DIETA JAPONESA – COMO FAZER, RECEITAS E CARDÁPIOS

Nos dias de hoje o interesse sobre os hábitos alimentares tem aumentado, devido a longevidade, a boa saúde dos japoneses e ao baixo índice de obesidade. É muito mais fácil conseguir produtos alimentícios vindos do Japão do que era a um tempo atrás. O Japão é uma grande nação pesqueira, sendo consumidos peixes crus, cozidos ou secos; algas marinhas, vegetais cozidos e refogados, soja e, usam a tecnologia para a cultivação de frutas, cereais, hortaliças.

Alimentos consumidos no Japão: kabocha (um tipo de abóbora japonês), goboo (bardana de peixe), moyashi (broto de feijão), takenoko (broto de bambu), shiitake (cogumelos secos), horenso (espinafre), renkon (raiz de lótus), berinjela congelada, cebola congelada, cenoura congelada, tofu, óleo de soja, arroz.  O baixo consumo de gorduras saturada e uma grande ingestão de peixes e vegetais é um dos pontos mais benéficos da alimentação japonesa.

ALIMENTOS MAIS CARACTERÍSTICOS DOS JAPONESES

Dieta japonesa

Arroz branco: é o carboidrato mais consumido pelos japoneses, geralmente presente em todas as refeições. A combinação do arroz com o peixe é extremamente benéfico para a saúde.

Peixes e algas: devida a posição geográfica com correntes marítimas frias e quentes, a pesca é a grande fonte de alimentos do Japão

Soja: o tofu nada é do que um queijo feito de soja, sendo consumido cru, cozido com vegetais ou carnes. Já o miso é obtido da fermentação da soja e o misoshiro é uma sopa que é feita com ele. E tem o famoso shoyu que é usado em diversos tipos de pratos.

Vegetais: no pouco espaço que pode ser utilizado para agricultura, são utilizadas técnicas para cultivar cereais, frutas e hortaliças.

FATORES QUE TORNAM OS JAPONESES SAUDÁVEIS

O baixo teor de açúcar que eles consomem dando mais valor aos cereais naturais

O Café da manhã japonês

Um café da manhã típico tem chá verde, arroz cozido no vapor, sopa de miso com tofu, omelete com cebolinha e peixes crus ou grelhados. Eles estimulam o metabolismo.

A rotina alimentar para os japoneses é de preparar 100 variedades de comida em uma semana, que terá peixe fresco, legumes, frutas e carnes.

Os japonese comem de vagar, mastigando bem e em pequenas quantidades, mas se alimentando várias vezes por dia. Isso ajuda no funcionamento do organismo e traz saciedade.

O consumo de carne vermelha é baixo. Não há muito espaço para pastagem tornando o preço da carne muito caro.

DIETA JAPONESA FUNCIONA MESMO

Dieta japonesa funciona

Quando se está com um peso excessivo e deseja-se começar uma dieta, o ideal é buscar a que possui a maneira mais saudável para atingir o objetivo. Os japoneses, com seus hábitos alimentares, são conhecidos como um dos povos mais saudáveis e que possuem uma alta longevidade. Mas apesar de ser chamada de dieta japonesa, esse regime alimentar não possui os alimentos tradicionais japoneses.

A dieta japonesa tem como base alimentos que possuem muitos nutrientes. Ela funciona, mas muito rigorosa e restrita. A ideia é perder de 5kg a 8kg durante o tempo da dieta que é de uma semana. Antes de pensar em começar a dieta deve-se pensar nos prós e contras de seguir uma alimentação tão rígida.

Esse tipo dieta pode fazer com que seja perdida massa muscular o que traz algum desconforto. A ideia é que, de após os 7 dias, volte-se para uma alimentação normal, mas com hábitos alimentares mais saudáveis. Nela é permitido o consumo só de café e chás (a exceção da água) que ajudam a acelerar a queima de calorias e ajuda a eliminar elementos nocivos ao nosso corpo. Os alimentos são fáceis de comprar e baratos e divididos em 3 refeições, por isso, não retarde a hora de se alimentar e faça em horários fixos.

Durante qualquer dieta os exercícios são indicados para ajudar na perda de peso, mas devem ser feitos moderadamente e sem intensidade. Com o fim da dieta é uma boa ideia criar um planejamento alimentar e um planejamento com atividades físicas que se enquadrem na rotina.

Os resultados serão obtidos rapidamente, mas se iluda. É preciso mudar o jeito de se alimentar ou, então, pode acontecer o tão famoso efeito sanfona. É necessário cuidar do corpo durante e após a dieta.

BENEFÍCIOS DA DIETA JAPONESA

As refeições possuem nutrientes e proteínas que são importantes para o nosso organismo.

Traz o que é necessário para dar energia ao corpo.

Há uma grande absorção de vitaminas.

O processo digestivo fica mais eficiente.

As toxinas serão liberadas para fora do organismo.

O inchaço no corpo irá diminuir.

Diminui o risco de ter um AVC.

Diminui o risco de sofrer um infarto.

Diminui o risco de ter diabetes.

A sensação de abstinência no nosso corpo demora a ser sentida.

Efeitos colaterais: mau humor, irritabilidade, sentir fome durante o dia, dores de cabeça, fadiga, cansaço, anemia, desidratação, efeito sanfona, perda de parte da massa magra, diminui a velocidade do metabolismo para gastar menos energia, facilitando ainda mais o acúmulo de calorias.

DIETA JAPONESA CARDÁPIO

A primeira coisa a saber é que nenhum dos alimentos do cardápio podem ser substituídos. Ela deve ser feita da mesma forma como está escrita, pois o seu objetivo é o de ingerir poucas calorias. Ela só deve ser feita por 7 dias, mais do que isso pode ser muito perigoso para a saúde. No cardápio estão frutas, legumes e verduras que nutrem o corpo, mas só é permitida 3 refeições por dia.

CARDÁPIO

SEGUNDA:

Café da Manhã: café ou chá. Pode usar adoçante.

Almoço: 2 ovos cozidos, verduras.

Jantar: 1 bife grande, salada de pepino e alface.

TERÇA:

Café da manhã: café ou chá (pode usar adoçante), 1 biscoito de água e sal.

Almoço: 1 bife grande, verduras e frutas.

Jantar: presunto.

QUARTA:

Café da manhã: café ou chá (pode usar adoçante), 1 biscoito de água e sal.

Almoço: 2 ovos cozidos, salada, tomate.

Jantar: salada de repolho, cenoura e chuchu.

QUINTA:

Café da manhã: café ou chá (usar adoçante se quiser), 1 biscoito de água e sal.

Almoço: 1 ovo cozido, cenoura, 1 fatia de queijo mussarela.

Jantar: salada de frutas, 1 iogurte natural.

SEXTA:

Café da manhã: café ou chá (se quiser adoçante), 1 biscoito de água e sal.

Almoço: tomate, 1 filé de peixe frito.

Jantar: 1 bife grande, salada de frutas.

SÁBADO:

Café da manhã: café ou chá com biscoito (usar adoçante se quiser), 1 biscoito de água e sal.

Almoço: frango assado.

Jantar: 2 ovos cozidos.

DOMINGO:

Café da manhã: café ou chá (com adoçante se quiser), 1 biscoito de água e sal.

Almoço: 1 bife grande, frutas.

Jantar: qualquer prato que tenha nesta dieta.

Obs.:Não coma mais do que o indicado.

Não beber liquido durante a refeição. Beba somente água e só depois da refeição. O ideal é consumir pelo menos 3 L por dia

Só é permitido comer os itens que se encontram no cardápio, sem acrescentar ou tirar qualquer alimento. Qualquer alimento que não conste no cardápio é proibido.

Não pule refeições.

Ela pode ser refeita, mas só depois de ter passado 7 dias.

A ordem dos alimentos não deve ser mudada e nem os dias em que devem ocorrer.

DIETA JAPONESA DA BANANA

Muito japoneses começaram a seguir a dieta da banana e a documenta-la na internet como um diário virtual. Ela é a grande estrela, mas se trata de passar dias comendo só banana. Ela é vital para essa dieta, mas só é consumida no café da manhã. A banana possui amido e enzimas em sua composição, o que ajuda a digestão com um fluxo no intestino trabalhando melhor. Ela ajuda na sensação de satisfação ao comer e ajuda, sim, a emagrecer se consumida da forma indicada no cardápio de dieta.

Essa dieta foi criada pela farmacêutica japonesa Sumiko Watanabe para o seu marido Hitoshi Watanabe e esse método de emagrecimento acabou se tornando muito popular no Japão e que depois nos outros países.

dieta japonesa da banana
dieta japonesa da banana

Pode ser perdido de 3kg a 5kg em um mês de regime, sendo consumida a banana apenas no café da manhã. Ela deve ser comida em sua forma natural, sem ser misturada com leite ou amassada. É permitida qualquer tipo de banana que possui de 90 cal até 100 cal.

