TIPOS DE CELULITE E TRATAMENTOS
Tabela de conteúdo TIPOS DE CELULITE E TRATAMENTOS Celulite mole Tratamento da celulite mole Celulite dura Tratamento da celulite dura Celulite edematosa Tratamento da celulite edematosa Como uma desordem do tecido adiposo subcutâneo, que se acumula em certas zonas do corpo (barriga, coxas, pernas, glúteos, braços), o que é chamado a celulite e a Síndrome […]

Tabela de conteúdo
Como uma desordem do tecido adiposo subcutâneo, que se acumula em certas zonas do corpo (barriga, coxas, pernas, glúteos, braços), o que é chamado a celulite e a Síndrome da pele de laranja, que despreza a beleza da pele, devido à formação de nódulos e covinhas que alteram a sua textura.
Um alto percentual de mulheres apresentam algum grau de celulite após a puberdade, aparece tanto no que sofrem de excesso de peso em pessoas magras, enquanto que nos homens é menos frequente.
Estima-Se que o aparecimento da celulite influenciam fatores genéticos e hormonais, e o seu desencadeamento é atribuída a uma alteração microcirculatoria a nível do tecido adiposo, onde ao ocorrer uma drenagem insuficiente, as células de gordura contida nas células adiposas aumentam de tamanho e puxam as paredes fibrosas.
Existem diferentes tipos de celulite e possuem como característica comum que evoluem lentamente, por isso é necessário um estudo aprofundado de cada caso, de modo a levar a cabo um tratamento integral, que combina diversas técnicas em função do tipo de problema e de sua evolução.
TIPOS DE CELULITE E TRATAMENTOS
Celulite mole
É macia ao toque, move-se ao andar ou ao mudar de posição, e aumenta com a idade ou ao engordar, com um aspecto ondulado da pele, mais especificamente na parte superior das pernas e braços, algumas vezes com presença de varizes ou aranhas vasculares, com a característica de que a falta de tonicidade muscular a agravar-se.
É comum em mulheres de meia-idade, entre 30-40 anos.
Tratamento da celulite mole
Aconselha-Se a perder peso gradualmente e não negligenciar a ingestão de proteínas de alta qualidade. É prioritário fazer exercícios de resistência para ganhar tônus muscular, o que melhora muito o problema.
Por outra parte, se devem aplicar massagens para melhorar a circulação, e combinar com produtos que provoquem o retorno venoso.
Como aconselha-se na face anterior das coxas, abdômen, glúteos e braços, os tratamentos de electroestimulação, que drenam e reafirmam, e são muito eficazes, bem como os tratamentos de radiofrequência, sempre e quando houver excesso de gordura.
São eficazes nos tratamentos de electroescultura e de endermología, com aparelhos como o Keymodule LPG ou Cellu M6.
Celulite dura
Ele afirma que a celulite dura é mais freqüente em mulheres jovens, embora a pele parece macia, e granulada, como a pele de laranja, não muda de aspecto ao caminhar e aparenta estar firmemente preso ao músculo.
Esse tipo costuma ser uma das primeiras formas de manifestação da celulite.
Origina-Se na adolescência e se não for removida, permanece durante toda a vida e pode ser associado a outros tipos de celulite, podendo-se apresentar os três de uma vez.
Tratamento da celulite dura
Como tem um bom prognóstico de poder enfrentarla e fazê-la desaparecer, quanto antes você deve ser escolhido por uma cosmética intensiva aplicada duas vezes ao dia, e depois de um trabalho de manutenção durante todo o ano.
Aparece na face externa das coxas (típicas cartucheiras) e a face interna dos joelhos. A pele parece compacta, e pode doer ao pressioná-la, será muito difícil pegar um beliscão, e pode doer ao pressioná-la.
Indica-Se a mesoterapia como muito positiva, para enfrentar a celulite dura, assim como os tratamentos de instituto que “despeguen” a pele, como a Endermología ou LPG. sempre e quando não haja flacidez.
Celulite edematosa
A celulite edematosa representa o tipo menos comum, mas também mais difícil de remover, já que está associada a um problema de má circulação, agravado por uma importante retenção de líquidos.
Localiza-Se regularmente nas pernas, as quais perdem a sua forma para se tornar mais retas e apresentar uma consistência de pele pastosa, e até mesmo dolorosa, tanto ao toque ou ao passar muito tempo sentada. Mas a área mais atingida é a parte inferior das pernas, que podem adquirir o aspecto de coluna.
Está muito relacionada com a retenção de líquidos e problemas circulatórios, que o mais importante é tratar esses dois aspectos, pois além frequentemente se apresentam varizes em maior ou menor grau, e o início de sua aparência pode ser entre os 20 e 30 anos de idade.
Tratamento da celulite edematosa
Obviamente, é imprescindível melhorar a circulação sanguínea e o retorno venoso, o qual é apropriado para o exercício suave que não implique impacto, como o que realizamos ao usar a bicicleta, andar ou nadar.
Também recomenda-se o uso de meias de compressão, tomar duchas alternadas de água fria e quente e acessórios venotónicos como o ruscus ou o castanheiro-da-Índia, que reforçam as paredes venosas
Por todos os meios, haverá que evitar que ocorra a retenção de líquidos, como refeições prontas, ricas em sal e bebidas com gás.
Será saudável beber infusões de produtos drenantes como rabo de cavalo ou o chá verde. Como são apropriados os suplementos venotónicos, como o ginseng, o ruscus ou o castanheiro-da-Índia.
Também aconselham as massagens de drenagem linfática e tudo aquilo que contribua para esvaziar, bem como a pressoterapia e que favoreça a drenagem e circulação.