MANCHAS BRANCAS NA PELE ⇒ 【IDENTIFIQUE COM FOTOS】

despigmentação da pele causas - mancha branca na pele

A despigmentação da pele costuma provocar o aparecimento de manchas brancas na pele, assim como manchas de cores diferentes que podem ter uma forma e consistência diferentes, como manchas vermelha na pele por exemplo. Uma mancha branca na pele pode ser causada por vários motivos, e, embora à primeira vista nos podem parecer todas iguais, se prestarmos atenção, notaremos leves diferenças que indiquem o motivo da sua formação.

Hoje vamos ver por que aparecem essas manchas brancas no rosto e diferentes partes do corpo, quais são os sintomas que a acompanham, conforme a causa de cada uma, e qual pode ser o tratamento mais eficaz.

mancha brana na pele do rosto

Muitos dos motivos da falta de pigmentação na pele são totalmente inofensivos, mas alguns deles devem ser tratados com urgência para não piorar o estado de saúde do paciente. Também, se você quiser saber se são ou não perigosos essas pintinhas brancas na pele, toma nota e saiba todos os detalhes.

O QUE SÃO MANCHAS BRANCAS NA PELE?

A pele é composta por uma série de células que formam diferentes camadas para exercer diferentes funções. A camada mais externa, a epiderme, contém algumas células cuja principal função é a de proteção contra os agentes externos. Uma das coisas mais importantes é a de exercer de barreira contra os raios solares, absorvendo a energia solar de forma direta.

Esta energia solar faz com que a pele se colora, graças à melanina, e por isso nos bronzeamos no verão. Mas às vezes existem algumas células que, por alguma razão, não se bronzeiam como o resto, aparecendo manchas brancas nas costas, no rosto, no peito, manchas brancas nos braços, e em qualquer outra parte do corpo.

manchas brancas no rosto causas

Esta despigmentação da pele pode ser causada porque as células da pele têm algum bug genético em sua estrutura, ou porque não se encontrem em um estado pleno de saúde, pois estão sendo atacadas. Quando notar pequenas manchas brancas na pele, há que prestar atenção às características que as acompanham, para saber exatamente o que o problema é, e dar-lhe solução.

O primeiro ponto que devemos olhar, é a forma e o tamanho das manchas, que determinam o tipo de manchas claras na pele que se trata.

TIPOS DE MANCHAS BRANCAS NA PELE

Uma mancha branca na pele ou até mesmo uma mancha vermelha na pele, pode ser várias coisas que podem ser o problema, veja algumas delas.

MANCHAS GRANDES NA PELE

A aparição repentina de grandes manchas na pele, geralmente causada por uma falha genética na pigmentação das células. Estas manchas grandes podem aumentar de tamanho progressivamente, ou ficar com o mesmo tamanho durante mais tempo.

manchas brancas na pele de bebe

As manchas de grande porte costumam aparecer no rosto, ao redor dos olhos e da boca, e também em articulações como joelhos, cotovelos, axilas, mas também em outras partes do corpo. Costuma estar isentas de coceira, e não ocorre descamação ou qualquer outro sintoma que seja preocupante.

PINTINHAS PEQUENAS NA PELE

As pequenas pintinhas na pele podem ser causadas por diferentes motivos. Este tipo de manchas aparecem principalmente no tronco, tanto no peito como nas costas ou a barriga, mas também se podem ver em qualquer outra parte do corpo e o rosto.

manchas na pele causas pintinhas

Algumas são acompanhadas de coceira e descamação, embora, geralmente, os sintomas não costumam ser acusados. Na maioria dos casos, podem ser removidas com um bom tratamento, ou simplesmente desaparecem por si mesmas, mas também podem permanecer de forma crônica, durante toda a vida do paciente.

MANCHAS EXTENSAS COM COMICHÃO

As manchas que vão acompanhadas de coceira e descamação são as mais irritantes de todos, mas também costumam ser as mais fáceis de tratar e eliminar. Esta condição da pele pode dar manchas de médio ou grande porte, que se estendem facilmente por todo o corpo, rosto, mãos e pés.

manchas brancas na pele

Costumam aparecer em crianças, idosos, grávidas, e outras pessoas que têm o sistema imunitário enfraquecido. Para tratar estas pequenas manchas brancas na pele, há que ir rapidamente ao médico para evitar que continuem espalhando e causando mais problemas.

PORQUE SAEM MANCHAS BRANCAS NA PELE?