Normalmente costuma-se liberar mais de 1 banana para se alimentar, mas sem exageros, junto com 1 copo com água morna, o que criaria uma barreira que aumentaria a sensação de satisfação ao comer. Porém no cardápio original recomenda-se apenas 1 banana com qualquer tipo de liquido. Mas banana pode não ser suficiente para que se fique saciado e obtendo a energia necessária

BENEFÍCIOS DIETA JAPONESA DA BANANA

Rica em fibras

Fonte de carboidrato.

Aumenta o crescimento das bactérias benéficas para nosso corpo.

Diminui toxinas.

Melhora a absorção de nutrientes.

Ajuda na pressão arterial.

Diminui o colesterol.

Ajuda na comunicação entre os nervos e músculos.

Ajuda na luta contra a depressão, a insônia e a ansiedade.

CARDÁPIO DIETA JAPONESA DA BANANA

CAFÉ DA MANHÃ:

Máximo de 4 bananas acompanhada de chá ou 2 copos de água morna sem açúcar.

LANCHE DA MANHÃ:

Coma uma fruta (exceto banana), mas apenas se sentir fome.

ALMOÇO:

Qualquer alimento menos doces, frituras, gorduras e bebidas calóricas.

LANCHE DA TARDE:

Uma fruta (exceto banana) ou iogurte ou uma barra de cereal.

JANTAR:

Qualquer alimento menos doces, gorduras, bebidas calóricas e frituras. Deve ocorrer antes das 20h.

Obs.:Depois de ingerir as refeições, se sentir sede, beber somente água.

Não fique com fome ou poderá comer demasiado no almoço ou janta.

Quem tem prisão de ventre deve evitar comer a banana-maçã e comer banana nanica ou banana prata.

Cada pessoa deve fazer essa dieta seguindo seu próprio ritmo dentro do tempo que tem disponível.

Consulte um nutricionista antes de começar qualquer tipo de dieta

Essa dieta pode ser seguida pelo tempo que desejar, pois não restringe muito a alimentação e os resultados são vistos logo após a segunda semana.

Não é necessário fazer nenhuma atividade física esgotante, caminhar por 30 minutos, diariamente, já basta.

Pense em quantos quilos necessita perder.

Não há restrição de calorias nessa dieta nem o que se pode ou não comer, mas não é recomendado sobremesas. Junto com a dieta é preciso encontrar um equilíbrio alimentar com escolhas saudáveis, eliminando as frituras, certos carboidratos e gordura. A alimentação deve ocorrer sem exageros e o ideal é que não seja feita com pressa. O alimento deve ser saboreado de forma prazerosa, comendo de vagar e mastigando com tranquilidade.

Leia também:

Dieta para engordar – O que é e como fazer

DEVO FAZER LANCHES INTERMEDIÁRIO NA DIETA JAPONESA?

Pode ser feito um lanche 3 horas depois das principais refeições, como: biscoitos (integrais, de água e sal, etc.), frutas frescas, pipocas. Esses lanches devem ter poucas calorias. Se sentir um grande desejo de comer algo um pouco mais calórico, é possível ceder. Mas nunca exagere e tente combinar com as outras refeições do dia para evitar a absorção exagerada de calorias. Os lanches ajudarão a controlar a fome e evitar a compulsão. O consumo de um lanche intermediário deve ser de 200 a 300 calorias, para um total de 2.000 calorias por dia.

dieta japonesa funciona
dieta japonesa funciona

É recomendável ir dormir antes da meia-noite, tendo-se um período de quatro horas entre a última refeição ou lanche e o horário de dormir. Ao dormir há a liberação de hormônios que ajudam no metabolismo. Um sono irregular atrapalha o equilíbrio de uma boa dieta podendo levar ao ganho de peso.

Não há um requisito sobre fazer exercícios físicos. Podem ser feitos, mas essa dieta não o torna um elemento obrigatório. Deve-se tomar cuidado com o sedentarismo, pois as atividades físicas não são só para emagrecer, são também ajuda a manter o corpo em forma e a manter forte o organismo. O ideal é fazer um programa de exercícios semanais que se adaptem ao estilo de vida de quem quer seguir qualquer dieta.

DIETA JAPONESA EMAGRECE?

Sim emagrece e ao final dela a eliminação é de mais ou menos 5kg, que acontece devido à grande restrição alimentar que modifica a forma como o seu organismo funciona. Os carboidratos diminuem e aumenta a proteína animal, através das refeições limitadas. O maior problema que poderá impedir a perda do peso é a fome.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr