Blog da Paty

Maca Peruana funciona? Veja tudo que você precisa saber

Você já ouviu falar da maca peruana? Tem ideia dos benefícios? Saiba tudo aqui, um guia completo sobre a Maca peruana! Você vai se surpreender!

A Maca Peruana foi descoberta pelos pastores que por lá passavam. No começo, era utilizada para o consumo dos animais, mas observando o vigor, energia que eles adquiriram, os próprios donos passaram a consumi-las e obtiveram os mesmos resultados. Com o tempo a Maca Peruana acabou por ser descoberta por pessoas de outros países que começaram o estudo sobre este vegetal e, assim, com o tempo, começou a ser conhecido pelo mundo todo.

O que é Maca Peruana?

A Maca Peruana é um tubérculo parecido com o rabanete. Ele é originário do Peru e encontrado, principalmente, nos Andes que possui grande altitude e várias mudanças climáticas. Como todo tubérculo a principal fonte de nutrientes se encontra na raiz se parecendo com o rabanete.

Por mais de 500 anos a Maca Peruana ficou escondido nas altas cordilheiras, mas agora já é conhecida e consumida por todo o mundo e, traz, o sustento de muitas famílias peruanas. Quando os espanhóis chegaram e aprenderam sobre isso, eles exportaram raízes de maca para a Espanha.

A Maca Peruana é um tubérculo que possui alto valor nutritivo e compostos que se chamam fitoquímicos que é uma nova categoria de nutrientes. Ser da família dos fitoquímicos significa que o alimento possui a capacidade de proteger o nosso corpo de oxidantes e outros elementos nocivos. Possui o poder de beneficiar o metabolismo do nosso corpo melhorando o processo de digestão, a respiração e energia. Tudo, isso traz a prevenção de doenças, perda de gordura, aumento da massa magra, resumindo, um organismo saudável e forte no combate aos males aos quais nosso corpo possa estar sujeito.

É claro que assim como qualquer outro alimento, o modo de preparo, a forma de armazenamento, a forma colheita, etc., podem influenciar nos valores nutritivos que a Maca Peruana possui.

Leia também:  ALIMENTOS COM BETA-CAROTENO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Planta da Maca Peruana

Para que serve a Maca Peruana?

Imagine um alimento que ajuda no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração e a imunidade, dá energia, estabiliza o humor, fortalece os ossos, melhora a fertilidade e que, ainda por cima, é afrodisíaco. Muito prazer, essa é a Maca Peruana. O nome pode soar estranho, mas essa plantinha já vem sendo estudada há algum tempo e parece fazer maravilhas à saúde de quem a consome. Melhora o poder de memorizar e de aprendizagem, aumento a libido de homens e mulheres, e diminui a próstata.

Maca Peruana e seus benefícios

A quantidade de elementos favoráveis nesse alimento é enorme. Ela possui uma grande quantidade de ferro, cálcio, fibras, fósforo, magnésio, inúmeras proteínas, ácidos graxos, ômega 3, ômega 9, carboidratos, zinco, várias vitaminas, zinco, etc.

Com todos esses elementos a habilidade de transformação e melhora que nosso corpo pode ter tanto fisicamente quanto mentalmente são várias: combate a doenças relacionadas ao coração, auxilia no combate a anemia, ajuda nos sintomas de doenças como a depressão, controla os hormônios e fluxo sanguíneo, ajuda aqueles que querem perder peso.

Vários estudos foram e continuam a serem observados e novas aplicações positivas desse vegetal são encontradas e utilizadas. Abaixo seguem alguns benefícios que podemos adquirir consumindo este alimento:

Ajuda emagrecer

Muitos são aqueles que querem emagrecer. Graças a carboidratos ao carboidratos importantes que ela possui a produção de energia aumenta, melhora o sentimento de satisfação com um menor consumo de alimentos fazendo com que o trabalho do nosso intestino seja melhor graças as fibras que também possui. Tudo isso, consumindo as poucas calorias que são encontradas a Maca Peruana.

Ajuda o coração

Se o seu problema for o coração, saiba que com o uso, nosso coração se torna mais forte através do consumo da Maca Peruana, devida a quantidade de Ômega 3 contida nesse alimento. Assim, pode-se controlar a hipertensão arterial e os níveis de colesterol aumentando o bom e diminuindo o ruim com mais facilidade,

Leia também:  Depressão: causas, sintomas e tratamentos

Previne diabetes

Para aqueles que possuem algum tipo de histórico de diabetes na família, as fibras presentes na maca ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose age o que diminui a liberação da insulina pelo corpo, melhorando também a quebra dos carboidratos e auxiliando no tratamento da hipertensão arterial.

Combate anemia

Para os anêmicos tornar a maca sua possível aliada seria bastante sábio, pois ode-se encontrar uma grande quantidade de ferro tornando esse produto um grande aliado na luta contra a anemia, fortalecendo o corpo na luta contra doenças lhe dando maior imunidade e resistência, combatendo o mal-estar trazendo energia

Combate a osteoporose

Se você ou alguém da sua família tem alguma doença óssea saiba que a Maca Peruana possui uma maior quantidade de cálcio quando comparada com o leite. Auxiliando no combate as doenças como a osteoporose.

Melhora a fertilidade

Segundo pesquisas ao consumir a Maca Peruana os homens podem aumentar a quantidade de sêmen. No caso das mulheres, aumenta o desejo sexual e diminui o estresse. E, em ambos, regula o metabolismo e melhora a circulação de sangue, principalmente nas áreas intimas.

Ajuda na menopausa e menstruação

Ela melhora as taxas de hormônios contribuindo, assim, no controle da temperatura corporal e outros males adquiridos por causa da menopausa auxilia no controle dos sintomas da menopausa. E tudo isso sem aqueles terríveis efeitos colaterais dos remédios tradicionais.

Para as mulheres ainda em idade fértil, a Maca Peruana auxilia no controle da terrível TPM, as irregularidades ou alto fluxo no período menstrual e combate as horríveis cólicas.

Saúde mental e física

Para aqueles que sofrem com a depressão, lapsos mentais e ansiedade. O humor torna-se melhor, aumenta o vigor e traz um grande sentimento de bem-estar. Mas vale ressaltar que sempre deve-se procurar um médico para auxiliar no tratamento e usar na quantidade recomendada por ele.

Maca Peruana

Como tomar a Maca Peruana?

Essa planta pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Crua ela é muito tóxica.

Leia também:  7 habilidades que você precisa para ter sucesso nas artes cênicas

Ela deve consumida cozida misturando com legumes, outros tubérculos criando uma sopa ou um prato combinado com outros elementos nutritivos. Ele também pode ser combinado com o leite criando-se vitaminas ou com simples frutas (principalmente as cítricas) produzindo sucos.

Deve se iniciar o consumo com dosagens menores e ir aumentando conforme os resultados da necessidade do organismo de cada pessoa do uso da Maca Peruana. Um nutricionista poderá orientar a dosagem e a melhor forma de consumir dependendo da necessidade de cada pessoa.

Na forma de cápsula a comercialização vai de 500mg à 1200mg. A quantidade de cápsulas irá variar de pessoa para pessoa. As doses podem ser separadas durante o uso diário e resultados podem mudar conforme o tempo for passando.

Contra indicações

Não é recomendável o uso em excesso, pois acabariam surgindo elementos que poderiam atuar de modo nocivo sobre os níveis hormonais. Também é aconselhável interromper o uso se ocorrer qualquer mudança negativa no corpo. Mas a maca também pode ser consumida diariamente por tempo indeterminado.

Assim como qualquer suplementação alimentar, a Maca Peruana, deve ser indicada por um profissional da saúde. Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com alguns tipos de câncer ligados aos hormônios devem evitar o consumo da Maca Peruana.

Efeitos colaterais

A Maca Peruana tem se mostrado bastante segura quando consumida nas doses comumente indicada e não foram identificados efeitos colaterais até o momento.

Porém, como qualquer outro suplemento, é necessário evitar o consumo em excesso. Devido aos efeitos sobre o balanço hormonal, quantidades excessivas de maca podem levam a um descontrole do sistema endócrino e causar sérias consequências. Caso sinta algum sintoma ao consumir a planta, suspenda imediatamente o uso e procure um serviço de saúde.

E vale ressaltar mais uma vez: nunca tente consumir a Maca Peruana crua, pois nesta forma ela é extremamente venenosa.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.