Pilates para emagrecer: veja os melhores exercícios para iniciantes
O pilates é um treinamento físico e mental, que consiste em um conjunto de exercícios físicos, que busca acima de tudo fortalecer os músculos. Suas características mais famosas são a respiração e o relaxamento. Mas além disso, também podemos usar o pilates para emagrecer, já que é uma queima de energia. No pilates, todos os […]
O pilates é um treinamento físico e mental, que consiste em um conjunto de exercícios físicos, que busca acima de tudo fortalecer os músculos. Suas características mais famosas são a respiração e o relaxamento. Mas além disso, também podemos usar o pilates para emagrecer, já que é uma queima de energia.
No pilates, todos os exercícios giram em torno do abdômen. Com isso se consegue dar força à coluna. Todos os exercícios são anaeróbicos. São atividades breves e com algumas repetições, são sempre movimentos lentos e suaves.
Tabela de conteúdo
- Princípios básicos do pilates para emagrecer
- Benefícios do pilates
- Alguns benefícios:
- Contraindicações na hora de praticar pilates
- As mais importantes são as seguintes:
- Recomendações antes de fazer pilates
- De acordo com os níveis que temos, a duração da respiração varia em
- Exercícios de pilates para emagrecer
- Exercício nadador
- Exercício barriga de aço
- Exercícios músculos abdominais
- Exercício abdominal alternado
- Exercício cruzes tonificantes
- Joelhos e pernas para cima
- Mais exercícios para fazer pilates em casa para iniciantes
- Pilates para grávidas
Princípios básicos do pilates para emagrecer
Existem alguns princípios básicos que devemos ter em conta, são eles:
- Respiração: a respiração desempenha o papel mais importante no pilates. Se conseguimos uma maior capacidade pulmonar, obteremos uma melhor circulação sanguínea, e assim teremos mais força, coordenação e flexibilidade;
- Concentração: devemos concentrar-nos nos movimentos que estamos fazendo, para que saiam da maneira correta, e assim nos ajude a encontrar a harmonia;
- Controle: devemos controlar os músculos, e a cada movimento do nosso corpo;
- Centralização: o centro de todos os movimentos é a região lombar e a região abdominal. É o que permite mover o corpo livremente, por isso que todos os movimentos começam e param por aí.
Benefícios do pilates
Todo mundo que começa a praticar pilates para emagrecer, diz sentir-se melhor. E é que este esporte, por mais simples e normal que pareça, tem muitos mais benefícios do que os que se conhecem.
Alguns benefícios:
- Maior flexibilidade;
- Figura estilizada;
- Perda de peso/manutenção do peso ideal;
- Prevenção e/ou reabilitação de lesões musculares;
- Melhorias no sistema sanguíneo;
- Reduz o estresse, a ansiedade e as tensões que nosso corpo acumula;
- Melhora a capacidade respiratória;
- Ajuda a prevenir dores nas costas;
- Ajuda a dormir melhor;
- Melhora a postura corporal.
Contraindicações na hora de praticar pilates
Apesar do pilates pareçer muito simples, também é preciso ter alguns cuidados e tomar certas precauções na hora de praticá-lo.
As mais importantes são as seguintes:
- Cuidado com a respiração: a respiração, como já dissemos, é um dos pontos mais importantes do pilates, mas não devemos nos concentrar somente a este fator, já que pode nos desviar, fazendo com que não vamos prestar a devida atenção aos movimentos. A respiração deve ser um fator que nos ajude a fazer os exercícios e movimentos melhor, mas não deve tornar-se nunca em um eixo central;
- Tentar fazer exercícios muito difíceis, levando pouco tempo para praticar pilates: pensamos erroneamente, que quanto mais difíceis forem os exercícios, mais benefícios obteremos. Isso não é sempre verdade. Fazer exercícios difíceis, para os quais ainda não estamos preparados, pode levar a que os façamos o mal, e sem perceber, pegar essa rotina, por isso estaremos forçando muito a nosso corpo, e, além disso, não teremos lucro;
- Muitos exercícios na posição supina: é verdade que a coluna é o eixo central do pilates, mas não é por isso que devemos fazer sempre os mesmos movimentos, ou a mesma postura. É importante combinar os exercícios com diferentes planos de movimento.
Por fim, antes de passar a mostrar exercícios de pilates para emagrecer, temos que ter em conta alguns fatores externos, para poder realizar adequadamente estes exercícios e movimentos.
Recomendações antes de fazer pilates
É preciso ter em mente que roupas confortáveis é muito importante para a prática, não podemos praticar pilates para emagrecer vestidos de qualquer maneira. O aconselhável é se vestir com roupas esportivas, onde a roupa seja confortável e elástica. É muito importante que a roupa deixe-nos fazer os movimentos livremente.
A respiração, como já falamos, é muito importante. Portanto, não podemos começar a praticar pilates, sem saber como se deve respirar. Devemos fazer uma respiração intercostal, ou seja, baseia-se em inspirar e expirar.
