DIETA DA SOPA – CONHEÇA A DIETA DA SOPA MILAGROSA

O desejo de emagrecer e conseguir o corpo que consideram ideal faz com que as pessoas recorram a métodos tidos como os mais rápidos e eficazes. A dieta da sopa consiste na ingestão de apenas alimentos em forma liquida substituindo o almoço e jantar por sopas caseiras cujos os ingredientes escolhidos possam proporcionar refeições equilibradas e nutritivas.

São eliminados os alimentos gordurosos ou cheios de carboidratos e em seu lugar consome-se nutrientes. A dieta deve durar 7 dias utilizando vegetais e frutas, diminuindo a quantidade de proteínas e, assim, também diminuindo as calorias ingeridas. Nos dias de duração da dieta deve-se optar por sucos, frutas e iogurtes desnatados para o café da manhã e nos intervalos das refeições principais. As receitas das refeições devem ser seguidas exatamente como é descrita.

Diz-se que é possível perder 1kg por dia. Os ingredientes podem variar e não devem ser batidos no liquidificador, mas, sim, picados. Leguminosas, arroz, massas e pães não devem ser colocados na sopa. As industrializadas podem ser consumidas e carnes, aveia e purês podem ser usados.

OBESIDADE

A obesidade é um dos grandes males nos tempos atuais e que atingi pessoas de diferentes níveis sociais. Ela pode ser decorrente de histórico familiar, meios rápidos de alimentação devida a rotina, doenças crônicas, má nutrição e sedentarismo.

Ela é um dos elementos que tornam dietas restritivas como a dieta da sopa tão irresistível de ser seguida. Mas como foi descrito acima, a obesidade não se deve só aos distúrbios alimentares. Por isso é necessário fazer exames e consultar um médico para saber se vale a pena ou não seguir uma dieta tão restritiva como essa.

dieta da sopa ajuda contra obesidade

BENEFÍCIOS DA DIETA DA SOPA

Ela ajuda a eliminar as impurezas do corpo.

Regula o intestino.

Traz a sensação de saciedade.

O aumento do consumo de legumes e verduras que são ricos de vitaminas e sais minerais.

Proporciona um grande emagrecimento a curto prazo.

É simples de preparar a receita.

Os alimentos usados são baratos e facilmente encontrados.

DESVANTAGENS

A perda de água e músculos.

Possui poucas calorias não fornecendo os níveis energéticos diários que o corpo necessita.

Durante a dieta pode-se sentir fraqueza, tonturas, dores de cabeça, cansaço, mau humor e indisposição.

É pobre em proteínas, carboidratos e gorduras o que vai contra os princípios de uma alimentação equilibrada.

A restrição de leguminosas compromete a absorção de ferro, nutrientes.

A restrição de gorduras compromete os hormônios e a absorção de vitaminas.

Quando se usa sopas industrializadas aumenta o consumo de sódio altera a pressão arterial e retém líquidos.

A possível desmotivação em seguir a dieta à risca.

Não proporciona o controle de peso ou motiva uma reeducação alimentar.

Pode ocorrer flacidez.

DIETA DA SOPA MILAGROSA? VERDADE?

Milagres não existem. Pelo menos não no que se trata a perda de peso. A maior parte das pessoas que procuram dietas de emagrecimento o fazem em busca de se adequar aos parâmetros de beleza atuais.

A questão da imagem do corpo é muito importante para a maioria das pessoas. É uma questão muito mais complexa e não pode ser vista apenas pela ótica dos regimes. Qualquer dieta, seja a da sopa ou qualquer outra, podem ser inúteis quando consideramos o dia-a-dia e mudanças nos hábitos alimentares. Quando o tempo da dieta termina é preciso pensar na forma mais equilibrada e adequada de se alimentar e manter o peso. Só uma boa alimentação levará a um corpo e mente saudáveis.

VOCÊ SABIA: DIETA DA SOPA HOSPITAL DO CORAÇÃO!

É conhecida por, supostamente, ter sido criada por pesquisadores da USP para ser utilizada pelo Incor (Instituto do Coração de São Paulo) em pacientes que precisavam emagrecer de forma rápida, mas a USP nega a autoria.

Um dos motivos para a criação da dieta foi a necessidade de que pacientes que possuem problemas cardíacos e estão no pré-operatório percam peso antes da cirurgia com mais rapidez. A ideia da dieta é promover a perda de até 7Kg em 1 semana, ao mesmo tempo que aumenta a saúde e qualidade de vida do paciente. O paciente pode tomar essa sopa a qualquer momento do dia porque ela queima calorias e quanto mais se ingere dela, mais se perde peso.

dieta da sopa hospital do coração

DIETA DA SOPA USP EXISTE?

Sim. Seu objetivo é o mesmo emagrecimento rápido. Mudando os elementos do almoço e da janta por sopa.

RECEITA DA SOPA DA USP

INGREDIENTES

1 berinjela, 2 nabos, 2 cenouras, 1 xícara de chá de vagem picada, 3 pimentões coloridos, 1 caixinha de molho de tomate, 1 envelope de sopa de cebola, cheiro verde, salsão, 1 colher de chá de pimenta branca, 1 tablete de caldo light de galinha ou carne e ½ repolho roxo.

COMO PREPARAR

Cozinhar os legumes e reservá-los. Em outra panela deve-se diluir o pacotinho de sopa em 1 ½ litro de água com molho de tomate. Quando estiver fervido é só acrescentar os legumes e servir.

ENTRE AS PRINCIPAIS REFEIÇÕES

No dia 1:comer frutas de forma moderada, deve-se beber chá e suco de uva, mas evitar banana e abacate.

No dia 2:legumes, verduras, 1 batata cozida no jantar e a sopa.

No dia 3:frutas e legumes (menos batata) e pelo menos 2 sopas no dia.

No dia 4:até 8 bananas, leite desnatado e ao menos 2 sopas no dia.

No dia 5:consumir de 280 a 400g de carne vermelha ou branca grelhada e sopa ao menos 2 vezes por dia.

No dia 6:comer até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca, legumes cozidos (menos batata) e sopa pelo menos 2 vezes por dia.

No dia 7: arroz integral, legumes cozidos a vontade e sopa por pelo menos 2 vezes por dia.

É NECESSÁRIO COMER DE 3 EM 3 HORAS

O ideal é se alimentar em pequenas quantidades para manter o nível de glicose estável e trazer a sensação de saciedade. Isso evita o desejo de vasculhar a geladeira por ficar longos períodos sem comer. A fome acaba se acumulando e doces e gorduras ficam mais irresistíveis.

DIETA DA SOPA USP EMAGRECE MESMO

Relata-se que é realmente eficaz,mas só quando é seguida à risca e não ultrapassar o tempo indicado. O aparecimento dos resultados dependerá do organismo de cada um e do autocontrole. Lembre-se que o que é eliminado não é só as gorduras, mas também água.

DIETA DA USP ORIGINAL (SEM SOPA)

A Dieta da USP original tem como base as proteínas, gorduras e poucas quantidades de carboidratos.

Não pode haver a substituição de alimento por outro. Irão auxiliar na perda de gordura e na aceleração do metabolismo.

CARDÁPIO:

Dia 1:

Manhã: Café preto sem açúcar e preferencialmente sem adoçante.

Almoço: 2 ovos cozidos e ervas à gosto.

Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Dia 2:

Manhã: Café e bolacha de água e sal.

Almoço: 1 bife com salada de frutas à gosto.

Jantar: Presunto à vontade.

Dia 3:

Manhã: Café com bolacha de água e sal.

Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas.

Jantar: Presunto e salada temperada com azeite de oliva.

Dia 4:

Manhã: Café com bolacha de água e sal.

Almoço: um ovo cozido, uma cenoura e queijo minas à vontade.

Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.

Dia 5:

Manhã: Cenoura espremida com limão e café sem açúcar.

Almoço: Frango grelhado.

Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Dia 6:

Manhã: Café sem açúcar com bolacha de água e sal.

Almoço: Filé de peixe com tomate.

Jantar: Dois ovos cozidos com cenoura.

Dia 7:

Manhã: Café sem açúcar.

Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.

Jantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas.

DIETA DA USP FUNCIONA MESMO

Funciona, mas só se os maus hábitos alimentares forem deixados para traz para não ganhar o peso perdido ou até mais. Ela ajuda a perder gordura, mas não servirá de nada sem a transformação no modo de se alimentar. Algumas das vantagens que ocorre é o aumento de proteínas, prolongamento da sensação de saciedade, a melhora na digestão, ameniza cólicas menstruais e ajuda a regular a pressão arterial.

OUTRAS DIETAS DE SOPA

O ideal é dividir em café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.  Essa divisão aumenta o metabolismo e queimamos mais calorias.

COMO FUNCIONA A SOPA

A sopa deve ter muitos legumes e verduras como berinjela, nabo, repolho, cenoura e alguns temperos como salsinha e curry.  Deve substituir o almoço e janta por uma semana no máximo. Além da sopa, frutas, legumes e chás estão liberados durante a dieta. A dieta pode ser refeita depois de 3 a 4 dias de pausa. Durante esse período tem que se manter uma alimentação equilibrada e com alimentos não líquidos.

RECEITAS DE SOPA

SOPA 1

Ingredientes: 1 Berinjela, 3 cenouras, 2 xícaras de vagem picada, 2 tomates picados, 1 repolho grande, 1 nabo, 1 cebola picada, 2 maços de cheiro verde , 1 maço de aipo ou salsão, 1 dente de alho, 4 jilós, 2 pimentões, pouco sal com pimenta do reino.

Preparo: lavar os legumes, cortar em pedaços pequenos, coloque em uma panela com água. Temperar a água, colocar a panela a fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar até os legumes ficarem bem macios.

SOPA 2

Ingredientes: 1 aipo ou nabo, 1 maço de salsão, 1 de cebolinha, 3 tomates, 1 maço de couve ou repolho, 2 cenouras, 2 cebolas, ½ abóbora japonesa, 1 berinjela, 1 xícara de vagem picada, 2 pimentões verdes.

Preparo: Coloque os alimentos cortados em uma panela com água temperada com um pouco de sal e deixe cozinhar.

SOPA 3

Ingredientes: 1 berinjela, 2 nabos, 2 pimentões, 1 repolho grande, 2 tomates, 1 aipo, 2 cenouras, 2 xícaras de vagem picada, 3 dentes de alho, 4 jilós grandes, 2 maços de cheiro verde e agrião, 2 folhas de louro, 2 tabletes de caldo de carne, sal e pimenta do reino.

Preparo: corte os legumes em tamanho médio. Coloque todos os ingredientes em panela com água. Cozinhe no fogo alto e abaixe depois de fervida a água. Deixe por um tempo cozinhando.

SOPA 4

Ingredientes: 1 Berinjela, 3 Dentes de Alho, 2 Cenouras, 2 Maços de Cheiro Verde e Agrião, 2 Pimentões, 1 Repolho Grande, 2 Tomates, 1 Aipo, 2 Nabos, 2 Xícaras de vagem picada, 2 Tabletes de Caldo Knorr, 2 folhas de louro, 4 Jilós grandes, sal e pimenta do reino;

Preparo: Corte os vegetais em pequenos pedaços. Coloque todos os ingredientes em uma panela com água e cozinhe em fogo alto. Diminua o fogo depois de ferver e deixe os cozinhando por um tempo.

QUEM NÃO DEVE FAZER A DIETA DA SOPA

Pessoas com hipotireoidismo ou diabetes tipo 2, gestantes, nutrizes, crianças, pessoas com excesso de peso, obesidade, indivíduos com hipoglicemia.

Também é recomendadopraticar apenas exercícios leves como caminhadas.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Durante a dieta da Sopa você só pode ingerir a sopa nas principais refeições. Mesmo emagrecendo, você não vai aprender a como se alimentar de maneira equilibrada afinal, durante a dieta a quantidade de calorias ingeridas é muito baixa para o consumo a longo prazo. O que é possível, é aprender que é necessário escolher alimentos mais variáveis e saudáveis para a saúde, mudando os hábitos e evitar o efeito sanfona.

A dieta da sopa é restritiva e toda mudança drástica radical é difícil de seguir. É necessário estar convicto que terá força para manter a dieta até o fim e de que irá mudar a forma de se alimentar. Não é preciso abrir mão de tudo que gosta, basta ter moderação.

O QUE FAZER OU NÃO DURANTE QUALQUER DIETA

Não consuma pães, doces, bebidas alcoólicas, refrigerantes, energéticos, frituras.

Não coma nada em excesso.

Beba bastante água e faça exercício diariamente após o fim da dieta.

Nenhuma dieta deve demorar muito tempo, pois podem acarretar a problemas no organismo.

Não fumar.

Não ingerir bebidas alcoólicas ou refrigerantes.

Os alimentos industriais devem ser deixados de lado e dar mais preferência aos alimentos em sua forma mais natural.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr