Síndrome do Pânico: Sintoma do Transtorno de Ansiedade

Compartilhe!

A síndrome do pânico acontece devido ao transtorno de ansiedade. É um dos tipos de sintomas que você pode ter ao possuir problemas relacionados ao excesso de ansiedade. Se você tiver síndrome do pânico poderá sentir um medo constante, em alto nível. A pessoa com esta síndrome passa a ficar desesperada. Isso ocorre devido a um medo agudo, que é uma preocupação persistente, e pânico frente ao inesperado.

A síndrome do pânico pode ter sintomas físicos e mentais.

síndrome do pânico

síndrome do pânico

Principais causas e grupos de risco da Síndrome do Pânico

Infelizmente não existe comprovação científica que explique a síndrome do pânico. Embora seja possível definir alguns grupos que formam os fatores de risco para essa doença. Confira quais são:

Genético

Se você já teve algum familiar com síndrome do pânico há uma probabilidade de também desenvolver essa doença.
Pessoas muito estressadas: quem vive sempre estressado, cansado e sem tempo pode desencadear esta síndrome.

Excesso de Trabalho

Se você trabalha demais, estuda demais ou faz algum tipo de esforço mental em excesso, tem uma probabilidade muito grande de desenvolver síndrome do pânico se não houver um período de descanso. Longos episódios de estresse mental podem levar você ao desenvolvimento da síndrome.

Personalidade

Pessoas com personalidade forte, irritadiças, bravas e com temperamento mais forte são mais suscetíveis a ficarem em situação de estresse.

Doenças e distúrbios

Se você tiver alguma doença neurológica ou alguma outra complicação que causa mudança em seu cérebro, pode começar a reagir de forma exagerada frente a determinadas situações e acabar tendo crises de ansiedade.

Abusos sexuais

Pessoas que já sofreram abuso sexuais e não buscaram ajuda psicológica podem desenvolver pânico.
Toda situação que gera estresse em excesso pode causar síndrome do pânico se a pessoa já tiver predisposição a isso. É importante sempre se perguntar: “será que a minha reação frente à determinada situação está sendo exagerada”? Caso a resposta seja sim, é hora de buscar ajuda profissional.

Quais são os Sintomas da Síndrome do Pânico?

Não há como saber quando e se você terá um ataque de pânico. Porém, existem sinais que indicam que você pode estar tendo uma crise de pânico. Confira quais são:

  • Medo irracional de situações ou da morte
  • Insegurança excessiva
  • Sudorese
  • Tremores nas mãos e nas pernas
  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Arritmia
  • Formigamento nos pés, nas mãos ou no rosto
  • Ânsias
  • Dores estomacais
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza
  • Calor em excesso
  • Calafrios

Esses são só alguns dos sintomas. Dependendo do grau de síndrome do pânico os sintomas são diferentes e podem vir associados a outros distúrbios da ansiedade como: fobias, depressão e outros.

Tratamento da Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico pode levar você a ter complicações ainda mais graves do que as apresentadas em seus sintomas. Problemas como depressão, dependência alcoólica ou de outras drogas e problemas relacionados à vida social podem aparecer. Esse distúrbio também pode comprometer o seu emprego pois, muitas vezes pessoas com síndrome do pânico não conseguem sair de casa nem ao menos para ir para o trabalho. Quando se tem essa síndrome o desejo é de se ficar em constante isolamento.

Consultar um médico é essencial. Na primeira visita ele pode recomentar que você busque um psiquiatra e um psicólogo. Os dois juntos irão conseguir encontrar a raiz problema para que você volte a ter uma vida normal.

O tratamento também conta com medicamentos que incluem o uso de antidepressivos. Para que você melhore de verdade é preciso seguir todas as recomendações feitas pelos médicos e jamais faltar a nenhuma consulta com o psicólogo.

Conclusão

A síndrome do pânico é uma doença comum que pode ser tratada! Por isso, se você tem esta doença não fique sem buscar ajuda profissional.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Síndrome do Pânico: Sintoma do Transtorno de Ansiedade
Author Rating
51star1star1star1star1star
Compartilhe!

Add Comment

barra g1
¤