Blog da Paty

Alimentos Alcalinos: veja o que você pode consumir

Tabela de conteúdo Alimentos Alcalinos evita uma série de doenças tipos de alimentos alcalinos Frutas Legumes Sementes e frutos secos Proteínas Especiarias, ervas e chá Hoje em dia problemas típicos da alimentação moderna que é composta por alimentos embalados, refinados e processados, proteínas animal e açucares que são extremamente prejudiciais a nossa saúde. Nesse artigo, […]

Alimentos Alcalinos: veja o que você pode consumir
Tabela de conteúdo

Hoje em dia problemas típicos da alimentação moderna que é composta por alimentos embalados, refinados e processados, proteínas animal e açucares que são extremamente prejudiciais a nossa saúde. Nesse artigo, você mostrar algumas informações Alimentos alcalinos.

Se em sua dieta diária, predominam as carnes e os legumes são uma exceção, a sua alimentação vai ser muito ácida, o que pode alterar o pH do sangue. Os alimentos alcalinos são responsáveis para que não isso não aconteça. Ambos, os alimentos ácidos (proteínas, legumes, cereais, açúcares) e os alimentos alcalinos (legumes, frutas), são necessários em uma dieta equilibrada, mas cada um na sua justa medida.

Alimentos Alcalinos

Alimentos Alcalinos evita uma série de doenças

Assim, seguindo a recomendação dos especialistas em nutrição, os alimentos alcalinos devem representar 80% da dieta, e os ácidos 20% restante. E é que uma dieta muito ácida pode ter consequências para a saúde, tornando-os mais vulneráveis a doenças, como hipercolesterolêmica, diabetes, artrose, artrite, osteoporose ou alterações do ritmo cardíaco, entre outras.

Se tiver dúvidas ou qualquer problemas de saúde relacionados com este artigo, Alimentos alcalinos, sugerimos que consulte o seu médico ou nutricionista.

tipos de alimentos alcalinos

Os alimentos não só contêm vitaminas, minerais, gorduras e calorias, mas também contém uma carga química. Os alimentos, tais como carne, laticínios, a cafeína e o álcool são mais ácidos. Os alimentos alcalinos neutralizam o ácido de nosso corpo.

Tanto os compostos ácidos como alcalinos ocorrem simultaneamente em nosso organismo. É melhor que o nosso corpo tenha um nível mais alto na alcalinidade que em acidez.
Os nutricionistas defendendo uma dieta alcalina aconselham que se consomem 75 por cento de todos os alimentos alcalinos a partir de fontes tais como frutas, verduras, cereais, legumes, nozes e arroz.

Leia também:  5 Jantares leves e saudáveis para emagrecer sem passar fome

Frutas

Todas as frutas são alcalinas, embora as frutas com maior alcalinidade são as maçãs, damascos, os abacates, bananas, pêssegos, peras, cerejas, groselhas, as tâmaras/figos, as uvas, as toranjas, limões, limões, tangerinas, laranjas, abacaxi, todo o tipo de frutas, frutas tropicais, os tomates, os melões e as melancias. O mirtilo é o único fruto que tem propriedades ácidas.

Embora a forma mais fácil de inserir mais frutas em sua dieta é pegá-la, lavar e comê-la, de outra forma deliciosa e fácil é preparar uma salada de frutas. Para limpar e tonificar melhor os tecidos do corpo, e as glândulas, pode polvilhe a salada de frutas com suco de limão, pimenta de caiena e um pouco de sal.

Legumes

Todas as verduras e legumes são alcalinas, embora as batatas contêm ácido. Frite os legumes é uma maneira simples de incorporar as verduras com as quais você não está familiarizado com a sua dieta. Podes começar por incorporar as verduras mais frescas que você pode encontrar no mercado, pisca-las e refoga-las em fogo baixo ou médio em uma frigideira grande com azeite de oliva extra virgem de alta qualidade.

Você pode servir como acompanhamento de lanches ou acrescentando o arroz, é uma proteína para uma refeição rápida que você pode fazer durante a semana.

Também pode adicionar produtos de algas verdes em pó, como por exemplo, a chlorella e spirulina ou legumes básicas em pequenas quantidades para os batidos de frutas. Misturar os legumes com as frutas é uma excelente forma de conseguir que as crianças comam legumes.

Sementes e frutos secos

Para beliscar entre as refeições, adicionar a uma salada ou adicionar a produtos de padaria, são ideais as amêndoas e as sementes de abóbora, de gergelim, de linhaça e girassol. Em geral, recomenda-se colocar de molho as amêndoas cruas durante cerca de 12 horas para conseguir uma óptima digestão.

Proteínas

As proteínas mais tradicionais, como a carne, o peixe e os frutos do mar, são ácidos. A salada de ovo é uma fonte de proteína alcalina. O soro de leite, proteína em pó e o iogurte, também são boas fontes de proteínas ácidas e alcalinas que podem ser facilmente adicionadas aos batidos.

Leia também:  ALIMENTOS RECOMENDADOS PARA SUPERAR A FADIGA CRÔNICA

O Tempeh é uma proteína alcalina pouco conhecida, usada em tortas e que é vendido junto com o tofu em lojas de alimentos naturais. Basta cortá-lo e refoga-los em azeite de oliva extra virgem em fogo baixo ou médio e, em seguida, adicionar alguns legumes ou arroz.

Especiarias, ervas e chá

Os óleos, queijos e carnes são ricos em sabor, mas sua natureza ácida podem dificultar a sua digestão. As especiarias, ervas e chás podem lhe dar o sabor e trazer harmonia ao seu corpo. A canela, o curry, o gengibre, a mostarda, a pimenta, o sal marinho, o misso, o tamari e todas as ervas são alcalinas. Você pode prepare o chá verde, chá de ervas, chá de dente-de-leão, chá de ginseng, chá banchi ou Kombucha Banchi com mel e limão para poder beber durante o dia e ajudar a emagrecer.

- Patrocinado -

Não encontrou o que busca?

Use o campo abaixo para fazer uma pesquisa.