Primeiro, ao inalar, deve-se notar que as costelas se separam. Em seguida, ao expirar, contraia o assoalho pélvico, puxando-o em direção ao umbigo, mergulhando o mesmo. Finalmente, se fecham de novo, suavemente, as costelas.
A inalação é feita pelo nariz, com a boca fechada, e na expiração, deixa a boca entreaberta, soltando o ar com o som ‘SSS’. Todo o processo de respiração deve ser lenta e contínua.
De acordo com os níveis que temos, a duração da respiração varia em
- Para alunos iniciantes: 3 tempos de inalação e exalação;
- Para usuários intermediários: 5 tempos de inalação e exalação;
- Para os mais avançados: 8 tempo de inalação e exalação.
Agora, já podemos começar com a nossa rotina de exercícios para emagrecer.
Exercícios de pilates para emagrecer
Confira os principais exercícios de plitas para emagrecer:
Exercício nadador
Primeiro, nos deitamos de barriga para baixo, apoiando-nos no abdômen. Devemos manter as nossas pernas e braços esticados. Agora, o movimento começa assim: levantamos os braços, o peito e as pernas para cima, de cada vez que inalar e expirar.
O movimento continua movendo o braço direito com a perna esquerda e o braço esquerdo com a perna direita, como se estivéssemos nadando. Repita este movimento até que cheguemos a 10.
Exercício barriga de aço
Nesta ocasião, nos deitamos para cima. Nós viramos as pernas em direção ao peito e prendemos os joelhos com as mãos.
Agora, juntamos as pernas, e subimos para o teto. Cada vez que fazemos isso, esticamos os braços para os lados, em movimento rápido. Não podemos nos esquecer de inalar e exalar.
Exercícios músculos abdominais
É parecido com o Nadador, que também é muito simples, recomendado para o pilates para iniciantes.
Temos que deitar de barriga para baixo, totalmente esticados, alinhar o cotovelo acima do ombro e elevar-nos com a parte da frente do corpo. Temos que empurrar com os cotovelos ou com as mãos.
Exercício abdominal alternado
Nos deitamos para baixo, e com as mãos pegamos a cabeça. Então, juntamos as pernas flexionando e tentando tocar o peito com elas. Agora, enquanto inalar viramos o tronco para a esquerda, esticando a perna direita, deixando a esquerda flexionada.
Em seguida, repita o movimento, mas para o lado direito, esticando a perna esquerda.
Exercício cruzes tonificantes
Nós estamos de barriga para cima e com as pernas esticadas e as mãos na cabeça, elevamos a cintura até os ombros, colocamos o joelho em direção ao peito e o cotovelo direito para o joelho, tentando junta-los. Este exercício baseia-se na alternância de braços e pernas, e recomenda-se repetir 10 vezes seguidas.
Joelhos e pernas para cima
Para praticar este exercício corretamente, devemos manter os cotovelos colados ao corpo , em todo o momento, fazendo força com o abdômen. O seguinte é o de elevar as pernas, flexionando e tentando tocar o peito.
Então, depois de fazer este movimento entre 8 e 9 vezes, fazemos o mesmo, mas para o lado contrário. Ou seja, fazemos com que as pernas flexionadas toquem os glúteos. Também fazemos este exercício entre 8 e 9 vezes.
Mais exercícios para fazer pilates em casa para iniciantes
- Nos sentamos boca para cima, esticando as pernas, e apreendemos os pés com as mãos. Nesta posição, nos mantemos cerca de 15 segundos e, em seguida, volta a repetir-se.
- Para este exercício também nos estendemos virada para cima. Devemos dobrar uma perna, aproximando o peito, e a outra perna deixando-a no ar. De cada vez que fazemos desses movimentos, nós levantamos a cabeça. Temos de Nos manter nesta posição por 10 segundos, e repeti-la por cerca de 10 vezes.
- Para reforçar os músculos das costas e os glúteos, nos tumbamos boca para baixo, e elevamos as pernas, a cabeça e o peito, segurando nessa posição por cerca de 10 segundos. Em seguida, fazemos umas 15 repetições.
Pilates para grávidas
O pilates é uma boa maneira de manter a forma durante a gravidez, já que fortalece os músculos do assoalho pélvico, as costas e o abdômen, sem sobrecarregar as articulações.
Mas, talvez, para uma mulher grávida, as aulas de pilates normal, são muito rápidas. Portanto, há que ter em atenção o seguinte:
- Se já tiver passado da metade da gravidez, evita todos os exercícios que precisam deitar-se de barriga para baixo, é dizer, sobre o estômago.
- Não fique muito tempo apoiada sobre as mãos ou de joelhos, pois você vai começar com dores muito em breve. É por isso que recomendamos que faça os exercícios sobre uma bola.
- Não estires suas articulações ao máximo, já que o hormônio relaxina coloca aos seus ligamentos mais sensíveis durante a gravidez, e você pode se lesionar.
Se mesmo com todas essas dicas, ainda dúvidas de praticar pilates para emagrecer, talvez você precise saber que correm muitos mitos sobre praticá-los, mas que a maioria não são certos.