DIETA DOS PONTOS – COMO PERDER 1KG POR SEMANA

Nesse artigo tiraremos as principais dúvidas sobre a dieta dos pontos. Lembre-se que essa dieta é uma reeducação alimentar e você pode aplica-la para toda a sua vida sem ter de se preocupar em seguir por apenas um tempo.

Quer saber tudo sobre a dieta dos pontos? Me acompanhe nesse artigo que vamos falar tudo essa dieta, veja também nesse artigo a tabela da dieta dos pontos.

dieta dos pontos

O QUE É DIETA DOS PONTOS?

A dieta dos pontos permite o consumo de qualquer alimento. Essa é sua grande vantagem. Entretanto, não possibilita altas quantidades de uma comida gordurosa, pois há uma quantidade de pontos que não pode ser ultrapassada.

Essa dieta foi criada pelo Doutor Alfredo Halpern e pauta-se não na contagem de calorias, o que para ele seria inútil, mas na contagem desses pontos.

O Doutor Alfredo Halpern fez essa dieta ao constatar como as dietas restritivas são falhas. As pessoas não conseguem segui-las antes mesmo de verem seus resultados. Desistem e engordam novamente ou ainda mais.

A dieta dos pontos consiste em transformar uma quantidade de calorias em um certo números de pontos e deixa para cada um delimita uma quantidade desses pontos que pode ser consumida por dia. Assim, cada alimento terá uma pontuação que será descontada da quantidade total que alguém pode consumir diariamente.

Dieta dos pontos

Nessa proposta de emagrecimento, você aprenderá a conhecer o que consome, não consumirá qualquer alimento para que não ultrapasse a quantidade de pontos que você dispõe. E, caso sinta uma vontade imensa de saborear algum produto calórico e gorduroso, poderá comer uma pequena quantidade para descontar parcialmente seus pontos. Assim, você não passa fome ou vontade, por isso, podemos concluir que a dieta dos pontos é uma reeducação alimentar para a vida. É um ensinamento para analisar o que consumimos.

Essa dieta, entretanto, não é indicada para gestantes, pois ela pauta-se em uma redução calórica e isso pode levar a danos à grávida e ao bebê. Nesse casos é indicado a procura de um médico nutricionista e um endócrino para o melhor acompanhamento das necessidades dos dois.

DIETA DOS PONTOS EMAGRECE

A dieta dos pontos emagrece, sim. Pois nela você consumirá uma quantidade de calorias inferior ao seu consumo normal. A quantidade de pontos para consumir por dia é baixa, e você automaticamente priorizará por alimentos que possuam uma baixa quantidade de pontos para que possa alimentar-se no decorrer do dia. Assim, você consumirá mais saladas por exemplo e aprenderá a comer outros alimentos.

Você verá os resultados rapidamente e, o melhor de tudo, sem os efeitos colaterais das dietas restritivas. Você não sentirá cansaço ou fadiga, muito pelo contrário, terá maior disposição no seu dia a dia e uma melhor qualidade de vida.

Você conseguirá eliminar de maneira saudável cerca de 1 quilo por semana. Ou até mais dependendo do seu metabolismo. E, acima de tudo, seguindo a dieta dos pontos você evita o famoso efeito sanfona. É um emagrecimento para a vida, não para sair da dieta após um determinado período e engordar tudo novamente.

Caso você tenha muitas dificuldades em seguir os pontos é indicado que consulte um nutricionista, assim, ele poderá adequar exatamente quais nutrientes seu organismo precisa e sua perda de peso será ainda mais saudável. Entretanto, caso não tenha essa possibilidade, seguindo corretamente a dieta dos pontos você já terá uma reeducação alimentar e um melhor estilo de vida.

DIETA DOS PONTOS COMO FUNCIONA

Dieta dos pontos como funciona

Para fazer a dieta dos pontos você precisa apenas de força de vontade. Nela você terá uma quantidade diária de pontos que pode gastar por dia. Comumente, esses pontos variam apenas em quantidade para homens ou mulheres, podendo também variar de acordo com o IMC (índice de massa corporal) da pessoa.

Independente da quantidade de pontos que você pode consumir, sempre terá de registrar tudo o que come, por exemplo, caso consuma uma salada, é preciso contabilizar quais folhas verdes comeu, se tinha algum legume, quais molhos utilizou, se tinha vinagres e azeite e quais as quantidades. Cada um desses alimentos possui um número de pontos que deve ser descontado do montante diária que você dispõe. Lembre-se que uma salada cheia de molhos gordurosos não será extremamente saudável, mas estará recheada de calorias.

É possível que a quantidade de pontos varie quando a pessoa atinge o peso desejado ou o peso ideal. Nesse momento há a fase de manutenção, nesse caso a pessoa já aprendeu a como alimentar-se melhor, já sabe como deve ser uma alimentação saudável e pode levar o que aprendeu para a vida. Terá um estilo de vida saudável.

A dieta dos pontos também incentiva à realização de esportes, em algumas das contagens, caso você faça alguma prática esportiva, o seu gasto calórico se transformará em pontos permitindo que você consuma mas calorias no dia em que praticou o esporte. Por isso é preciso ter contabilizado exatamente os minutos e a intensidade da prática esportiva.

Na dieta dos pontos também não há qualquer alimento proibido. Você pode consumir o que quiser, tenha atenção às quantidades e ao registro correto dos alimentos. Lembre-se que é você o maior interessado no sucesso dessa dieta.

Você terá o total controle sob o que você come, conhecerá melhor os alimentos, terá preocupação com o que está consumindo e aprenderá, caso tenha interesse, a fazer receitas mais saudáveis e leves para o seu organismo.

Além disso, a dieta dos pontos evita aquele constrangimento em ter de dizer a todo momento que não pode consumir algo porque está de dieta. Você pode consumir tudo, desde que saiba dosar corretamente os pontos. Poderá sair com os amigos no happy hour da empresa sem ficar passando vontade de comer alguma coisa. Pode consumir, mas tenha noção de registrar tudo o que comer e estar atento a quantidade.

Como dito anteriormente, a sua alimentação será mais saudável pois você verá que frutas, legumes e saladas possuem uma menor quantidade de pontos, assim, você dará prioridade a esses alimentos consumindo-os com maior frequência e melhorando automaticamente sua qualidade de vida.

Tenha sempre em mente que essa é uma reeducação alimentar acima de tudo. Você não terá uma dieta saudável se priorizar uma refeição por dia recheada de calorias e gorduras. Por exemplo, fazer uma refeição por dia que já gaste todos os seus pontos comendo sorvete, hambúrguer e refrigerantes. Isso trará riscos à sua saúde pois terá uma defasagem nutricional, podendo desenvolver uma anemia ou doenças semelhantes e até piores. Não deixe as refeições de lado só para comer algo com muita pontuação. Isso não trará um emagrecimento saudável e será como outras dietas restritivas que não educam sua alimentação e você desistirá rapidamente por sentir cansaço, fome e outros efeitos colaterais de uma alimentação não saudável.

Essa troca pode acontecer em algum dia, mas torna-la rotina é extremamente perigoso. Tenha sempre em mente, a dieta dos pontos trará benefícios ao seu corpo como um todo, não se trata somente de emagrecimento.

Tenha sempre em mente que um estilo de vida saudável pode lhe trazer maiores benefícios do que ficar por um momento sem nutrientes e assim somente fazer mal para sua saúde.

DIETA DOS PONTOS TABELA

Na dieta dos pontos é necessário contabilizar tudo o que consome por meio de uma tabela. Nela você encontrará o valor e cada um dos alimentos.

Entretanto, caso não encontre alguns alimentos nessa tabela, não há problema, você pode o consumir. Lembre-se que não é uma dieta restritiva. Para saber quantos pontos consumiu, basta dividir a quantidade de calorias por 3,6.

A quantidade de pontos que você poderá consumir varia de acordo com sua idade, sexo, e também em como vai o seu IMC.

Esse valor também pode variar de acordo com a quantidade de exercícios físicos que você faz no decorrer do dia. Como bem se sabe, uma boa dieta aliada a exercícios físico pode lhe trazer maiores benefícios.

