As Meninas estão amando! ==> QuitoPlan | Colastrina | LineShake | Conutherm | Detophyll | Thermatcha | Tesão de Vaca

Conheça os benefícios de comer pão de centeio

Compartilhe!

Você é amante do pão de centeio? Não é? Se o pão de centeio, não entra dentro do seu cardápio diário não sabe o que está perdendo. O pão de centeio, possui algumas propriedades medicinais muito benéficas para o organismo, propriedades que o tornam um alimento indispensável para qualquer dieta saudável, nutritiva e equilibrada.


Embora menos fofo e mais difícil de mastigar do que o tradicional pão branco de toda a vida, o pão de centeio fornece alguns benefícios e propriedades muito melhores em todos os sentidos. O centeio é um cereal da família das gramíneas que leva séculos retornando, ainda que em princípio é empregada para a produção de alimento para o gado, na atualidade, é um cereal muito consumido no norte da Europa, assim como no resto do mundo.


O centeio é o segundo cereal mais utilizado no planeta na hora de elaborar pão depois do famoso trigo. A farinha de centeio pode ser usada sozinha ou misturada com outros cereais para a elaboração de diferentes tipos de pães, já que traz benefícios muito destaque ao organismo. Entre as suas muitas propriedades medicinais, vale a pena concentrar-se mencionar as seguintes:


Importante valor nutricional


O centeio é uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibra. Este cereal é composto por vitamina A,vitamina e, vitamina K e várias vitaminas do complexo B. Também é rica em minerais como cálcio, ferro, flúor, sódio, potássio, fósforo, selênio, magnésio e zinco. Além disso, também conta com importantes quantidades de ácidos linoleico e oleico, bem como especial para e lecitina.


Tiamina


Reduz o colesterol


O centeio é um grande aliado para aquelas pessoas com hipercolesterolemia ou colesterol alto, já que ajuda a manter os níveis deste em números saudáveis para o organismo. Em geral, ajuda a manter-se muito mais saudável todo o sistema cardiovascular.


Ajuda a perder peso


Este cereal saudável é um alimento essencial em qualquer dieta de emagrecimento, já que possui propriedades que ajudam a perder peso. Seu maior teor em fibras solúveis e menor teor em calorias, em comparação ao pão branco, fazem deste cereal um aliado para reduzir centímetros muito mais facilmente.

Estoque-Asso || Shutterstock

Combate a prisão de ventre


Outra das grandes propriedades do pão de centeio é que ajuda a combater problemas tão comuns como a prisão de ventre. O alto conteúdo em mucilagem do centeio, ajudem melhorar o movimento dos intestinos, bem como a evacuação.


Poderoso antigástrico e antidiarréicas


Além de combater a prisão de ventre, o centeio também é muito recomendado para tratar problemas como dor de estômago, gastrite ou pessoas que sofram de decomposição. O centeio ajuda a suavizar aqueles estômagos que se encontrem mais irados, além de contar com propriedades emolientes. Em outras palavras, ajuda a manter a saúde da flora intestinal.

Piotr Marcinski || Shutterstock

Fonte de energia


Atletas ou pessoas que tenham passado ou estejam passando por uma doença, costumam recorrer ao centeio como aliado para recuperar energia. Ao dispor de carboidratos de liberação lenta ajuda a que o organismo se mantenha em forma todo o dia, fornecendo a energia que você precisa.


Combate a hipertensão arterial


Graças ao seu elevado teor em potássio e sílica, o centeio é um alimento muito recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão, aterosclerose e bem-doenças de tipo vascular.

Sergei Domashenko || Shutterstock

Apesar dos muitos benefícios que oferece, há que dizer que o pão de centeio, não é aconselhável para pessoas celíacas e é que, ainda conta com menor quantidade de glúten, o pão branco, não é aconselhável para pessoas que sofrem desta patologia.


Você ainda não se está aproveitando os benefícios do pão de centeio?

Compartilhe!

Add Comment