COMICHÃO DE JOCK, FUNGOS DO SOL

Uma das principais causas de manchas pigmentadas na pele, comichão de jock, fungos do sol, também chamada pitiríase versicolor. Consiste em uma infecção da pele causada por um fungo, que de forma natural na pele, mas quando as defesas estão baixas, começa a sua proliferação e a sua colonização atacando as células cutâneas.

Essas manchas na pele costumam aparecer principalmente no tronco, costas e no peito, mas também em áreas onde há dobras, como axilas, a parte posterior dos joelhos, por baixo dos seios da mulher e inglês. Além de ser um fungo oportunista quando o sistema imunitário está mais baixo de defesas, também se vê favorecido o seu crescimento se essas áreas do corpo há acúmulo de umidade por excesso de suor ou por não secar-se bem após o banho.

comichão de jock FUNGOS DO SOL

Estas manchas são características porque têm uma cor muito semelhante ao da pele, e só são visíveis quando a pele se bronzeia e ficam patches esbranquiçados. Através da internet, há muitas mais fotos de manchas brancas na pele, e costumam ser bem pequenas, mas às vezes se estendem e se ligam entre si formando uma grande placa.

Se você notar manchas brancas na pele do pênis, pode ser devido a uma doença sexualmente transmissíveis. Para evitar riscos, procure rapidamente um médico.

PITIRÍASE ALBA

As marcas brancas na pele também podem ser causadas por outro tipo de infecção por fungos. A pitiríase alba é a despigmentação da pele em crianças mais frequente, mas também pode ocorrer em adultos.

Estas manchas brancas na pele de crianças e adolescentes aparece sobretudo no rosto, criando manchas grandes e às vezes também venenosas, que não costumam ser acompanhadas de coceira. São mais frequentes no verão, quando se nota mais a diferença de cor entre a pele saudável e a pele contaminada com o fungo.

PITIRÍASE ALBANo inverno é quando estas pintas brancas na pele do rosto se descamam com facilidade, apresentando uma consistência mais seca. Também podem ir acompanhados de pontos vermelhos, que ajudam a espalhar a doença de despigmentacion da pele do pescoço, ombros, e também com manchas brancas nos braços, com o mesmo aspecto do que no rosto.

VITILIGO

O vitiligo é uma doença de manchas brancas na pele que afeta grande parte da população. É um problema genético, através do qual ocorre a perda de melanina na pele, as células não podem colorearse quando são banhadas pela luz do sol como fazem as células normais.

Estas manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo, e ter tamanhos muito variados, mas em geral, aparecem no rosto, ao redor de olhos e boca, manchas brancas nas mãos e pés, e nas articulações, apresentando-se, inicialmente, com um tamanho médio, para ir aumentando a sua extensão, com o tempo, em alguns pacientes.

manchas na pele VITILIGO

Esta doença manchas na pele , não é nada contagiosa. Embora se veja muito pesado, e não um problema médico, ou acompanhada de sintomas que seja irritante. Só pode ser um problema estético para a pessoa que tem, mesmo que cada vez há mais tratamentos que ajudam a controlar a expansão das manchas, e até que conseguem diminuir seu tamanho e intensidade.

HIPOPIGMENTAÇÃO

Com uma morfologia semelhante ao vitiligo, mas não se trata de um problema idêntico, a mancha branca na pele, também podem ser causados por uma hipopigmentação. Ou seja, as células da pele vai perdendo a cor, pouco a pouco, perdendo também a sua capacidade para colorearse porque não lhes chega o suficiente melalina para isso.

Verificou-Se que este problema se deve a que os melanócitos não conseguem chegar a todas as células cutâneas para distribuir a melalina, como é devido, e não precisamente porque as células da pele não saibam usar a melalina como acontece com o vitiligo.

mancha branca na pele hipopigmentaçãoAs manchas de hipopigmentação podem aparecer em sites mais díspares, e apresentar um tamanho pequeno que costuma manter-se estável com o tempo.

GUTTATA IDIOPÁTICA

A guttata idiopática é uma doença de pele que afeta sobretudo mulheres, com uma idade avançada. Pode aparecer a partir dos 40 ou 50 anos, e ainda que até o momento desconhece-se a causa exata, acredita-se que possa estar relacionada com o envelhecimento, ou pelo aparecimento de manchas no rosto pelo fígado, o que já não funciona tão bem como em idades mais precoces.

Costuma aparecer como uma mancha branca no rosto, especialmente em peles claras, que têm sofrido mais com os sintomas da passagem do tempo. As manchas têm uma coloração ligeiramente mais esbranquiçada que a pele normal, com um tamanho pequeno, que se vai estendendo com o tempo, mas que nunca chega a ocupar uma grande parte do rosto da mulher.

Hipomelanosis guttata idiopática

Também se podem observar em outras partes do corpo que foram expostas ao sol com frequência, como o decote ou mãos, a forma de pequenas manchas brancas que podem ser acompanhadas de manchas escuras do sol.

O NEVO DESPIGMENTOSO

É conhecido como nevo pigmentado a uma marca de nascença na pele que tenha adquirido uma forma mais espessa, levantando-se um pouco acima da pele normal. Um nevo costuma ter uma cor mais escura do que a pele do paciente, ainda que em ocasiões se pode descolorir, apresentando uma cor muito mais clara, mas com a mesma consistência que teria um lunar habitual, em forma de manchas brancas arredondadas na pele.

Embora esses nevos brancos possam ser mais claro, nunca chegam a ter uma cor totalmente claro. Podem ir acompanhados de pêlos de acordo com o local do corpo em que se encontrem, e ter uma forma arredondada ou totalmente amorfa, com um tamanho muito variável.

as manchas brancas na pele nevo pigmentado

Geralmente costumam ser lunares benignos, mas nunca é de mais recorrer a um dermatologista para descartar a possibilidade de se tratar de um tumor na pele potencialmente maligno.

FALTA DE NUTRIENTES

Outra doença de manchas brancas na pele mais frequente em adultos e crianças, é a desnutrição. Padecer de uma desnutrição não quer dizer que a pessoa tome pouca quantidade de comida por dia, mas sim que em sua alimentação diária faltam nutrientes essenciais para manter a sua saúde, porque não está seguindo uma dieta variada e equilibrada.

Quando a falta de algum nutriente pode-se constatar no organismo do paciente durante um longo período de tempo, esta desnutrição pode-se apresentar de forma externa, através de manchas brancas no corpo. Costuma ser por falta de vitamina D, vitamina E, vitamina B12 ou cálcio.

por que saem manchas no rosto

Estas manchas causadas por uma anemia em determinados nutrientes são manchas brancas pequenas na pele, e podem se apresentar em qualquer parte do corpo, mas acima de tudo nos ombros, costas e braços, assim como manchas no rosto brancas.

TRATAMENTO DE MANCHAS BRANCAS NA PELE

Hoje em dia, eliminar as manchas brancas na pele em crianças e adultos é muito simples, só precisa de um tratamento que, na maioria dos casos, é muito eficaz. Se notas que você tem novas manchas nos braços, tronco, pernas, no rosto ou em qualquer parte de seu corpo, procure seu médico para fazer um diagnóstico e aplicar o tratamento mais eficaz de acordo com o tipo de despigmentacion pele que você tem.

Vamos ver como remover as manchas brancas da pele de acordo com o tipo de problema que as produz:

CREMES PARA TIRAR MANCHA BRANCA DO ROSTO

Existem alguns tratamentos, primeiramente vou deixar 2 cremes que conheci a algum tempo que gostei muito dos resultados que tive usando ele.

DERMCLEAR

dermcleanDermClear tem sua fórmula produtos 100% naturais, isso quer dizer que mesmo que você seja alérgico ou tenha algum tipo de resistência, DermClear vai te ajudar a eliminar manchas brancas no rosto e ainda vai evitar o aparecimento de rugas, deixando sua pele sempre limpa e com vitaminas!

Vale também ressaltar que ele tem licença da ANVISA e caso não tenha resultados você tem direito a reembolso do mesmo no período de 30 dias após a compra.

 

CLIQUE AQUI PARA GANHAR 40% DE DESCONTO NO SEU DERMCLEAR

LIFT GOLD

lift goldLift Gold é recomendado para evitar e acabar com as marcas de expressão, e ele faz uma regeneração celular facial.

Lift Gold funciona como uma maquiagem, tonalizando a pele e também como creme facil, não deixando as manchas brancas que tanto incomoda aparecerem.

Eu recomendo o produto que é também liberado para comercialização pela ANVISA, eu vi vários famosos recomendando o produto como a Simone e Simaria, e comprei e gostei muito.

CLIQUE AQUI PARA GANHAR 40% DE DESCONTO NO LIFT GOLD

ANTI-FUNGOS

A pele com manchas brancas causadas por uma infecção com fungos costuma curar-se por si mesma, em pouco tempo, sem a necessidade de aplicar nenhum tratamento. Sobre tudo comichão de jock), fungos do sol corrigidas por si mesma, mas se o paciente está sob defesas, talvez seja necessário um tratamento com anti-fungos para poder eliminar os fungos de raiz.

manchas brancas na pele fungos

Os medicamentos anti-fungos ou anti-fungal mais utilizados são os que contêm terbinafina ou miconazol, que costuma apresentar-se como creme para manchas brancas da pele. Em todos os casos, devem ser receitados pelo médico para evitar riscos desnecessários ao paciente. Também são muito úteis os géis de banho e shampoos que contém sulfeto de selênio, muito eficazes para eliminar os fungos da pele.

Estes tratamentos são efetivos a partir de 3 semanas de uso de acordo com as indicações do médico. Na maioria dos pacientes, o tratamento deverá se estender até cerca de 4 ou 6 meses, para poder eliminar todos os fungos, embora pareça que em poucas semanas apenas restam vestígios deles.

TRATAMENTOS PARA MANCHAS PIGMENTADAS

Hoje em dia não se sabe exatamente a que se deve a formação das células da pele produzidas pelo vitiligo, por que não existe um tratamento eficaz para acabar com ele.

doença de pele manchas brancas

Sim, existem alguns tratamentos experimentais que estão dando bons resultados em muitos pacientes, apesar de não se conseguiu até o momento remover todas as manchas da pele 100%, mas têm sido eficazes contra as manchas na pele das mãos. Consulta com seu dermatologista a possibilidade de usar alguns desses tratamentos se a sua pele permitir, para poder melhorar o problema estético que possa representar as manchas brancas na pele causadas pelo vitiligo.

DIETA EQUILIBRADA

As manchas na pele por stress, e as manchas na pele por uma desnutrição só podem ser combatidas com uma dieta saudável e equilibrada. Consulte com seu médico ou nutricionista para compensar os nutrientes que são deficitários em sua dieta que estão produzindo a descoloração da pele.

doença despigmentacion da pele

Em casos extremos é possível a toma de suplementos nutricionais para poder fazer a dieta mais completa, evitando que apareçam aquelas inestéticas manchas brancas na pele, melhorando a saúde do organismo com todos os nutrientes de que necessita para o seu correto funcionamento.

Não vos lanceis fora esses itens para levar a cabo uma dieta equilibrada:

Agora que você já sabe como eliminar manchas brancas na pele, não hesite em entrar mãos à obra para acabar com elas no menor tempo possível.

28 respostas

    1. Bom dia Alexandra, tudo bem?

      Sobre as machas brancas na pele, te recomendo que procure um médico dermatologista e solicite um exame para apurar o que pode ser essas manchas.

      Você já fez exames de sangue?

      Bjus e bom domingo.

  1. Oi meu nome é graziela bom eu tenho várias manchas no rosto procurei o médico fiz exames e não acusou nada de grave mas agora eu estou com a impressão de que essas manchas estão aumentando e passando para meus braços.

  2. Oi Paty..
    Fiquei com uma mancha Branca horrível no busso derivado a depilação lazer..
    Já lá vai um ano e ela não desaparece…bjs

  3. Olá me chamo Sandra já algum tempo está aparecendo uma bolinha branca na mão no braço falaram que é sinal de velhice mas só tenho 35 anos lembro que minha mãe tbm tinha preciso saber se é um problema grave b?? Obg
    Bjss

  4. Oi, me chamo Gerlane. Há mais ou menos 1 ano atrás comecei a perceber umas manchas vermelhas na parte interior das minha coxas, porém, tem tempo que elas somem e tem tempo que aparecem. E tem algumas que ficam brancas e permanecem. O que pode ser?

  5. Oi. Eu tenho pequenas pintinhas brancas nas costas que coçam e elas estão aumentando. Alguém me indica um produto eficaz para eliminá-las?

  6. Olá, apareceram manchas brancas apenas nos meus braços, são bolinhas bem pequenas.
    Gostaria de saber o que é.
    Pois muitos falam que é verme, e outros anemia.

    1. Olá Bruna,

      O melhor a se fazer nesse momento é procurar um médico e solicitar alguns exames para saber realmente a causa dessas manchas brancas em seu corpo.

      Bjus

  7. Oi,faz uma no que umas manchinhas bem pequenas apareceram na minha cintura,ela nao crescem,nao se espalham,nem nada,meu tio disse que pode ser stress,ele tem essas manchas,so que maiores e ele tem na mao,o meu é na cintura,meu tio e bombeiro,ele disse que quanto mais me estressase mais manchas ia aparecer,creio eu que ele esteja certo porque cada vez que fico nervoso ou estressado começam a aparecer umas bem pequenas

  8. Olá! Gostaria de ter sua opinião a respeito de uma mancha branca no meu rosto , que foi adiquirida com uso errado de hidroquinona. Ja fui em varias dermatologistas e ainda não consegui remove-la. Será que tem alguma pomada milagrosa pra isso rsrsrs. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr