar e chocolate
- Farinha
- Bolos, especialmente a industrial
- Compotas
- Creme
- Álcool
- Refrigerantes
- Tabaco
Mas não há de ser restritos e cortar de um golpe, o consumo desses alimentos, é bom reduzir sua presença em nossa dieta diária.
2 Responses
gostaria de saber se a batata doce é alcalina ou acida
maça é alcalina ou acida