Blog da Paty

Manchas brancas na pele

As manchas brancas na pele podem aparecer por vários motivos! Aprenda a identificar cada uma delas.

A despigmentação da pele costuma provocar o aparecimento de manchas brancas na pele, assim como manchas de cores diferentes que podem ter uma forma e consistência diferentes, como manchas vermelha na pele por exemplo. Uma mancha branca na pele pode ser causada por vários motivos, e, embora à primeira vista nos podem parecer todas iguais, se prestarmos atenção, notamos leves diferenças que indiquem o motivo da sua formação.

Hoje vamos ver por que aparecem essas manchas brancas no rosto e em diferentes partes do corpo, quais são os sintomas que a acompanham, conforme a causa de cada uma, e qual pode ser o tratamento mais eficaz.

Manchas branca na pele

Muitos dos motivos da falta de pigmentação ou as manchas brancas na pele, são totalmente inofensivos, mas alguns deles devem ser tratados com urgência para não piorar o estado de saúde do paciente.

O que são manchas brancas na pele?

A pele é composta por uma série de células que formam diferentes camadas para exercer diferentes funções. A camada mais externa, a epiderme, contém algumas células cuja principal função é a de proteção contra os agentes externos. Uma das coisas mais importantes é a de exercer de barreira contra os raios solares, absorvendo a energia solar de forma direta.

Esta energia solar faz com que a pele se colora, graças à melanina, e por isso nos bronzeamos no verão. Mas às vezes existem algumas células que, por alguma razão, não se bronzeiam como o resto, aparecendo manchas brancas nas costas, no rosto, no peito, manchas brancas nos braços, e em qualquer outra parte do corpo.

O primeiro ponto que devemos olhar, é a forma e o tamanho das manchas, que determinam o tipo de manchas na pele e do que se trata.

Tipos de manchas brancas na pele

Uma mancha branca na pele ou até mesmo uma mancha vermelha, pode ser várias coisas, veja algumas delas:

Manchas grandes na pele

A aparição repentina de grandes manchas na pele, geralmente é causada por uma falha genética na pigmentação das células. Estas manchas grandes podem aumentar de tamanho progressivamente, ou ficar com o mesmo tamanho durante mais tempo.

As manchas grande costumam aparecer no rosto, ao redor dos olhos e da boca, e também em articulações como joelhos, cotovelos, axilas, mas também em outras partes do corpo.

Leia também:  20 remédios naturais para a celulite

Pintinhas pequenas na pele

As pequenas pintinhas na pele podem ser causadas por diferentes motivos. Este tipo de manchas aparecem principalmente no tronco, tanto no peito como nas costas ou a barriga, mas também se podem ver em qualquer outra parte do corpo e o rosto.

Pintinhas pequena na pele

Algumas são acompanhadas de coceira e descamação, embora, geralmente, os sintomas não costumam ser acusados. Na maioria dos casos, podem ser removidas com um bom tratamento, ou simplesmente desaparecem por si mesmas, mas também podem permanecer de forma crônica, durante toda a vida do paciente.

Manchas externas com comichão

As manchas que vão acompanhadas de coceira e descamação são as mais irritantes de todos, mas também costumam ser as mais fáceis de tratar e eliminar. Esta condição na pele pode dar manchas de médio ou grande porte, que se estendem facilmente por todo o corpo, rosto, mãos e pés.

Costumam aparecer em crianças, idosos, grávidas, e outras pessoas que têm o sistema imunitário enfraquecido. Para tratar estas pequenas manchas brancas na pele, tem que ir rapidamente ao médico para evitar que continuem espalhando e causando mais problemas.

Comichão de Jock, fungos do sol

Uma das principais causas de manchas pigmentadas na pele, comichão de jock, fungos do sol, também chamada piteiras versicolor. Consiste em uma infecção da pele causada por um fungo, que de forma natural na pele, mas quando as defesas estão baixas, começa a sua proliferação e a sua colonização atacando as células cutâneas.

Essas manchas na pele costumam aparecer principalmente no tronco, costas e no peito, mas também em áreas onde há dobras, como axilas, a parte posterior dos joelhos, por baixo dos seios da mulher e inglês. Além de ser um fungo oportunista quando o sistema imunitário está mais baixo de defesas, também se vê favorecido o seu crescimento se essas áreas do corpo há acúmulo de umidade por excesso de suor ou por não secar-se bem após o banho.

Se você notar manchas brancas na pele do pênis, pode ser devido a uma doença sexualmente transmissíveis. Para evitar riscos, procure rapidamente um médico.

Piteiras alba

As marcas brancas na pele também podem ser causadas por outro tipo de infecção por fungos. A piteiras alba é a despigmentação da pele em crianças mais frequente.

Estas manchas brancas na pele de crianças e adolescentes aparece sobretudo no rosto, criando manchas grandes e às vezes também venenosas, que não costumam ser acompanhadas de coceira. São mais frequentes no verão, quando se nota mais a diferença de cor entre a pele saudável e a pele contaminada com o fungo.

No inverno é quando estas pintas brancas na pele do rosto se descamam com facilidade, apresentando uma consistência mais seca.

Leia também:  ALIMENTOS RICOS EM FERRO PARA UMA DIETA SAUDÁVEL

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de manchas brancas na pele que afeta grande parte da população. É um problema genético, através do qual ocorre a perda de melanina na pele.

Vitiligio

Estas manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo, e ter tamanhos muito variados, mas em geral, aparecem no rosto, ao redor de olhos e boca, manchas brancas nas mãos e pés, e nas articulações, apresentando-se, inicialmente, com um tamanho médio, para ir aumentando a sua extensão, com o tempo, em alguns pacientes.

Esta doença de manchas na pele, não é contagiosa.

Hipopigmentação

Com uma morfologia semelhante ao vitiligo, mas não se trata de um problema idêntico, a mancha branca na pele, também podem ser causados por uma hipopigmentação. Ou seja, as células da pele vai perdendo a cor, pouco a pouco, perdendo também a sua capacidade para colorear-se porque não lhes chega o suficiente melanina para isso.

Guttata idiopática

A guttata idiopática é uma doença de pele que afeta sobretudo mulheres, com uma idade avançada. Pode aparecer a partir dos 40 ou 50 anos, e ainda que até o momento desconhece-se a causa exata, acredita-se que possa estar relacionada com o envelhecimento, ou pelo aparecimento de manchas no rosto pelo fígado, o que já não funciona tão bem como em idades mais precoces.

Costuma aparecer como uma mancha branca no rosto, especialmente em peles claras, que têm sofrido mais com os sintomas da passagem do tempo. As manchas têm uma coloração ligeiramente mais esbranquiçada que a pele normal, com um tamanho pequeno, que se vai estendendo com o tempo, mas que nunca chega a ocupar uma grande parte do rosto da mulher.

Também se podem observar em outras partes do corpo que foram expostas ao sol com frequência, como o decote ou mãos, a forma de pequenas manchas brancas que podem ser acompanhadas de manchas escuras do sol.

O nevo despigmentação

É conhecido como nevo pigmentado a uma marca de nascença na pele que tenha adquirido uma forma mais espessa, levantando-se um pouco acima da pele normal. Um nevo costuma ter uma cor mais escura do que a pele do paciente, ainda que em ocasiões se pode descolorir, apresentando uma cor muito mais clara, mas com a mesma consistência que teria um lunar habitual, em forma de manchas brancas arredondadas na pele.

Embora esses nevos brancos possam ser mais claro, nunca chegam a ter uma cor totalmente claro. Podem ir acompanhados de pelos de acordo com o local do corpo em que se encontrem, e ter uma forma arredondada ou totalmente amorfa, com um tamanho muito variável.

Falta de nutrientes causa manchas brancas na pele

Outro motivo de manchas brancas na pele mais frequente em adultos e crianças, é a desnutrição. Padecer de uma desnutrição não quer dizer que a pessoa tome pouca quantidade de comida por dia, mas sim que em sua alimentação diária faltam nutrientes essenciais para manter a sua saúde, porque não está seguindo uma dieta variada e equilibrada.

Leia também:  Como combater a insônia com música

Quando a falta de algum nutriente pode-se constatar no organismo do paciente durante um longo período de tempo, esta desnutrição pode-se apresentar de forma externa, através de manchas brancas no corpo. Costuma ser por falta de vitamina D, vitamina E, vitamina B12 ou cálcio.

Estas manchas causadas por uma anemia em determinados nutrientes são manchas brancas pequenas na pele, e podem se apresentar em qualquer parte do corpo, mas acima de tudo nos ombros, costas e braços, assim como manchas no rosto brancas.

Tratamento de manchas brancas na pele

Hoje em dia, eliminar as manchas brancas na pele em crianças e adultos é muito simples, só precisa de um tratamento que, na maioria dos casos, é muito eficaz. Se notas que você tem novas manchas nos braços, tronco, pernas, no rosto ou em qualquer parte de seu corpo, procure seu médico para fazer um diagnóstico e aplicar o tratamento mais eficaz de acordo com o tipo de despigmentação pele que você tem.

Vamos ver como remover as manchas brancas da pele de acordo com o tipo de problema que as produz:

Ante fungos

A pele com manchas brancas causadas por uma infecção com fungos costuma curar-se por si mesma, em pouco tempo, sem a necessidade de aplicar nenhum tratamento. Sobre tudo comichão de jock), fungos do sol corrigidas por si mesma, mas se o paciente está sob defesas, talvez seja necessário um tratamento com anti-fungos para poder eliminar os fungos de raiz.

Dieta equilibrada

As manchas na pele por stress, e as manchas na pele por uma desnutrição só podem ser combatidas com uma dieta saudável e equilibrada. Consulte com seu médico ou nutricionista para compensar os nutrientes que são deficitários em sua dieta que estão produzindo a descoloração da pele.

Em casos extremos é possível a toma de suplementos nutricionais para poder fazer a dieta mais completa, evitando que apareçam aquelas inestéticas manchas brancas na pele, melhorando a saúde do organismo com todos os nutrientes de que necessita para o seu correto funcionamento.

Não vos lanceis fora esses itens para levar a cabo uma dieta equilibrada:

Agora que você já sabe como eliminar manchas brancas na pele, não hesite em entrar mãos à obra para acabar com elas no menor tempo possível.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.