6 Hábitos indispensáveis para uma vida saudável

Compartilhe!

Esta procura de melhorar a sua saúde física e mental? A primeira coisa que você deve ter em mente é que uma mudança para uma vida saudável não é circunstancial, não é um momento em que deixamos de fazer algumas coisas ou as trocamos por outras. Uma vida saudável requer uma melhoria progressiva do nosso dia-a-dia, por isso, é fundamental mudar os nossos hábitos, as nossas rotinas diárias. Quais suas armas? Atitude e força de vontade.


1. Cuidar da alimentação


Não vale deixar de comer durante um tempo, os alimentos prejudiciais para a saúde, como os ricos em gordura saturada e açúcar, ou comer pouco ou parar de fazê-lo. O segredo é mudar o nosso hábito alimentar para alimentos mais saudáveis e em quantidades equilibradas. Esta maneira de conseguir que o nosso aporte nutricional adequado e manutenção de níveis de energia excelentes.


2. Fazer exercício


Quanto maior a quantidade de energia tivermos, mais fácil será dar o segundo mudança de hábito: aumentar a nossa atividade física. O sedentarismo está relacionado diretamente com o enfraquecimento da saúde física e mental. A falta de atividade é uma das causas de muitas doenças articulares e cardiovasculares, como a artrite, o reumatismo e problemas cardíacos ou respiratórios. Basta alguns minutos por dia de exercício ou umas horas por semana para que o nosso corpo se fortaleça. Mas além disso, a atividade melhora a nossa saúde mental, pois ajuda a descarregar o estresse e produz hormônios como a serotonina, a dopamina e endorfinas que nos ajudam a nos sentirmos bem e felizes.


3. Adeus aos hábitos tóxicos


Deixar de fumar e eliminar o álcool da nossa dieta (ou ao menos reduzi-lo). Isso é fundamental não apenas porque geram grandes quantidades de toxinas nocivas para o organismo, mas também para evitar doenças cardiorespiratorias, fígado e neurodegenerativas. Não obstante, há que ser realista e, talvez, deixar de fumar de um dia para o outro, pode tornar-se uma mudança de hábito muito difícil, ainda existe o risco de se render. Nesse caso, talvez devêssemos recorrer à ajuda de cigarros eletrônicos, para fazer a mudança de forma mais gradual, substituindo o fumo por vapor de água, algo muito mais saudável.


4. Cuidados bucais


Manter a higiene dos dentes e da língua é importante, já que podem conter um elevado número de bactérias que passam o resto do organismo através da saliva, a comida e as bebidas. Por isso, escová-los e limpá-los todos os dias deve ser outro de nossos hábitos saudáveis indispensáveis. Além disso, você sabia que o fato de comer uma maçã, com a pele em bocados nos ajuda a fortalecer e limpar entre os dentes? Adicionar detalhes conta, não se esqueça.


5. Cuide de sua mente e desenvolve a sua personalidade


Lee, dança, aprenda algo novo, faça atividades ao ar livre…. Se há um ingrediente fundamental para melhorar a sua atitude e manter a força de vontade é a felicidade. Acreditar em si mesmo e se sentir melhor com você mesmo são os melhores estímulos para iniciar e manter uma vida saudável.

Compartilhe!

Add Comment