Blog da Paty

ALIMENTOS RICOS EM FERRO PARA UMA DIETA SAUDÁVEL

Tabela de conteúdo Tipos de Ferro 10 alimentos com alto teor em ferro Falta de ferro, o que tomar? Alimentos ricos em ferro para grávidas Alimentos ricos em ferro para crianças Alimentos ricos em ferro para a anemia Como combater a anemia de forma natural Alimentos não recomendados para a anemia Alimentos ricos em ferro […]

Tabela de conteúdo

alimentos com ferro recomendados

Procurando os melhores alimentos ricos em ferro? ¡Você veio ao lugar certo!

Se tivéssemos que definir o que é o ferro, diríamos que o ferro é considerado um mineral indispensável para a correta oxigenação dos tecidos, e para o bom funcionamento do nosso organismo.

Além do mais, Favorece a uma correta respiração, e é imprescindível para formar as proteínas dos músculos, das células vermelhas e os ossos. Por isso, o défice deste, tem consequências graves, como a anemia, e fará com que nos sintamos mais cansados do que o normal.

A quantidade diária recomendada de ferro é de:

  • 18 mg em homens de 11 a 18 anos.
  • 10 mg em homens de mais de 19 anos.
  • 18 miligramas em mulheres de 11 a 50 anos, mas quando a menstruação esta quantidade deve aumentar, já que perdem-se muitos minerais durante o sangramento.
  • 10 mg em mulheres de mais de 50 anos.

Alimentos com ferro recomendados - Suco de laranja

Não há dúvida, então, é aconselhável que a nossa dieta que inclua alimentos que contenham ferro.

Tipos de Ferro

Existem dois tipos de ferro:

  1. O que se encontra nos alimentos de origem vegetal, chamado de ferro não Hem.
  2. O ferro de origem animal, chamado de ferro Hem. Este se encontra na carne, peixes e aves, e é mais fácil de absorver pelo nosso corpo do que o tipo de vegetal.

10 alimentos com alto teor em ferro

De certeza que mais de uma vez se perguntou: quais os alimentos que possuem ferro? Bem, aqui está a resposta:

  1. As amêijoas: contêm 24mg de ferro por cada 100 gramas. O problema é que não é um alimento que se coma diariamente, e o seu custo pode ser elevado.
  1. Os berbigões: Ao igual que as amêijoas, contendo 24 mg de ferro por cada 100 gramas. Além de ser um alimento rico em ferro, é também em cálcio.
  1. Peixes: São alimentos com muito ferro. Os que, por cada 100 g de produto, apesar de quase todos os peixes são ricos em ferro, são as sardinhas, com 4,8 mg e os boqueirões com 2,5 mg
  1. Cereais integrais: hoje em dia, o mercado oferece uma grande variedade de cereais, que podemos incluir na nossa dieta rica em ferro. Contêm entre 7 e 12 mg por cada 100 gramas. Mas não devemos esquecer que por ser de origem vegetal, laabsorción se reduz.
  1. Os frutos secos: Além disso, também nos ajudará a fortalecer o cérebro e a memória. O pistache é o que mais contém, com 7,3 mg, seguido por as amêndoas com 3,72 mg
Leia também:  Chá Matcha: conheça todos os benefícios

Alimentos que contêm ferro

  1. As leguminosas: feijão são os alimentos ricos em ferro mais famosos, por seu baixo custo e por conter inúmeros nutrientes. E é que possuem entre 7 e 8 mg por cada 100 gramas. Um dos alimentos com mais ferro.
  1. Vísceras: o fígado de vitela e a morcela de sangue vermelho, alimentos com ferro muito ricos, que contêm cerca de 10 e 13 mg por cada 100 gr. Este se será muito bem absorvido pelo organismo, pois é de origem animal.
  1. Gema de Ovo-contém mais do que o ovo inteiro, cerca de 7 mg por cada 100 gramas.
  1. As carnes: o ferro destes alimentos não é tão alto, mas o organismo absorve muito bem, e é o mais comum em nossa dieta diária. A carne bovina, de frango, de porco, e outras, contêm cerca de 2 mg por cada 100 gramas.
  1. Vegetais de folhas verdes como espinafre ou acelga. Estes alimentos cozidos são muito ricos em ferro, como o cozido de acelga. Também o nabo ou a beterraba verde.

Falta de ferro, o que tomar?

Alimentos ricos em ferro para grávidas

Durante a gravidez, a mulher precisa de uma dose de ferro mais elevada que a normal, devido ao aumento de volume de sangue que ocorre.

É muito importante, portanto, levar alimentos que contenham ferro, já que é fundamental que a mulher contenha reservas de ferro para garantir o aporte de oxigênio necessário para o bebê. É a partir do segundo trimestre , quando se requer maior quantidade deste mineral.

A dose recomendada de ferro durante a gravidez é de 30 mg diários, e é muito importante não perder esta quantidade, já que a anemia na gravidez pode causar um parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer, ou deficiências fetais.

o ferro em alimentos para grávidas

Para as grávidas, as melhores fontes de ferro são a gema de ovo, a carne e os frutos do mar. Tomarchá e café impede que se aproveite a 60% do minério estes alimentos são ricos em ferro, por isso não é aconselhável tomá-lo.

Recomenda-Se também, acompanhar a esses alimentos, com outros ricos em vitamina B, como os cereais integrais.

Leia também:  13 ALIMENTOS DESINTOXICANTES, QUE AJUDAM A ESTAR SAUDÁVEIS

Alimentos ricos em ferro para crianças

Uma dieta rica em ferro é muito importante para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças.

Em bebês prematuros, é recomendável utilizar um suplemento de ferro, para evitar que, mais tarde, sofrer de anemia, sempre que o médico consulte o necessário.

Mas acima de tudo, para evitar este défice, o melhor é uma dieta variada e equilibradae com alimentos que contenham ferro. As fontes de ferro mais recomendada para os mais pequenos são:

  • A carne de vaca, frango e peixe.
  • A gema de ovo.
  • Legumes como ervilhas, beterraba, brócolis,…
  • Frutas, como a uva.
  • Leguminosas, como grão-de-bico, lentilhas ou feijão. As melhores refeições com ferro que você pode encontrar.

É aconselhável que estes alimentos sejam juntos com um suco de laranja, já que tornará mais eficaz a absorção do ferro dos alimentos, graças à vitamina C, assim como também se recomenda evitar que tomem muitos lácteos, como o queijo, os iogurtes, ou creme na mesma refeição, pois pode inibir a absorção deste mineral.

Alimentos ricos em ferro para a anemia

Nosso corpo nos mandará sinais se você sofre de falta de ferro.

Os sintomas são os seguintes:

  • Unhas quebradiças.
  • Cansaço ao realizar alguma atividade que precisa de pouco esforço.
  • Feridas na boca.
  • Tonturas.
  • Dor de cabeça.
  • Palidez.
  • Dificuldade para pensar.
  • Frio nas mãos e nos pés.

Se o nosso corpo já tem um défice de ferro, não basta tomar os alimentos anteriormente citados.

Como combater a anemia de forma natural

Existem algumas recomendações gerais para levar uma dieta que nos ajude a combater a anemia:

  • Será necessário fazer 5 refeições por dia, onde haja sempre alimentos que contenham ferro, para assim melhorar a absorção e que seja distribuído durante todo o dia.
  • Tomar Vitamina C. Você pode tomar suplementos, mas é aconselhável tomá-la comendo frutas e legumes. Você está se devem tomar antes ou depois das refeições.
  • Tomar frutas secas e nozes entre as refeições para fornecer ferro durante todo o dia.

Alimentos não recomendados para a anemia

Também será necessário evitar certos alimentos:

  • As bebidas com gás, pois roubam tudo o ferro, além do cálcio, outros minerais tão necessários para o nosso corpo.
  • O chá e o café, já que diminui a absorção do ferro. Se queremos tomá-lo, devemos esperar pelo menos 1 hora após a refeição, para que nosso corpo tenha lhe dado tempo para absorver algo do mineral.
Leia também:  Óleo de Rosa Mosqueta: saiba tudo sobre ele!

Muitas vezes, o déficit é tão alto, o que é necessário tomar suplementos de ferro. Estes podem assumir a forma de cápsulas, comprimidos mastigáveis ou líquidos.

Estes suplementos fazem mais efeito com o estômago vazio. O mais importante é tomá-los em jejum, junto a um copo de suco de laranja.

Em todo o caso, deve recetarlo um médico, já que tomar mais ferro do que o corpo precisa pode causar problemas de saúde muito sérios.

Alimentos ricos em ferro para vegetarianos

Já que o ferro de origem vegetal tem uma mais difícil absorção por parte de nosso corpo, que é a de origem animal, é recomendável que um vegan ou vegetariano, tome bastante alimentos ricos em ferro, e procurar outras alternativas, para assim compensar esse défice.

Alguns dos alimentos que trazem ferro, e não são de origem animal, são os seguintes:

  • Amêndoas.
  • Brócolis.
  • Espinafre, é a mais recomendada, já que respondem por 35% da dose diária recomendada para um adulto.
  • Couves.
  • Espargos.
  • Trigo.
  • Cereais, como a aveia.
  • Arroz integral.
  • Abóbora.
  • Acelga.
  • Tomate.
  • O Tofu, que costuma ser uma fonte alternativa para a carne para os vegetarianos, contém 6mg de ferro. Mas não é aconselhável abusar deste alimento.
  • Especiarias para temperar a comida. A salsa, a canela, o orégano, o cominho, o tomilho, o alecrim, a pimenta e o açafrão, são ricas em ferro.
  • Lentilhas.

Também se recomenda que as pessoas veganas e vegetarianas que tomam doses diárias de vitamina C, para ajudar o corpo a absorver o ferro.

Dicas para absorver o ferro

Um dos nutrientes que mais vai ajudar o nosso corpo na hora de absorver o ferro é a Vitamina C. Por isso, é recomendado tomar antes ou depois das refeições. Esta vitamina pode ser encontrada em muitas frutas, mas, sobretudo, na laranja e no limão, já que também têm ácido cítrico.

Outra vitamina que nos ajudará, é a Vitamina do grupo B. Encontra-Se em alimentos como os cereais integrais, e em algumas frutas e legumes. A banana é o mais recomendado.

Tomar alimentos ricos em ferro e proteínas também é muito importante, sobretudo para os desportistas, já que manterá o corpo bons níveis de ferro, e isso nos ajudará a ter uma saúde muito boa.

Também há que evitar tomar grandes quantidades de produtos lácteos como o queijo, o iogurte, e todos os seus derivados, assim como o café, o álcool, o chá seguido das refeições.

- Patrocinado -

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.