A dieta dos pontos também possui algumas regras para que a tabela funcione, por exemplo:

  • Você não deve ultrapassar a quantidade de pontos permitida no dia.
  • Seguindo a tabela, você não pode consumir menos que 230 pontos por dia, isso é uma quantidade mínima para que tenha seus nutrientes.
  • No caso de consumo de fritura, você deve multiplicar os pontos do alimento por 3, no caso de ser uma fritura empanada, deve multiplicar por 4 para obter a pontuação aproximada de seu alimento.
  • Os temperos também valem pontos, por isso, deve somar 15 pontos nas refeições principais. Esses equivalem a todo o tempero usado para fazer a comida.
  • Dê preferência a comidas que você mesmo fez ou feitas em casa para ter o maior controle calórico, além de ter um menor uso de sódio que somente te faz reter líquido.
  • Evite os líquidos durante a alimentação, além de contar mais pontos, eles também expandem seu estômago e com o passar o tempo é cada vez mais difícil atingir o ponto da saciedade.

DIETA DOS PONTOS E ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A dieta dos prontos presa por uma alimentação equilibrada, assim você deve consumir carboidratos, proteínas e gorduras. Ela não faz o corte de nenhum nutriente, respeite isso para que tenha um emagrecimento saudável.

Lembre-se, anote sempre tudo o que comeu. Além de fazer com que saiba tudo o que comeu, você poderá ter uma visão geral do que consome, vendo no que pode melhorar e onde está falhando. Esse é um importante processo para a reeducação alimentar.

Entretanto, também há outra possibilidade de anotar seus pontos. Como já dito, qualquer alimento está na tabela da dieta dos pontos. Antes, as pessoas contabilizavam em uma folha de papel e calculavam quanto foi o seu consumo diário. Hoje em dia isso se tornou mais fácil com o uso do aplicativo gratuito Dieta e saúde. Esse é uma das maneiras em contabilizar os pontos que consome.

O aplicativo te dá, por exemplo, 30 pontos diários para consumir. Essa quantidade de pontos pode variar de acordo com sua altura e peso, ou seja, de acordo com o seu IMC.

Você deve simplesmente anotar tudo o que come e as quantidades que ele mesmo mostrará em uma barra evolutiva o quanto de pontos tem sobrando para consumir ainda nesse dia.

Não deixe de fazer exercícios físicos, pois eles aumentam o seu gasto calórico diário lhe rendendo mais pontos e assim você pode consumir mais alimentos. Mas lembre-se de gastar seus pontos com alimentos saudáveis, não faça exercícios somente para comer alimentos ricos em gorduras.

Veja abaixo a tabela da dieta dos pontos:

dieta dos pontos tabela
dieta dos pontos tabela

DIETA DOS PONTOS CALCULADORA

Para saber quantos pontos você pode consumir é preciso fazer uns cálculos antes. É possível encontrar calculadoras online, mas, de qualquer maneira, é preciso ter os dados necessários.

São esses:

  • Sua taxa metabólica basal;
  • O valor calórico de sua necessidade diária (cálculo feito a partir da faixa etária, sexo e exercícios feitos no decorrer do dia);
  • E o IMC.

Para fazer as contas:

  • Com esses dados em mãos, você deve multiplicar a taxa metabólica basal com o valor calórico da necessidade diária.
  • Em seguida, deve-se subtrair do valor total o seu IMC.
  • O resultado final é quantos pontos você pode consumir na dieta dos pontos.

É possível também encontrar na internet tabelas prontas com a proximidade do gasto calórico a partir da sua faixa etária. Entretanto, não indicamos esta, e sim que você faça rapidamente essas contas e assim conseguirá aproveitar mais a dieta dos pontos e os seus benefícios.

Anote tudo o que consome e procure nunca passar do limite, não tente poupar pontos ou pular refeições esse é um erro comumente feito e que pode levar a sua dieta por água a baixo ou fazer com que você desista. Pular refeições ou ficar em jejum não é a proposta desta dieta, mas sim ser um primeiro passo para uma reeducação alimentar.

Lembre-se, quando tiver eliminado 5 quilos, essa conta deve ser refeita para que não tenha nenhuma falta de nutrientes. Os primeiros 5 quilos são apenas o inícios da perda de peso, continuando você terá maiores benefícios.

Essa dieta não deve ser feita por toda a vida, mas ao chegar ao peso ideal, você saberá se alimentar muito melhor e poderá continuar com uma vida saudável.

Feito os cálculos, basta começar. Tenha perseverança, não se compare com os resultados dos outros, o importante é um passo para ter uma vida mais saudável.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr