Blog da Paty

12 Benefícios da Moringa a Árvore da vida para o nosso organismo

A moringa oleífera é uma poderosa planta medicinal que pode te ajudar a combater muitos males do seu corpo, como hipertensão, diabetes, dores nas juntas.

A moringa é uma árvore de origem indiana, no entanto, na atualidade, pode ser encontrado em diferentes partes do mundo. Entre os principais benefícios da moringa a árvore da vida é o seu poderoso efeito medicinal e que, segundo a antiga tradição indiana pode curar até 300 doenças. Mas não apenas isso, já que recentes pesquisas têm demonstrado que seus “humildes” folhas são uma fonte inesgotável de valor nutricional.

Assim como você ouve a moringa é conhecida como uma fonte de nutrição e energia natural, que não é sustentada por açúcar. Entre os benefícios da moringa a árvore da vida que podemos destacar é o seu grande poder analgésico, diminuindo a pressão arterial, ajuda a combater a insônia e o que é um desintoxicante, devido à sua capacidade para purificar a água, entre outros.

O uso contínuo desta planta em diferentes culturas e partes do mundo nos confirma que os benefícios da moringa a árvore da vida são muito mais que uma simples coincidência. Apesar deste fato, na ciência moderna, recém-foi possível descobrir seus efeitos medicinais, a qual indica que a moringa é um multivitamínico capaz de fornecer até 7 vezes mais vitamina C do que as laranjas, 4 vezes mais cálcio que o leite, 4 vezes mais vitamina A que a cenoura, 3 vezes mais potássio que as bananas, e 2 vezes mais proteína do que iogurte.

O que é Moringa?

A nomeada planta, é também conhecida como milagre. Originária da Índia, é um verdadeiro milagre da natureza, principalmente pelo fato de que a árvore que produz a Moringa, consegue produzir algumas propriedades maravilhosas e que sem dúvida, conseguem transformar para melhor a vida das pessoas que fazem o correto consumo. Muito conhecida como Moringa Oleífera, a planta faz parte da família Monogênica Moringaceae.

Moringa

Existem diferentes formas pelas quais, a Moringa Oleífera pode ser consumida. As formas mais conhecidas, são:

  • Chá de moringa;
  • Cápsulas de moringa;
  • Óleo de moringa;
  • Folhas e flores da árvore, que são comestíveis;
  • Vagens que podem ser consumidas cozidas, da mesma forma como é feito com a vagem do feijão.

O componente é extraído de uma árvore, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos, desde 5m até 12m de altura. Ela consegue se desenvolver muito melhor, em ambientes selvagens, além de ser encontrada nas planícies, conseguindo se desenvolver muito bem mesmo no clima tropical.

Leia também:  ANSIEDADE - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Logo abaixo iremos apresentar quais são os principais benefícios desta descoberta da medicina, que é realmente a árvore que nos dá vida.

Cada parte da árvore da Moringa Oleífera é utilizada

Estudos realizados pelos melhores cientistas, com o auxílio de profissionais da área médica que acreditam no poder da medicina natural, identificaram que em cada parte da árvore, é possível encontrar uma certa quantidade de proteínas e vitaminas.

Nas sementes da moringa oleífera encontramos diversas propriedades, que demonstram a eficácia antimicrobiana, e os indianos conhecem bem esta, e outras tantas ações desse produto incrível.

A árvore possui em seu tronco dois alcaloides, que são conhecidos como Moringa e Moringinine. O caule contém moléculas, extremamente benéficas para a vida de quem consome com frequência.

As lindas flores que aparecem na árvore de moringa Oleífera, contém nove aminoácidos, sendo eles: sacarose, D-glicose, alcalóides, quecetina que é rica em cálcio, além do potássio, kaempherol, rhimnetina, isoquecitrina e, karmpferitina.

Existe ainda mais um componente que pode ser muito utilizado, pois contém vitamina C, compostos fenólicos e carotenóides que é a pre-vitamina A.

Os componentes mais conhecidos como ferro, cálcio, fósforo, cobre, vitamina A, B e C, tornam a Moringa Oleífera um completo e ótimo suplemento dietético.

Com cada uma das suas partes tendo diversas propriedades é fácil entender o porquê, a árvore da moringa é conhecida como “árvore da vida”. E claro, não se deve apenas ao fato da quantidade de componentes encontrados, mas sim, ao fato de que cada um desses que acabamos de citar, podem trazer benefícios incríveis para a saúde das pessoas.

Benefícios da Moringa na saúde

Confira abaixo, os principais benefícios que separamos para você conhecer mais sobre a Moringa.

Atividade antimicrobiana

A partir do momento em que foi descoberto que a Moringa possui diversas propriedades medicinais, diversos estudos foram realizados para comprovar a eficácia dessa planta, no tratamento de diferentes doenças.

Dentre os estudos realizados foi destacado o elevado potencial de atuação desta planta, através do extrato bruto aquoso das sementes, que atua diretamente na atividade microbiana.

Sabendo disso é possível utilizar as propriedades da semente, para evitar o desenvolvimento de micro-organismos como fungos, vírus e protozoários, que podem provocar diferentes doenças.

Mais jovem por mais tempo

A Zeatina é um elemento crucial, para o bom desenvolvimento de plantas. É responsável pela divisão celular, crescimento das células, assim como o atraso do envelhecimento das mesmas.

