Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

Compartilhe!

Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos, durante muito tempo a depressão foi tratada como um comportamento, não com uma doença. Ou seja, as pessoas que apresentavam sintomas típicos do problema, como isolamento social, tristeza, falta de apetite, dentre outros, não era vista como uma pessoa que tinha uma doença. Parecia, na maioria dos casos, que estas pessoas ficavam daquele jeito por uma opção. Mas hoje em dia o quadro é completamente diferente.

Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

A depressão não é considerada apenas como uma doença nos dias de hoje, mas também é considerada como uma grave doença. De acordo com relatórios da Organização Mundial da Saúde, cerca de 18% das pessoas no mundo inteiro vão apresentar, em algum momento da sua vida, quadros de depressão. Além disso, as pesquisas mais recentes também comprovam que a depressão é uma doença recorrente. Ou seja, as pessoas que já apresentaram um quadro de depressão possuem uma grande chance de apresentar novamente.

Causas da depressão

Hoje em dia sabe-se que a grande maioria dos casos de depressão, aqueles que são clinicamente diagnosticados, acontecem a partir de uma mudança química no cérebro. Existem problemas na regulação dos neurotransmissores, como a serotonina, a noradrenalina e também a dopamina.

Hoje em dia sabe-se também que alguns fatores psicológicos que antes eram considerados como a causa da depressão, acabaram se transformando em consequências desta alterações química que acontecem no cérebro. O estresse, por exemplo, pode precipitar quadros de depressão em pessoas que já estavam pré-dispostas ao problema.

Sintomas da depressão

Os sintomas da depressão são os mais variados possível. O primeiro que geralmente costuma chamar a atenção das pessoas é a mudança de humor, com quadros de irritabilidade, ansiedade, angústia e profunda tristeza. Além disso, as pessoas que estão sofrendo da doença geralmente ficam desanimadas e cansadas, não apenas mentalmente, mas fisicamente também. Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

As pessoas também começam a sentir menos prazer em atividades que antes lhe eram agradáveis. Com isso, o desinteresse, a falta de motivação e apatia vão aumentando consideravelmente. Sentimentos como medo e insegurança também fazem parte dos quadros de depressão conhecidos.

Tratamentos

Hoje em dia as pessoas que apresentam qualquer um destes sintomas por um período maior do que uma semana podem procurar ajuda médica que encontrará respaldo, coisa que não acontecia antigamente. O tratamento pode ser feito com medicamentos. Hoje existem cerca de 30 antidepressivos diferentes disponíveis, mas praticamente todos eles são controlados e requerem receitas médicas para a compra. Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

Além disso, alguns pacientes vão precisar de acompanhamento psicológico ou terapêutico para o resto de sua vida.

Prevenção

Tentar levar uma vida mais leve, sem grandes preocupações com trabalho e também conseguir ter uma alimentação balanceada e uma noite de sono tranquila podem ser fatores que ajudam a manter a depressão afastada.

Resumo
Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos
Nome do Artigo
Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos
Descrição
Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos, vamos abordar as principais causas da depressão, os sintomas e os melhores tratamentos.
Autora
Nome do Site
oBlogdaPaty
Publisher Logo
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