TIPOS DE CELULITE – SAIBA OS MAIS COMUNS
Tabela de conteúdo Celulite generalizada Celulite localizada Celulite dura Celulite edematosa Celulite flácida ou mole Também conhecida com nomes tão intrincados como Lipodistrofia ginecoide ou talvez tão sensacionalistas como Síndrome da Pele casca de Laranja, o certo é que a celulite tem várias faces, e conhecê-las nos permite identificar os métodos e tratamentos que melhor […]

Tabela de conteúdo
Também conhecida com nomes tão intrincados como Lipodistrofia ginecoide ou talvez tão sensacionalistas como Síndrome da Pele casca de Laranja, o certo é que a celulite tem várias faces, e conhecê-las nos permite identificar os métodos e tratamentos que melhor pode nos ajudar a erradicá-las.
Sua origem metabólica, associada a traumas das células adiposas e distúrbios na circulação sangüínea, pode resultar em estágios avançados de um repertório de sintomas tão desagradáveis como edemas nos tornozelos, varizes, hematomas e sentimentos de tristeza em nossas extremidades inferiores.
Se você ainda não sabe que tipo de celulite e-mail, nós mostramos-lhe como se classificam.
Celulite generalizada
Este tipo de celulite é comum em mulheres que sofrem de excesso de peso. Geralmente, é um produto da má alimentação e um estilo de vida sedentário. A fase de maior desenvolvimento para esta patologia é a puberdade, chegando a piorar com os anos, se não for tratada devidamente. Geralmente, a celulite generalizada tem um nível de ocorrência muito menor do que a do tipo localizada. Como o seu nome indica, trata-se de uma doença que afeta o corpo todo, podendo tomar lugar nos quadris, o pescoço, os tornozelos e o nascimento dos braços.
Celulite localizada
Aparecem nas primeiras fases da puberdade, afetando indivíduos que rondam os 16 e 20 anos de idade. Os especialistas classificam a celulite localizada em três subgrupos principais:
Celulite dura
A celulite dura toma lugar durante a adolescência, especialmente em atletas, bailarinos e mulheres robustas. Geralmente ocorre nos joelhos e as coxas, tornando a pele de uma dureza peculiar, compacta ao toque e muito difícil de apertar (em cujo caso, provoca uma sensação muito dolorosa). Muitos especialistas a consideram como a pior das celulites, pois é incapaz de desaparecer, apesar de que existem tratamentos muito eficazes para controlá-la.
As causas por trás da celulite dura, são a má alimentação e a falta de oxigénio na zona afectada, onde pode chegar a tomar um aspecto rachado (muito semelhante à pele de uma laranja), sensível e tenso, como se a pele estivesse ligada às pontas. Entre as soluções mais eficazes, destacam-se a mesoterapia, os tratamentos de cosmética intensiva e cirurgia para estágios avançados da doença.
Celulite edematosa
Este tipo de celulite estende a sua faixa etária, podendo aparecer durante a adolescência, mas também na fase adulta do indivíduo. A retenção de líquidos e presença de varizes, são algumas das bases que dão origem à celulite edematosa, agindo sobre os membros inferiores, ao lado das coxas e os glúteos. Pode ser facilmente identificada através da presença de um tecido pastoso, acolchonado, inchado e sensível ao toque, mesmo de forma espontânea.
Embora seja menos frequente, a celulite edematosa precisa de uma atenção especial, especialmente em pacientes que sofrem de insuficiência venosa crônica. Os principais métodos para removê-la, incluem o uso de meias de compressão, duches de contraste, alimentação adequada e o uso de remédios naturais como a cauda de um cavalo e o ginseng. Pela parte clínica, o tratamento inclui as massagens de drenagem linfática e a introdução intradérmica de medicamentos homeopáticos.
Celulite flácida ou mole
Própria de atletas, mulheres de meia idade, ou pessoas que sofreram alterações muito bruscas em seu peso corporal. A celulite flácida, muito comum no abdômen e membros inferiores e superiores, destaca-se por um aspecto gelatinoso da pele, fofo e tão mole que consegue amolgar a pele com a ponta dos dedos. Geralmente, não apresenta sintomas de dor, mas pode resultar em sensações de peso, principalmente nas pernas.
A celulite flácida ou mole é a mais comum de todas, especialmente a partir dos quarenta anos de idade. Seu aspecto feio pode ser resolvida com exercícios físicos para emagrecer, massagem para melhorar a circulação, alimentação rica em proteínas e em casos mais avançados, a eletroestimulação e endermología.