As Meninas estão amando! ==> QuitoPlan | Colastrina | LineShake | Conutherm | Detophyll | Thermatcha | Tesão de Vaca

Alimentos ricos em cálcio para intolerantes à lactose

Compartilhe!

A intolerância à lactose é um dos problemas mais comuns hoje em dia entre a população em relação a alergias ou intolerâncias a algum alimento. O ser humano tira muito proveito de leite de qualquer animal, tanto para beber como tal, como para preparar um outro tipo de alimentos como iogurtes, queijos, etc… É por isso que sofrer esta intolerância pode nos levar a não poder consumir nenhum alimento lácteo, reduzindo em muito o aporte de cálcio que recebemos, porque, além disso, sempre tivemos os lácteos, como a nossa principal fonte de cálcio.


Este mineral é um dos mais importantes do nosso corpo, assim como o mais abundante. Precisamos de grandes aportes de cálcio para manter-nos saudáveis, especialmente para os nossos ossos e os nossos dentes, que estão muito relacionados com este mineral. Por isso, as pessoas com intolerância à lactose e que não possam obter o cálcio através do leite ou seus alimentos elaborados devem procurar outro tipo de alternativas. Por sorte, a natureza não jogue tudo que você tem uma única carta, e, desde então, existem muitos alimentos que podem nos fornecer cálcio, além dos próprios lácteos. Aqui nós vamos fazer um repasso dos mais importantes.


Começando pelo mar, por exemplo, onde podemos encontrar muitos peixes que são uma excelente fonte de cálcio, como o salmão ou a sardinha. Estes peixes também representam uma fonte não negligenciável de outros minerais e nutrientes, como o fósforo ou o Ômega 3, também necessários para um correto funcionamento de nosso organismo. O salmão também nos traz gorduras saudáveis, sua ingestão calórica não é muito importante e é delicioso, em qualquer receita que o ponhamos, já que se pode combinar com um monte de ingredientes, sendo uma alternativa perfeita para aqueles intolerantes à lactose e que buscam bons aportes de cálcio.


salmon-dourada-camarão-limão-ovas


Outro bom aporte encontrado na fruta, mais concretamente na laranja. Sempre nos disseram que devemos consumir especialmente esta fruta, por ser rica em Vitamina C, que nos ajuda a nos manter saudáveis e protege o nosso sistema imunológico. No entanto, muitos se assustam ao saber que o aporte de cálcio da laranja é superior ao da vitamina C. E isso não significa que, ao comê-lo, também nós recebemos os benefícios acima descritos desta vitamina. O aporte de cálcio de uma peça de laranja é quase 50% recomendado de consumo diário, pelo que podes imaginar o bem que nos faz, se combinamos, por exemplo, com o salmão ou o seguinte alimento, o tofu.


pedaços-toranja-laranja-limão-tangerina-sobre-mesa-de-madeira


E é que esta alternativa ao queijo, cada vez mais popular graças às pessoas veganas também contém um grande aporte de cálcio para o nosso organismo. Muito do tofu que encontramos nas lojas foi implementado com sal de sulfato de cálcio, o que o torna também uma grande fonte deste mineral para todos aqueles que não possam desfrutar da lactose. Seu sabor intenso e a sua textura permite aproveitá-lo para uma grande variedade de pratos, sendo um dos melhores substituições possíveis para o queijo.


tofu-em-bol


Também os frutos secos constituem um bom aporte de cálcio para o nosso corpo, especialmente as avelãs e as amêndoas, que são junto com as sardinhas, os alimentos naturais que contêm mais cálcio. Os pistácios também são uma boa fonte deste mineral, embora a sua contribuição é um pouco menor do que o dos outros frutos anteriormente nomeados. E, com tudo isso, demonstra-se que o leite e seus derivados não são os únicos alimentos que podem oferecer esse cálcio que precisamos, mas de que há uma infinidade deles, e podemos consumi-los perfeitamente em uma dieta equilibrada e saudável.

Compartilhe!

Add Comment