Óleo de Coco para o cabelo oleoso
Conheça todos os benefícios do óleo de coco para cabelo oleoso e saiba como evitar o problema.
Você sabia que o óleo de coco usado na quantidade certa pode ser um dos melhores remédios para cabelos oleosos? Assim é, este óleo tão bem valorizada no mundo da beleza e estética, também pode servir para diminuir esse excesso de gordura que faz com que o seu cabelo seja consulte oleoso, molhado e com um aspecto sujo em muito pouco tempo. Além disso, o óleo de coco é um produto que consegue controlar a oleosidade, mas ao mesmo tempo hidrata e nutre as fibras capilares em profundidade, evitando o ressecamento e de outros problemas, como as pontas espigadas ou o cabelo frisado. Se quiser voltar a ter um cabelo saudável e cheio de vida, presta atenção a este artigo em que te explicamos quais são os benefícios do óleo de coco para o cabelo oleoso e como usá-lo passo a passo.
Tabela de conteúdo
Benefício do Óleo de Coco para cabelos oleosos
O óleo de coco é bom para o cabelo oleoso? O certo é que este óleo possui propriedades que podem ajudar a controlar o problema do excesso de gordura no cabelo e a reduzir a atividade das glândulas sebáceas, mas para não obter o efeito contrário de acentuar o aspecto oleoso, será essencial usá-lo na dose certa e levando a cabo os tratamentos que mostramos nas secções seguintes. Primeiramente, vejamos quais são os benefícios do óleo de coco para o cabelo oleoso e como pode este produto natural, melhorar a saúde e a beleza de seu cabelo:
- Graças ao seu elevado conteúdo em vitaminas e e K, proteínas e ácidos dodecanoico e cáprico, o óleo de coco, ao contrário de outros óleos, tem a capacidade de penetrar profundamente nas fibras capilares e repará-las a partir do interior.
- Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antimicrobianas muito poderosas que ajudam a reduzir o excesso de gordura que sofrem com os cabelos gordurosos e a eliminar a caspa de forma natural. Reduz os sintomas próprios desta condição como a irritação, a coceira e a descamação.
- Além disso, o óleo de coco é capaz de controlar o excesso de gordura sem causar ressecamento no cabelo, pois atua como um excelente condicionador natural que hidrata e nutre as fibras capilares em profundidade ao mesmo tempo em que fortalece as raízes.
- A combinação que nos oferece de proteínas, ácidos graxos e componentes antioxidantes, faz com que seja um dos melhores produtos existentes para estimular o crescimento do cabelo, reparar as fibras danificadas e evitar a queda excessiva.
Além de todo o exposto, outros benefícios do óleo de coco para o cabelo são que combate o frizz ou frizz, proporciona brilho, protege o cabelo de danos externos e facilita o penteado.
Como usar o Óleo de Coco para cabelos oleosos
Antes de começar a usar o óleo de coco para cabelos oleosos, é muito importante que adquira o óleo adequado. O melhor é que você compre um óleo de coco orgânico e o mais puro possível, você pode encontrá-lo em lojas de alimentos saudáveis ou em herboristerías. O tratamento que você deve realizar é muito simples e consiste nos seguintes passos:
- O óleo de coco estará no estado sólido, o que, para poder aplicá-lo, primeiro você terá que aquecê-lo um pouco no micro-ondas. Coloque 1 ou 2 colheres de sopa de óleo de coco em um recipiente e caliéntalo no microondas por alguns segundos para transformá-lo em líquido. A quantidade de óleo a utilizar dependerá de qual seja o comprimento e a densidade de seu cabelo.
- Em seguida, aplique o óleo de coco no cabelo seco. O melhor é que você comece pelas pontas, continue pela mídia e, finalmente, chegar à área do couro cabeludo. Nesta, faça uma pequena massagem circular para que o produto penetre melhor nos folículos pilosos.
- Para potencializar seus efeitos, cobre seu cabelo com uma toalha ou touca plástica e deixe agir por cerca de 20 ou 30 minutos, aproximadamente.
- Passado esse tempo, retire com água morna e lave o cabelo como de costume. É essencial que você use shampoos e condicionadores específicos para cabelos oleosos, assim conseguirá que o seu cabelo pareça mais limpo e solto.
Dicas importantes para não lubrificar o cabelo
- Não use uma grande quantidade de óleo de coco, já que, então, você pode lubrificar ainda mais o cabelo. Comece usando uma pequena quantidade e, dependendo de como você vê que o seu cabelo reage ao tratamento, aumenta-la um pouco ou não.
- Este tratamento é ideal para combater o excesso de gordura no cabelo e, ao mesmo tempo, hidratar e nutrir os meios e as pontas, o que pode ser uma ótima opção para quem tem um cabelo misto, com raízes gorduras e pontas secas.
- Realiza o tratamento 1 vez por semana e você vai notar grandes resultados em pouco tempo, seu cabelo vai ficar mais saudável, bonito e hidratado. Não é aconselhável que realizar esse tratamento mais dias da semana, já que o uso excessivo do mesmo pode acentuar o problema do excesso de oleosidade no cabelo.
Óleo de Coco e limões para cabelos oleosos
Agora que já sabe como usar o óleo de coco para o cabelo oleoso, se você verifica os seus resultados e se convencem, aconselhamos que combine com as propriedades adstringentes e anti-bacterianas do limão para conseguir, assim, outro super remédio para reduzir a gordura e combater a caspa. O limão, além disso, refrigera muito o cabelo e lhe dá um aspecto limpo por mais tempo. Tome nota de como fazer esse tratamento capilar caseiro:
- Esprema a metade de 1 limão e reserve umas 3 colheres de sopa de suco natural.
- Em um recipiente, misture o suco de limão com 1 colher de sopa de óleo de coco orgânico. Lembre-se que você deve aquecer-se previamente um pouco de óleo para que ele se transforme em líquido.
- Aplique a mistura por todo o cabelo, espalhando por todos os fios.
- Deixe agir por cerca de 30 minutos, aproximadamente.
- Passado esse tempo, lave o cabelo e lávalo como de costume.
Outros remédios caseiros para cabelos oleosos
Além do óleo de coco, há outros remédios naturais para cabelos oleosos que você também pode experimentar para diminuir o excesso de gordura e obter um cabelo que não fique oleoso ou molhado. Aponta os seguintes tratamentos e não hesite em verificar que tal se eles funcionam:
- Enxágue do cabelo com cerveja: depois de lavar o cabelo, faça um enxágue com cerveja sem álcool para combater a gordura, fortalecer e dar brilho.
- Rabo de cavalo: adicione 2 folhas secas de cavalinha em 1 xícara de água fervente e deixe descansar durante 15 minutos. Coe o líquido e aplique sobre o cabelo molhado depois de aplicar e enxaguar o shampoo que utiliza.
- Hortelã e alecrim: ferver um punhado de folhas de hortelã e folhas de alecrim na água e use o líquido desta preparação para lavar o cabelo depois da lavagem.
- Argila branca: faça uma máscara misturar 4 colheres de sopa de argila branca com o suco de 1/2 limão e um pouco de água. Quando tiver obtido uma pasta homogênea e sem grumos, aplique sobre o couro cabeludo e o resto do cabelo. Deixe atuar durante 20 minutos antes de enxaguar.