INSÔNIA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

A falta de sono afeta o funcionamento do organismo, criando mais chances para o desenvolvimento de doenças. A falta de sono leva ao cansaço durante o dia. Mas a quantidade de horas de sono necessária para um bom descanso varia de uma pessoa para outra. A maior parte das pessoas precisam dormir de sete a oito horas.

insônia

O QUE É INSÔNIA?

É o distúrbio do sono que ocorre por causa da dificuldade para dormir e manter o sono. A insônia é um problema cada vez mais comum e que exige um tratamento adequado. Ela pode ou não estar relacionada a problemas mais graves. A insônia pode no início com a dificuldade de pegar no sono, durante o sono ao acordar e não conseguimos mais voltar a dormir. As causas podem estar relacionadas a maus hábitos, fatores biológicos, fatores físicos e psicológicos.

A insônia é classifica em 3 tipos:  transiente que dura alguns dias até no máximo de 3 semanas, a crônica que dura mais de 3 semanas e a intermitente que acontece de tempos em tempos com períodos de sono regular.

INSÔNIA CAUSAS

insônia sintomas

As causas para a insônia podem ser primárias quando não existem doenças causando a insônia ou secundária quando ocorre por causa de alguma doença.

As causas para insônia podem ser: estresse, hábitos ruins, locais inadequados para dormir, a falta ou mudança na rotina de sono, doenças mentais, problemas neurológicos, problemas hormonais, problemas respiratórios, doenças crônicas, problemas digestivos, constipações, certos medicamentos, alimentação inadequado, ansiedade, muita cafeína.

O grupo de pessoas que mais sofrem com a falta de sono são as pessoas que viajam muito, pessoas que trabalham sem horário fixo, pessoas idosas, mulheres grávidas ou na menopausa, pessoas com problemas de ordem psicológica, usuários de drogas lícitas ou ilícitas.

Crianças e bebês, também podem sofrer com a falta de sono.

insônia tratamentos

insônia causas

CLIQUE AQUI PARA MELHORAR SUA SAÚDE MENTAL

SINTOMAS DA INSÔNIA

Dificuldade para dormir.

Acordar muitas vezes a noite.

Problemas para voltar a dormir.

Acordar mais cedo.

A sensação de cansaço mesmo depois de longo tempo dormindo.

Cansaço e sono durante o dia.

Irritação, ansiedade, depressão.

Falta de concentração e perda na memória.

Dificuldades na coordenação motora.

Dores de cabeça

Problemas digestivos.

A FALTA DE SONO PODE LEVAR ALGUMAS DOENÇAS COMO:

Diabetes tipo 2.

Doenças no coração.

Problemas de circulação.

Distúrbios cognitivos.

Problemas de memória.

Dificuldade na aprendizageme raciocínio.

Dificuldade na coordenação motora.

Emoções negativas e depressão.

DICAS PARA LIDAR COM A FALTA DE SONO

Procurar horários fixos para dormir.

Se manter relaxado antes de dormir ouvindo música, lendo, conversando ou assistindo um filme.

Manter pouca luminosidade no ambiente.

Nada de café, nicotina, certos chás, chocolates ou álcool antes de dormir.

Nada de aparelhos eletrônicos.

Nada de exercícios físicos na hora de dormir.

Relaxar o corpo.

Tomar um banho morno.

Tomar um copo de leite morno.

Tomar chás calmantes.

Usar protetores nos ouvidos.

Durma em um lugar adequado e confortável.

Obs.: Para prevenir a insônia é importante um horário fixo para dormir e acordar todos os dias para a adaptação do organismo para um sono tranquilo e no tempo certo.

INSÔNIA CRÔNICA

A insônia crônica é falta de sono em pelo menos 3 vezes durante a semana e em mais de 3 meses. Nela ocorre a dificuldade para começar a dormir e manter-se dormindo, acordar cedo demais.

A recomendação para quem está sofrendo desse mal é não tomar bebidas com cafeína, não assistir televisão na cama, não dormir com o estômago cheio, não levar uma vida sedentária.

A insônia pode aumentar o risco de morte, doença do coração, depressão, obesidade, hipertensão, fadiga e ansiedade. Esses elementos podem culminar em acidentes. Para tratar a insônia crônica usa-se terapia com técnicas de relaxamento e controle dos estímulos. O tratamento terapêutico como ioga, meditação, é na maioria das vezes mais eficiente que o uso de medicamentos, tanto na eficácia como na duração dos efeitos.

A insônia crônica tende a ser avaliada por um profissional para descobrir o que a causa e os remédios só devem ser prescritos quando já não há mais recurso.

INSÔNIA O QUE FAZER

insônia causas

insônia tem cura. Mas depende das suas causas e tratamentos administrados. Mudar os hábitos como parar de comer e beber antes de dormir podem ser um começo. Fazer terapia é uma boa alternativa para aqueles que sofrem com questões emocionais. Dormir e acordar utilizando técnicas de relaxamento em horários fixos.

Cochilos devem ser evitados para guardar todo o sono para a hora certa, mesmo que o sono seja demasiado.

O uso de ervas medicinais é altamente qualificado. Algumas tem propriedades sedativas que podem ser consumidas como chá para ajudar na hora de dormir, mas é preciso saber que existem efeitos colaterais. Algumas dessas plantas são valeriana, camomila, maracujá, lavanda.

INSÔNIA NA GRAVIDEZ

Na gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças com alguns efeitos indesejáveis como dificuldade de dormir. Isso pode acontecer com 90% das gestantes, principalmente, no período após os 3 primeiros meses de gravidez. A falta de sono pode estar ligada aos níveis hormonais, movimentação noturna do feto, aumento da vontade de urinar, a azia, calor, etc.

A dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir, também, pode atrapalhar o sono. A falta de sono acaba se juntando com as mudanças hormonais leva a alteração de humor, a disposição, aumenta a ansiedade e pode levar a queda de imunidade.

A INSÔNIA PODE LEVAR A UM PARTO PREMATURO

Mulheres com distúrbios de sono, tem quase duas vezes mais chances de ter um parto prematuro. Por isso é importante identificar os fatores de risco e os motivos por trás da insônia.

A insônia faz com que o organismo perca sua função reparadora e passa a liberar mais hormônios do estresse que trazem consigo substâncias inflamatórias pelo organismo que acabam indo para o líquido amniótico do feto, prejudicando a circulação sanguínea e aumentando a possibilidade de ocorrer uma trombose.

CHÁS PARA INSÔNIA

CHÁ DE LARANJA-AMARGA

Esse chá auxilia o funcionamento do sistema nervoso com seu poder calmante e sedativo que alivia a tensão e relaxamento.

Obs.: esse chá não deve ser tomado por hipertensos.

Ingredientes: 1g a 2 g de flores de laranja-amarga, 150ml de água

Preparo: coloque a água para ferver e a despeje em uma xícara sobre as flores da laranja. A xícara deve ser tampada por alguns minutos, depois é só coar e beber.

Para quem tem insônia crônica o ideal é tomar 2 vezes por dia.

CHÁ DE ERVA-DOCE

Ingrediente: 1g a 2g de folhas de erva-doce, 150ml de água.

Preparo: Coloque a água para ferver, depois despeje em cima das folhas da erva-doce que devem estar em uma xícara. Tampe e deixe por alguns minutos, depois é só coar e beber.

CHÁ DE LÚPULO

Ingredientes:1 colher de chá de lúpulo, 1 colher de sopa de folhas de maracujá, 1 colher de sopa de erva cidreira, 200 ml de água fervente.

Preparo:Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Coe e beba.

CHÁ DE ERVA CIDREIRA

Ingredientes:2 Xícaras de Água, 2 Colheres de Chá de Folhas frescas de Erva Cidreira

Preparo:Coloque as folhas em uma xícara e esquente a água em uma chaleira. A água deve chegar a até o ponto de fervura. Despeje água sobre as folhas e tampe. Coe e beba.

CHÁ DE CAPIM LIMÃO

Ingredientes:1 Colher de Sopa de Capim Limão, 120ml de água.

Preparo:Ferva a água junto com as folhas. Tampe, deixe amornar, coe e beba.

REMÉDIO CASEIRO PARA INSÔNIA

Existem certos métodos que podem ser feitos em casa e auxiliam a alcançar uma boa noite de sono.

Primeiro tem os jeitos tradicionais para o relaxamento do corpo como tomar um copo de leite morno antes de dormir, tomar um banho relaxante antes de dormir com essências relaxantes como a de lavanda.

Existem algumas receitas com alimentos relaxantes:

VITAMINA DE BANANA COM NOZES

O leite, a banana e o mel ajudam a relaxar e facilita o adormecer.

Ingredientes: 1 banana, 1 fatia de mamão/papaia, 1 xícara de leite, 1 colher de mel, 1 colher de nozes picadas.

Preparo:Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata-os bem.

VINHO AROMATIZADO

Melhora o sono por causa do álcool e plantas medicinais.

Ingredientes:1 litro de vinho tinto, 10 g de folhas de valeriana, 10 g de erva de são João, 10 g de flores de lúpulo, 10 g de flores de alfazema, 1 pau de canela.

Preparo:Pique todas as ervas medicinais e amassá-las bem. Depois acrescente ao vinho e mantenha em um recipiente fechado por 10 dias, mexendo de vez em quando. Depois dos 10 dias é só coar e beber.

RECEITAS DE MOUSSE DE MARACUJÁ

O maracujá e o mel acalmam e favorecem o sono.

Ingredientes:1 polpa de 6 maracujás médios, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 folhas de gelatina sem sabor, 1 colher de mel.

Preparo:Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite e depois acrescente a polpa do maracujá e a gelatina sem sabor já diluída em 2 colheres de água morna. Bater mais um pouco com o mel adicionado. Deve ficar pelo menos 4 horas na geladeira.

XAROPE DE VALERIANA E MELISSA

As flores de Valeriana e Melissa tem efeito calmante e age contra o estresse e ansiedade.

Ingredientes:1 Xícara de Chá de Mel, 2 Colheres de Sopa de Folhas Secas de Melissa, 1 Colher de Chá de Folhas Secas de Valeriana

Preparo:As folhas devem ser postas em um recipiente e cobertas com o mel. Cubra o Recipiente por 24 Horas. Esprema as ervas e coe. O xarope deve ser tomado 30 minutos antes de dormir.

SUCO DE ALFACE

O suco de alface é muito nutritivo.

Ingredientes:4 Folhas de Alface, água, suco de 2 Laranjas

Preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador.

REMÉDIO PARA INSÔNIA

Se após ter tentado várias medidas caseiras, você não obtiver efeito e a situação estiver prejudicando sua vida, está na hora de procurar ajuda.

Os médicos podem receitar medicamentos para o tratamento da insônia, mas outros tratamentos devem ser tentados. Medicamentos sedativos possuem efeitos colaterais podendo causar dependência. Alguns medicamentos são: Dalmadorm,, Valium, Alprazolam, Lexotan.

Se a insônia é causada pelo uso de um certo medicamento o médico talvez só precisa alterar a dose. Tudo depende de cada organismo. Não é aconselhável tomar remédios para dormir ou deixar de tomar qualquer medicamento prescrito por um médico.

Saber se é necessária uma medicação ou não para acabar com a insônia, só o médico pode dizer. Ele é que pode dizer o medicamento, a dosagem e duração da medicação.

insônia tratamentos

insônia causas

CLIQUE AQUI PARA MELHORAR SUA SAÚDE MENTAL

Preste sempre a atenção na bula do remédio!

ZEN CAPS PARA INSÔNIA

Não são só os chás, sucos ou medicamentos que auxiliam na luta contra a insônia. Também existem ótimos suplementos que ajudam a relaxar o corpo e levando ao sono. Um ótimo exemplo é o Zen Caps.

Um dos fatores mais relevantes para escolher utilizar o Zen Caps é evitar o uso de remédios prescritos e, em seu lugar, utilizar suplemento que tem em sua fórmula ingredientes naturais.

A base desse suplemento é o Triptofano que é responsável pela mudança positiva no humor e no estado mental, trazendo bem-estar físico e mental.

O ZEN CAPS…

Diminui a ansiedade.

Ajuda nos sintomas de depressão.

Alivia o estresse.

Traz mais saciedade alimentar.

Ajuda a perder peso.

Não tem efeitos colaterais

Mais disposição.

Garante bom sono.

Controlar os níveis de colesterol ruim.

O Zen Caps não precisa de uma bula, porque as substancias encontradas nele são 100% naturais, mas em sua embalagem é possível obter as informações necessárias como o modo de usar e dosagem.

Deve–se tomar uma cápsula 1 vez ao dia,45 minutos antes de dormir e a melhoria do sono aparecerá nas primeiras semanas. Ele é aprovado pela ANVISA como um suplemento alimentar e só é encontrado no site oficial do produto:

INSÔNIA - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS 1

Se não for obtido resultados satisfatórios o fabricante devolve o seu dinheiro.

remédio para insônia

 

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr