10 Alimentos Ricos em Proteínas e POUCA Gorduras ®

Compartilhe!


Certamente já ouvimos que a proteína engorda, mas também é verdade que certas dietas proteicas ajudam a emagrecer. O truque é procurar alimentos ricos em proteínas que também são baixos em gordura.


Mas, quais são esses alimentos? Em seguida, apresentamos os melhores alimentos com proteínas que você deve incluir em sua dieta diária, se quiser melhorar o seu bem-estar geral. O que você está esperando para experimentar?


Além disso, nós ensinamos-lhe tudo o que você precisa saber sobre as proteínas e qual é o seu consumo recomendado para que você possa incluí-las de forma adequada em sua dieta!


O que são as proteínas?


As proteínas são um composto de cadeias de aminoácidos ligados entre si. Durante a digestão estes links estão quebrados e são absorvidos pelo organismo. Existem vários tipos de proteínas, e cada um absorve de forma diferente; por exemplo, com as proteínas hidrolisadas é possível dispor de aminoácidos muito mais rápido.


que alimentos possuem proteínas


Em geral, as proteínas se encarregam de dar animoácidos essenciais, contribuindo desta forma para a regeneração e manutenção de nossos tecidos.


Em geral, pode-se dizer que existem dois tipos de proteínas: as de origem vegetal e de origem animal. A proteína animal costuma ser a mais completa, enquanto que as de origem vegetal tendem a faltar alguns aminoácidos essenciais.


Por que consumir alimentos ricos em proteínas?


Ao igual que os hidratos de carbono ou de outros nutrientes semelhantes, as proteínas formam uma parte essencial de nossa dieta. Os alimentos ricos em proteínas que garantem o bom funcionamento do nosso organismo, assim como ajudam a controlar o nosso peso.


Por que ajudam as proteínas a controlar o peso? Isto é devido ao seu efeito saciante, que faz dietas proteicas uma das mais usadas na atualidade. Além disso, o corpo precisa de fazer um maior gasto calórico para eliminar todas as proteínas ingeridas.


alimentos com mais proteínas


Além de ajudar a perder peso se consumir adequadamente, as proteínas servem sobretudo para alimentar o músculo e conseguir um bom físico. Por essa razão, se você é atleta profissional, o melhor é que as proteínas sejam um nutriente indispensável na sua dieta.


Quantas proteínas há que consumir diariamente?


Uma dieta equilibrada e saudável é essencial para que nos sintamos em completo bem-estar. Em geral, sua dieta diária tem que conter todos os tipos de nutrientes: a partir de hidratos de carbono e minerais ao proteínas e ácidos graxos.


proteínas em alimentos tabela


Não é bom abusar das proteínas, tal como não é conveniente removê-los da nossa dieta. Se você pratica esporte umas 3 vezes por semana, o mais conveniente é que consumas de 1,8 a 2,5 gramas de proteínas por quilograma de peso corporal. Ou seja, se você pesar cerca de 70 kg deve consumir cerca de 140 gramas de proteínas.


Quais os alimentos que contêm proteínas?


Há muitos alimentos ricos em proteínas que você pode encontrar facilmente no mercado, mas você tem que ter em conta que alguns são melhores que outros!


Por essa razão, apresentamos 10 alimentos ricos em proteínas , que são baixo teor de gordura. A melhor opção para perder peso rapidamente!


A gelatina


A gelatina é um dos alimentos com mais proteínas e menos gorduras do que você pode encontrar. Por cada 100 gramas de gelatina há 84 gramas de proteínas.


benefícios gelatina neutra


Além disso, seu sabor e sua textura tornam o alimento ideal para comer entre as refeições e saciar o apetite.


Clara de ovo


Em geral, o ovo é um alimento proteico, mas a maior parte de suas proteínas está na clara do ovo. Em cada clara há cerca de 6 gramas de proteína, o que faz com que seja um bom alimento para consumir ao meio-dia. Mas também não devemos abusar muito do ovo se você pretende emagrecer!


Em geral, o ovo é um alimento muito versátil, já que tem uma alta quantidade de nutrientes e a qualidade de suas proteínas é muito alta. Além de proteínas, é rica em vitaminas A, B, e e K, ácido fólico, cálcio e ferro.


clara de ovo mercadona preço


Costuma-Se pensar que consumir ovo é ruim, por isso que muitas vezes afastamos de nossa dieta em busca de perder peso. Nada mais longe da realidade! O ovo é um alimento que devemos continuar a comer pelo menos uma vez por semana.


Amendoim


O amendoim é um dos frutos secos mais proteínas. Por cada 100 gramas tem cerca de 24 gramas de proteína, o que é uma boa forma de saciar a fome se você entram vontade de beliscar entre as refeições. Mas também não deve comer frutos secos em excesso, já que têm um alto conteúdo calórico!


Outro fruto seco rico em proteínas são os pistácios, já que contêm 19 gramas de proteína por cada 100 gramas. Você também pode experimentar a consumir castanhas de caju, amêndoas e nozes. O combine-os para tornar a sua dieta mais variada!


alimentos ricos em proteínas amendoim


Não é recomendável consumir frutos secos antes de fazer exercício, mas seu aporte nutricional nos ajudar a ter essa energia extra que precisamos, às vezes, para aguentar o dia todo.


O peixe


Em geral, qualquer peixe é rico em proteínas. Um peixe costuma ter entre 18 e 20% de proteínas, embora nós recomendamos optar pelo bacalhau. Isso se deve ao fato de que é um dos peixes com mais proteínas, com 21 gramas desse nutriente por 100 gramas.


O peixe também é rico em minerais e vitaminas, como a vitamina A e vitamina D. Além disso, fornecem ácidos graxos essenciais para o nosso corpo, como o Ômega 3. Se procura perder peso, é uma boa idéia que consumas muito peixe, já que é de baixo teor de gordura.


que alimentos são proteínas de peixe


Outros peixes brancos recomendadas são a pescada, robalo, o linguado e a tilápia. É conveniente evitar peixes como o salmão, o atum, o peixe-espada, o imperador, a sardinha e a truta.


A soja


Há legumes mais ricas em proteínas que a carne, e este é o caso da soja. Tem o dobro de proteínas do que a carne, com 37 gramas desse nutriente por 100 gramas.


Em geral, as leguminosas são a maior fonte de proteínas vegetais que podemos encontrar. Outras leguminosas ricas em proteínas são as lentilhas, que podem contribuir com até 23% de proteínas que necessitamos diariamente.


refeição com proteínas exemplo soja


Outro benefício das leguminosas é que são ricas em fibras e ajudam a manter a saúde do nosso cólon. É um bom substituto para os cereais para as pessoas com intolerância ao glúten, assim como a certos produtos lácteos.


A banana


A banana é a fruta com mais proteínas por excelência. Por cada ingestão de banana obtemos entre 1 e 1,5 gramas de proteínas, que representam 3% da quantidade diária recomendada. Por essa razão, se você entra com fome entre as refeições, não há nada melhor do que uma banana!


dietas ricas em proteínas banana


Outra fruta rica em proteínas é a ameixa, que contém mais ou menos a mesma quantidade deste nutriente do que a banana. Você tem que comer umas duas ameixas por dia para notar seus efeitos!


Os abacates


Outro dos alimentos ricos em proteínas mais conhecidos. Cada abacate contém cerca de 2,7 gramas de proteínas, mas é conveniente combiná-lo com outros alimentos para observar os efeitos das proteínas ao máximo.


propriedades e benefícios do abacate


Carnes brancas


Uma boa forma de cortar calorias, mas obter proteínas, já que são baixo teor de gordura. A carne magra traz entre 20 e 25% das proteínas que você precisa consumir diariamente.


Além de fornecer proteínas, a carne branca é rica em vitaminas e minerais, como a vitamina B, vitamina a ou vitamina D. Além disso, fornece potássio, sódio e fósforo, que ajudam a manter o estado de nosso corpo.


benefícios das carnes brancas proteínas


Alguns exemplos de carne magra são o frango, o peru, o coelho e o pato. Como se vê, há uma grande variedade para preparar diferentes e saborosos pratos a cada dia!


O iogurte


Além de ajudar nosso trato digestivo, o iogurte contém 9% de proteínas animais, assim como é rico em potássio, magnésio, vitamina B e cálcio. Tudo isso ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e ajude a manter o nosso organismo em bom estado. Por ser um alimento tão versátil e fácil de adicionar em qualquer dieta, é difícil se cansar dele!


proteínas do iogurte natural


Em troca, se emagrecer é conveniente que passes do queijo ou o consumas com moderação. Isso se deve ao fato de que é muito rico em proteínas, mas tem um alto conteúdo em gorduras. Em contrapartida, se você quer criar músculo é melhor que opte por queijo manchego curado, já que contém 32 gramas de proteína por cada 100 gramas de queijo, sendo um dos mais ricos neste nutriente.


Os cereais


Este tipo de alimento, que é um dos mais consumidos em todo o mundo, também é um dos mais ricos em proteínas. Em geral, costumam fornecer entre un 5 e 15% da quantidade de proteína recomendada.


alimentos ricos em proteínas de cereais


Estes alimentos são ricos em proteínas e insaciáveis e fornecem energia, por isso são uma boa opção se você realizar alguma atividade que precise de muita energia.


Ainda assim, é conveniente controlar o seu consumo, sobretudo se procura perder peso. Por exemplo, o pão e o arroz são convenientes se você quiser fazer músculo, mas se você quiser emagrecer, é melhor consumir aveia ou quinoa. Há uma grande variedade de cereais, que podem ajudar no seu bem-estar geral!

Compartilhe!

Add Comment