As Meninas estão amando! ==> QuitoPlan | Colastrina | LineShake | Conutherm | Detophyll | Thermatcha | Tesão de Vaca

Dieta para Baixar o Colesterol Ruim e o Emagrecimento ⇒ FUNCIONA

Compartilhe!

Embora um nível equilibrado de colesterol, ajuda o nosso organismo, um excesso de colesterol ruim pode causar problemas cardíacos e enfartes de miocárdio. Por esta razão, é conveniente seguir uma dieta para baixar o colesterol ruim que nos ajude a controlar os seus níveis, assim como combiná-lo com um pouco de exercício físico.

Gostaria de saber quais alimentos são bons para eliminar essas gorduras? Te ensinamos tudo o que você precisa saber sobre esta dieta e os alimentos que a compõem!

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância graxa ou lípido necessária para regular algumas funções do organismo, como os hormônios ou os ácidos biliares, que se encontra em nosso fígado e na maioria dos alimentos. O colesterol ajuda a produzir estrogênio, testosterona, vitamina D e outros componentes que são transportados pelo sangue através das proteínas.

dieta colesterol alto e excesso de peso

Em geral, nosso corpo produz mais colesterol que ingerimos ao consumir qualquer alimento. Ainda assim, um nível acima dos normais é um fator de risco para as doenças cardíacas, já que produz hipercolesterolemia, dificultando a passagem do sangue para o coração. Em geral, este aumento do colesterol pode ser reduzido a levar uma vida saudável, pouco sedentária e com uma boa dieta para baixar o colesterol.

Para entender o que é o colesterol, há que distinguir entre os dois tipos que existem. Por um lado está o colesterol LDL (lipoproteína de baixa intensidade), considerado o colesterol ruim, porque se deposita nas artérias e um dos possíveis causadores dos ataques cardíacos e outros problemas cardíacos.

baixar colesterol rapido

Há também o colesterol HDL (lipoproteína de alta intensidade), considerado o bom colesterol, pois chega ao fígado, onde é eliminado correctamente. 20% da população portuguesa com mais de 18 anos, sofre de um excesso de colesterol ruim.

Efeitos do mau colesterol no sangue

Apesar de um nível adequado de colesterol não tem por que ser um problema, há que ter em conta que o colesterol não se dissolve no sangue e um nível elevado causa depósitos e placas nos vasos sanguíneos, o que impede o fluxo de sangue.

colesterol alto sintomas e tratamento

Um alto nível de colesterol ruim pode causar problemas cardiovasculares como a arteriosclerose, que acumula a gordura nas paredes das artérias. Além disso, também pode causar infartos do miocárdio ou angina de peito.

Como tratar o mau colesterol

Embora seja aconselhável a escolha de uma dieta para reduzir o colesterol, se temos um alto nível de colesterol ruim, há que recorrer a um especialista, como os de Dietaris para que analise o nosso estado e nos dê o tratamento adequado para o nosso problema.

Apesar de uma vida saudável, com uma boa dieta e exercício diário, é a melhor forma de reduzir o colesterol, em alguns casos, o médico pode optar pelo uso de medicamentos. Você também pode optar por remédios caseiros e naturais como os do vídeo abaixo:

Dieta para baixar o colesterol ruim

Muitos especialistas recomendam uma dieta baixa em gordura e em colesterol, mas isso é apenas uma pequena parte do que se deve consumir, se você quer diminuir o colesterol ruim. Segundo os especialistas, uma boa dieta para baixar o colesterol é aquela rica em fibra e peptina, já que favorecem o trabalho do intestino para que se elimine o colesterol através das fezes.

Estes alimentos devem ser ricos em ácidos graxos polisaturados, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol; também devem levar estanóis e esteróis, que impedem a absorção do colesterol ruim por parte do intestino. Também é conveniente que contém antocianinas, que ajudam a que o organismo produza menos colesterol.

alimentos com muito mau colesterol

Em geral, nenhum alimento contém todas estas substâncias. Por essa razão, é importante manter uma boa dieta para baixar o colesterol que contém tudo o que é necessário para o nosso organismo. Uma alimentação variada e uma dieta mediterrânea é o melhor para uma vida saudável!

Alimentos para baixar o colesterol ruim

Uma dieta para baixar o colesterol tem que ser variada e ter uma alimentação saudável. Em geral, têm que ser alimentos baixos em gordura e ricos em fibras. Há uma infinidade de alimentos bons para eliminar o mau colesterol, por ser rico em substâncias para o nosso organismo.

alimentos para baixar o colesterol ruim e aumentar o bom

Gostaria de saber quais alimentos do mercado são ideais para baixar o colesterol? Aqui mostramos os melhores! Mesmo assim, é sempre aconselhável tomar conselho de um especialista que faça uma dieta específica para o nosso caso concreto.

O abacate

O abacate é um alimento ideal para a hipercolesterolemia, já que ajuda a eliminar o colesterol LDL entre 9 e 45%. É um alimento rico em fibra e em ácidos graxos polisaturados.

alimentos que baixam o colesterol

Além disso, favorece a absorção do colesterol pelo intestino, graças a os estanóis e esteróis que tem. Um abacate diário ajudar a reduzir o colesterol de forma natural.

Os cereais integrais

O colesterol ruim pode ser eliminada de forma natural, acrescentando os cereais integrais em sua dieta, especialmente a aveia, pão, macarrão ou o arroz integral, evitando os doces e o pão em casos de obesidade.

alimentos bons para o colesterol cereais

Cerca de 100 gramas de cereais integrais traz mais de 60% da fibra que necessitamos diariamente, por isso é ideal adicioná-lo a uma dieta para reduzir o colesterol.

Os frutos secos

Estes alimentos têm um elevado percentual de gordura saudável, o que ajuda a controlar o colesterol. Os frutos secos reduzem em 4% os níveis de colesterol LDL, e aumenta o HDL-colesterol em 7%. De todos os frutos secos, recomenda-se consumir nozes, amêndoas, pistache, castanha-do-Brasil e da noz de macadâmia.

frutos secos para diminuir o colesterol

É recomendável consumir um punhado desses alimentos no café da manhã, de forma diária, tentando que não contenham sal. Os frutos secos há que evitar consumir amendoim, ameixas e as sementes de girassol.

As leguminosas

As leguminosas são outro dos alimentos ricos em fibras, que ajudam a reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Mas é uma boa idéia escolher as lentilhas, a soja é a melhor feijão para reduzir o colesterol ruim, já que pode chegar a levá-lo em até 11%.

legumes, que baixam o colesterol

Há que consumir legumes umas três vezes por semana, já que contribuem com 60% da dose de fibra recomendada.

Os legumes

Os legumes, especialmente os espinafres, ajudam a eliminar o colesterol a partir das fezes, já que são ricas em estanóis e esteróis. O brócolis é outra verdura recomendada, já que é muito rica em fibra. Ainda assim, há que evitar o consumo de legumes e fritas.

Inibidores naturais da HMG – CoA

O nível de colesterol está especialmente relacionado com a produção de HMG – CoA. Os alimentos ricos em Omega – 3 ajudam a inibir esta enzima, fazendo com que diminuam os níveis de colesterol.

Inibidores naturais da HMG - CoA

Alguns exemplos de alimentos ricos em Omega – 3 são as sementes de linhaça, a chia, os rabanetes, os espinafres, a alfafa e alguns óleos de sementes e frutos secos.

Outro composto que inibe a HMG – CoA é a enzima de os licopenos, que pode ser encontrada em alimentos como goiaba, melancia, o tomate e o grapefruit, capazes de reduzir o mau colesterol em 10%. Há que consumir cerca de 30 miligramas de licopenos diários.

Alimentos com antocianinas

É fácil reconhecer os alimentos ricos em antocianinas, que dão uma certa coloração do vermelho ao laranja e do azul ao roxo. As antocianinas são capazes de eliminar o colesterol ruim em até 25%, por isso é aconselhável consumir cerca de 100 gramas diárias. Alimentos ricos com as antocianinas são as framboesas, as amoras, mirtilos, cerejas, o açaí ou berinjela.

O azeite de oliva

O óleo é essencial em qualquer dieta boa. Em geral, ajuda a aumentar os níveis do colesterol alto, pois é rico em ácidos graxos monoinsaturados.

alimentos para baixar o colesterol alto óleo

Use sempre o óleo de oliva por cima a manteiga, a banha e o óleo de coco.

Os alimentos lácteos

Não é conveniente consumir queijo, já que é um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol, mas sim , você pode optar por alguns tipos de queijos com baixo teor de gordura. Este mesmo conselho é recomendado para os iogurtes e, em particular, para qualquer tipo de alimento lácteo. Também há que optar por leite desnatado ao invés de leite integral.

A carne

É aconselhável reduzir a ingestão de carne vermelha. Acima de tudo há que evitar consumir bacon, já que contém 16 vezes mais gordura saturada do que o tofu, e qualquer tipo de carne ou derivados de carne. Em contrapartida, é bom consumir carne de coelho, frango ou peru.

O peixe

Procura peixes ricos em Omega – 3, que ajudam a reduzir os triglicéridos. É recomendável consumir peixes brancos como a cavala e o salmão, bem como o linguado e pescada.

peixe azul baixar colesterol eficaz

Mesmo assim, evitam-se os peixes em conserva, como o bacalhau, lulas, os caranguejos e os peixes azuis. Evite a ingestão de ovos e peixes fritos.

Os ovos

Os ovos é outro alimento que você tem que reduzir a nossa dieta, mas não há que tirá-lo do todo. Não é aconselhável consumir mais de três ovos por semana.

O açúcar

Embora se possa consumir de forma moderada alimentos como o mel, a mostarda ou as sobremesas caseiras, há que evitar a todo custo o chocolate e qualquer tipo de pastelaria industrial.

Dicas para controlar o colesterol

Além de uma dieta para reduzir o colesterol, tem que seguir uma série de recomendações que podem ajudar na hora de abaixar seus níveis de colesterol baixo.

dieta para baixar o colesterol

Abaixo, deixamos algumas dicas que poderão lhe ser de ajuda para baixar os níveis e melhorar a saúde do seu organismo:

  • Realiza diariamente uma rotina de exercícios, embora sejam de baixa intensidade
  • Evita levar uma vida sedentária
  • Não consumas bebidas alcoólicas e refrigerantes açucarados
  • Evite fumar

Se você gostou do artigo sobre dieta para baixar o colesterol, não vos acompanha também:

Compartilhe!

Add Comment