Alimentos permitidos na dieta alcalina
Tabela de conteúdo O que é a dieta alcalina? Alimentos permitidos na dieta alcalina Alimentos não permitidos na dieta alcalina O que é a dieta alcalina? A dieta alcalina é um plano alimentar que busca fazer com que o pH do nosso corpo para se tornar alcalino ao fazer com que o mesmo seja superior […]

Tabela de conteúdo
O que é a dieta alcalina?
A dieta alcalina é um plano alimentar que busca fazer com que o pH do nosso corpo para se tornar alcalino ao fazer com que o mesmo seja superior a 7, através da ingestão de alimentos que apresentam a propriedade de alcalinizar o pH conduciéndonos a uma vida mais saudável.
Deste modo trata-se de um plano que busca se estabelecer como um estilo de vida que promove a ingestão de alimentos mais naturais, em vez de aqueles processados ou gordurosos.
Alguns especialistas indicam que comer 100% alimentos alcalinos na dieta pode ser muito difícil para a maioria das pessoas, no entanto recomenda-se desenvolver um plano em que, pelo menos, 80% dos ingredientes que ingerimos são alcalinos. Devido a que são suprimidos os alimentos processados e gordurosos, a perda de peso torna-se evidente, no entanto, o tempo de duração deste regime depende da quantidade de quilos a perder.
Alimentos permitidos na dieta alcalina
A dieta alcalina , são permitidos alimentos de baixo teor de gordura e integrais, que favorecem a nutrição saudável e sem excessos. Assim, recomenda-se comer:
- Peixes frescos de todo o tipo;
- As Carnes brancas como o frango e o peru;
- Ovos feitos em preparações leves, por exemplo cozidos;
- Frutas e verduras sempre frescas;
- Legumes incluindo a soja e seus derivados;
- Frutos secos sem sal ou açúcar, aditivos, isto é, ao natural;
- Arroz e macarrão integral;
- Água;
- Chás e infusões naturais.
As preparações dos alimentos devem ser preferencialmente claros, por exemplo, grelhado, cozido ou no vapor, com um pouco de azeite de oliva e livre de molhos muito gordurosos.
Alimentos não permitidos na dieta alcalina

A dieta alcalina deve limitar ao máximo o consumo de:
- Carnes vermelhas, especialmente os cortes mais gordos;
- Enchidos, como lingüiças, salsichas, patês, etc;
- Farinhas brancas;
- Bolos, biscoitos e doces;
- Açúcar refinado;
- Manteiga, margarina ou manteiga;
- Junk food;
- Alimentos preparados, embalados ou congelados;
- Refrigerantes;
- O álcool;
- Sal;
- O Café;
- Molhos muito calóricas ou processadas, como a maionese, o ketchup, etc.