Leia também:  Manchas brancas na pele

Quando utilizadas na proporção adequada, consegue ter o mesmo desenvolvimento no organismo humano, retardando o envelhecimento do corpo fazendo com que a pele, órgãos e ossos sejam conservados, por mais tempo.

Eliminação dos radicais livres

Os radicais livres são moléculas que quando encontrados em grande quantidade no organismo humano, podem causar diversos problemas como, a intoxicação e o envelhecimento da pele.

Na composição da moringa encontramos antioxidantes, extremamente importantes para conseguir evitar a proliferação dos radicais livres, que conseguem atuar prejudicando as células sadias. Esse processo é um dos principais que favorecem o envelhecimento.

Saúde para pele e cabelo

Para cuidar da pele e também do cabelo, utilizar o óleo de moringa é uma das formas mais recomendadas. A ação antioxidante atua através do alto poder de ácido oleico e behênico, que consegue proteger dos raios UV, conseguindo aumentar a fibra capilar.

Os nutrientes encontrados no óleo da moringa, possuem os agentes necessários para hidratar a sua pele, deixando muito mais bonita e resistente.

Redução da diabetes, anemia e colesterol

Cada uma das partes da árvore, possui componentes e nutrientes que conseguem agir de diferentes formas em nosso organismo e portanto, muito eficiente quando utilizado para realizar o tratamento de diferentes doenças.

Através do consumo das cápsulas da moringa, por exemplo, o organismo não consegue mais absorver por completo as gorduras, sendo eliminadas por outras formas proporcionando a redução da diabetes e colesterol.

Se uma pessoa apresenta um quadro de anemia, é possível reverter com o consumo das cápsulas, pois a Moringa possui elevado nível de ferro, sendo maior até mesmo do que os níveis presentes no espinafre.

Aumento do leite materno

Para as mães que ainda estão amamentando ou mesmo para aquelas que estão se preparando para estar momento tão maravilhoso, existe algo que é uma das principais dúvidas com relação a maternidade, logo depois que o bebê nasce: Como ter mais leite.

Esta pergunta é muito comum pois as mães não querem deixar faltar nada para o seu filhinho, e muito menos alimento. E se você está passando por isso, vai gostar de saber que a moringa também ajuda a aumentar a quantidade de leite materno.

Ajuda na perda de peso

Essa planta pode auxiliar na aquisição de uma melhor qualidade de vida, principalmente na redução de peso. Já foi comprovado que a Moringa consegue auxiliar na diminuição de medidas, eliminando a gordura localizada através da reeducação alimentar, sendo feita de modo totalmente natural sem agredir o corpo e nem mesmo o metabolismo.

O emagrecimento acontece com o consumo da Moringa, que acelera o metabolismo fazendo com que a gordura corporal seja eliminada, proporcionando a queima de calorias de uma forma rápida e saudável.

Leia também:  ALIMENTOS PARA PREVENIR A QUEDA DO CABELO

Purifica a água

Quando imersa em água, ela consegue atrair para si sedimentos e bactérias presentes, fazendo com que a água se torne clara e totalmente potável.

A utilização das sementes da moringa, consegue melhorar em até 99% a qualidade da água, podendo ser consumida por qualquer pessoa, sem causar danos ao organismo, ao contrário de pessoas que consomem água não tratada.

O mais indicado para o tratamento de purificação da água é que sejam utilizadas sementes recém colhidas, deixando aproximadamente 90 minutos na água.

Aumenta os nutrientes do organismo

Você está conhecendo agora, a planta mais nutritiva do mundo. Em todos os testes e estudos que são realizados na área de botânica, ainda não foram encontradas outras árvores e plantas que tenham o mesmo ou maior índice de vitaminas e sais minerais em sua composição. São mais de 90 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes que são encontrados.

Com o consumo em cápsulas ou chás, você pode elevar os índices dos nutrientes do seu organismo, muito mais do que com a uma alimentação saudável. Confira abaixo quais são os índices de nutrientes:

  • 4x mais cálcio e 2x vezes mais proteína do que o leite;
  • 4x mais vitamina A do que a cenoura;
  • 15x mais potássio do que a banana;
  • 7x mais vitamina C do que a laranja;
  • Maior quantidade de ferro do que o espinafre.

Possui ainda outros minerais muito importantes para a saúde como, o fósforo, zinco, selênio e também o ferro.

Indica para tratar diversas doenças

Já falamos sobre o diabetes, anemia e colesterol que é possível diminuir com este tratamento, mas existe ainda outras doenças que podem ser tratadas, como por exemplo:

  • Pressão arterial;
  • Asma;
  • Melhora nas articulações;

Além disso, o aumento da imunidade no organismo, e fortalecimento dos músculos e ossos, são benefícios do tratamento com a Moringa.

Combate ao câncer

Estudos realizados por pesquisadores dos Estados Unidos, conseguiram comprovar que a planta contém poderosos agentes anticâncer, como o kaempferol, ramnetina e Isoquercitrin.

Nos diversos testes realizados, os agentes se mostraram eficazes especialmente contra o câncer de ovário, fígado, pulmão e também melanoma. A realização de estudos como este desperta mais do que interesse. Desperta esperança para pacientes e familiares que estão no tratamento de câncer e na luta por dias mais saudáveis e melhores.

Cérebro mais saudável

Diversos estudos já realizados comprovaram a eficácia da Moringa, para auxiliar na prevenção do aparecimento de doenças degenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer. As principais doenças que assustam principalmente, quem já está na terceira idade.

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.